Navegando por Autor "Martins, Juliana Andrade do Carmo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação para o turismo de base comunitária: construindo caminhos para o desenvolvimento local do povoado alto, Tucano, Bahia(2020-03-25) Martins, Juliana Andrade do Carmo; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sampaio, Carlos Alberto Cioce; Romão, Eliana Sampaio; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Neiva, Luiz Paulo AlmeidaEste estudo tem como objetivo construir uma proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no contexto do Povoado Alto em TucanoBahia, com o intuito de respondermos ao problema de pesquisa sobre qual a proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Povoado Alto, em Tucano- Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a metodologia Design Based Research (DBR), traduzida como Pesquisa Aplicação, a qual pode ser utilizada para o desenvolvimento de teorias, artefatos e práticas pedagógicas, visando seu uso em processos de ensino-aprendizagem, formal ou não formal. Escolhemos a abordagem da Pesquisa Aplicação ou DBR por apresentar métodos e características que dialogam com a concepção dialógica de educação de Paulo Freire que adotamos como base teórica e prática para esta pesquisa. Mediante o uso da abordagem metodológica e a partir das reflexões oriundas do estudo do contexto sócio-histórico do Povoado Alto, bem como das discussões sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) e educação, optamos por desenvolver rodas de conversas temáticas como proposta de educação para o TBC com os jovens e adolescentes altenses. As rodas de conversas propiciaram um processo de educação para o Turismo de Base Comunitária enraizado na história e cultura local. Os resultados, como a criação de roteiros e recebimento de visitantes, criação de uma biblioteca comunitária e ecomuseu, realização de eventos como o pôr do Sol cultural, revelam que a roda de conversa ancorada nos conhecimentos do contexto sóciohistórico do Povoado, na educação dialógica e popular e nos princípios do TBC é uma proposta adequada para o processo de educação para o Turismo de Base Comunitária na comunidade altense.