Navegando por Autor "Martins, Josemar da Silva"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemAnálise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos(UNEB, 2023-12-15) Jesus, Julia Stéfani de; Martins, Josemar da Silva; Batista, Denise Amaral; Sá, Francisca de Assis deEste artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico.
- ItemAs angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) Ribeiro, Elissandra da Cruz; Lopes, Tathiana da Silva Souza; Martins, Josemar da Silva; Sousa, Clara Maria Miranda de; Carvalho, Luzineide DouradoEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemAs contribuições do programa residência pedagógica (PRP) para a formação docente no curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas – DCH III da Universidade Do Estado Da Bahia – (UNEB)(2021-12-15) Amorim, Ana Carolina Vieira; Freitas, Valéria Oliveira de; Sá, Francisca De Assis de; Silva, Regivaldo José da; Vieira, Josenilton Nunes; Martins, Josemar da SilvaEste memorial demonstra, a partir de relatos de experiência de estudantes residentes do Curso de Pedagogia no Programa Residência Pedagógica (PRP), através de um podcast, as contribuições desse Programa para a complementação e aperfeiçoamento da formação dos residentes. É uma ação do Governo Federal, conveniado com as Universidades Públicas, que oferecem cursos de Licenciatura, tendo como objetivo inserir e aperfeiçoar os estudantes em sua formação docente. Na UNEB foi implantado através do edital de nº 078/2018 da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH III. No decorrer do texto encontram-se os Editais que fomentam o Programa e a narrativa de como se desenvolveu no DCH III. O programa contou com a parceria de 03 escolas no município de Juazeiro-Ba, sendo elas, escola Profª Helena Araújo Pinheiro, Judite Leal Costa e Anália Barbosa onde os residentes foram inseridos para a realização das práticas. Foram feitas perguntas a nove residentes relacionadas às experiências e aprendizagens, bem como os desafios encontrados durante a sua permanência em sala de aula. As respostas foram positivas, inclusive destacando-se a questão do aprendizado da teoria na Academia e da prática pedagógica na sala de aula. Este memorial conta com 05 episódios que explica o PRP. O 1º episódio possui um tempo de 10min18s onde introduz o tema e conta com a participação do coordenador do PRP Prof. Josemar Martins (Pinzoh), o 2º episódio tem 09min17s e conta com a participação de 05 residentes, o 3º possui 08 min15s e dar continuidade com a participação de mais residentes, o 4º com o tempo de 13min53s traz as experiências das autoras (Ana Carolina e Valéria) e o 5º e último episódio possui 6min28s onde se faz as considerações finais com algumas conclusões do assunto abordado. Para aprofundamento sobre a formação docente ajudaram na reflexão: NÓVOA, PIMENTA E LIMA, CANDAU, FREIRE, entre outros.
- ItemEducação ambiental contextualizada: relações e implicações do verde urbano em uma escola pública de Juazeiro/BA(UNEB, 2024-05-06) Almeida, Lindemberg Silva de; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Botelho, Rosangela Garrido MachadoO ambiente escolar é um espaço de produção de saberes, socialização e disseminação de conhecimentos, se apresenta como local ideal para pautar em seu currículo questões ambientais. Alguns fatores denotam uma urgência e atenção à abordagem desta temática nas escolas de ensino básico. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral “Investigar as implicações e relações da Educação Ambiental Contextualizada na escola”, para compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido. E como objetivos específico: compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido; Analisar os resultados dos diagnósticos realizados através do PAR-E (2019 e 2023), a fim de comparar e refletir a situação ambiental atual da escola; Conhecer e analisar indicadores da proposta da Educação Ambiental Contextualizada no Projeto Político Pedagógico da escola e nas práticas educativas a partir das entrevistas. A pesquisa trata-se de um Estudo de Caso com abordagem Fenomenológica Husserliana, levantando dados a partir da análise documental do PPP da escola, análise e observação do espaço escolar a partir do PAR AVE e entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes setores da escola para melhor compreensão do fenômeno ambiental. Como resultados finais, a pesquisa revela uma distinção entre os apontamentos das bases legais da Educação ambiental, o currículo da escola e a dimensão praticada entre os sujeitos da comunidade escolar. Apontamos a necessidade do PPP pautar com mais força a E.A e trazer conteúdos que indiquem atividades dessa temática na escola. Sobre o ambiente escolar, a análise e observação identifica diversos problemas com relação aos cuidados do lixo e a organização do ambiente arbóreo da escola. Mas, para além das implicações e relações ambientais apontadas por essa pesquisa, considero significativas as reflexões trazidas nesta pesquisa em mobilizar a percepção e sensibilização ambiental dos sujeitos.
- ItemEducação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID(UNEB, 2023-12-14) Lima, Roberta Pereira de; Martins, Josemar da Silva; Lima, Iva Autina Cavalcante; Silva, Francisco de AssisEsta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo.
- ItemA educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale do São Francisco(2021-12-20) Brito, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo; Lima, Aurilene Rodrigues; Martins, Josemar da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroEste memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus MartínBarbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.
- ItemEducação Sexual: Estudo das percepções e práticas desenvolvidas por uma instituição de apoio Infanto-Juvenil(2022-12-21) Alves, Hyandra Goreth Rodrigues; Sousa, Clara Maria Miranda De; Martins, Josemar da Silva; Almeida, Antoneide SantosA presente pesquisa tem como finalidade retratar as perspectivas e as práticas desenvolvidas na instituição de apoio infanto-juvenil local de estudo dessa pesquisa, com a intenção de conhecer o espaço e corpo pedagógico, como compreender as concepções e as práticas acerca da Educação Sexual. Bem como as divergências acerca das leis e parâmetros educacionais com essas práticas desenvolvidas pelos educadores e a instituição. Foram convidadas para participar do estudo 4 professoras do Ensino fundamental, três especificamente do 3.º e 4.º anos do ensino fundamental. Uma percorre em todas as turmas do Ensino fundamental e a coordenadora do Ensino fundamental da Instituição. A investigação foi feita a partir de estudos textuais e entrevistas semiestruturadas, usando o método de Bardin na análise de conteúdo, compreendendo as considerações dos educadores a respeito de uma formação carente no que se refere a Educação Sexual no ensino do professor. É possível perceber que as percepções dos educadores estão voltadas ao corpo educado, restringindo a ES as questões biológicas e físicas do corpo, e as suas práticas são desenvolvidas em sala apenas quando o aluno resolve questionar sobre ou na disciplina de ciência quando surge o assunto de cuidado com o corpo, higiene ou as partes íntimas do corpo e o professor aborda a temática muitas vezes com receio.
- ItemEstratégias e desafios docentes para lidar com as tecnologias e aulas remotas em tempos de pandemia(2022-12-27) Santos, Adriana Carvalho dos; Silva, Aline dos Santos; Martins, Josemar da Silva; Paixão, Gilvânia Patricia do Nascimento; Benevides, Silvia Lucia LopesAs mudanças provocadas no cotidiano escolar diante do contexto da pandemia do Covid -19, despertaram o interesse em conhecer as experiências docentes durante o momento pandêmico: as dificuldades encontradas para ministrar aulas remotas e estratégias utilizadas para gerar resultados satisfatórios utilizando recursos tecnológicos. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a realidade vivida pelo professor em sala de aula virtual. Para isso, realizamos um estudo comportamental, através de entrevistas online, a partir de um questionário respondido por áudios que serão apresentados em forma de um Podcast. Esse estudo contribuiu para o reconhecimento do importante papel do docente em meio aos desafios impostos pelo isolamento social e a inserção das novas tecnologias desenvolvidas para suprir a necessidade emergencial de dar continuidade à educação.
- ItemFontes históricas na construção de identidades negras no contexto do semiárido(UNEB, 2024-05-21) Almeida, Bárbara Elisa de Souza Rolim Cavalcanti; Martins, Josemar da Silva; Santos, Ceres Marisa Silva dos; Araújo, Nilton de AlmeidaO presente trabalho procura contribuir com o debate sobre como o uso de fontes históricas podem auxiliar na problematização da identidade negra e afrodescendente. Entendemos que, ao trabalhar na sala de aula as fontes documentais, como as cartas de alforria, considerações sobre o processo da escravização no Brasil são colocadas em evidência, e a necessidade de representação e reconhecimento dentro da dialética que envolve o tema escravização, liberdade e identidade também. Desta forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo de fontes históricas documentais cartas de alforria podem auxiliar no ensino de História e na problematização da formação das identidades negra e afrodescendente no Semiárido Brasileiro. O uso de fontes documentais na sala de aula é uma tentativa de aproximar o saber histórico escolar da produção historiográfica e na efetivação dessas reflexões os sujeitos que dão vida a essa investigação são alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio do Estado da Bahia Dona Guiomar Barreto Meira da Cidade de Juazeiro-BA. A pesquisa se configura enquanto estudo de caso do tipo etnográfico com pesquisa-ação. Considerando os objetivos específicos, estão sendo utilizados como instrumento de coleta de dados: fontes documentais, entrevista semiestruturada com os professores, questionário e oficinas temáticas com os alunos; todas essas ações serão submetidas ao processo de triangulação. O exercício dessas atividades permite problematizar que quando confrontados com essas fontes históricas, os alunos vivenciam redes de conexões com a sua história, da sua região e com a historiografia nacional, permitindo assim um despertar da memória da história local que se entrelaça com questões sociais, políticas, econômicas e de luta de grupos pela valorização e respeito a sua tradição e história. Além de questionar as relações típicas de uma sociedade hierárquica baseada em preconceitos que tipificam os negros em posturas e ações estereotipadas. As cartas de alforria, quando levadas para a sala de aula, deixam de ser apenas dispositivos legais de liberdade, pois dão vozes a sujeitos esquecidos nas dimensões identitárias e suscitam elementos culturais oriundos das relações estabelecidas por descendentes desses grupos na região estudada.
- ItemNo meio do caminho tinha uma pedra: práticas de letramento literário no ensino fundamental de uma escola pública de Petrolina-PE(2024-03-21) Damasceno, Leomara Coelho; Santos, Cosme Batista dos; Martins, Josemar da Silva; Bunzen Júnior, Clecio dos SantosEsta pesquisa visa identificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelas professoras para a efetivação do letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Patrícia Duarte Ribeiro, localizada em Petrolina–PE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou o estudo de caso etnográfico da prática escolar, conforme André (2005). Para o levantamento de dados, a investigação contou com o uso de entrevistas semiestruturadas, questionário aberto e observação participante. Para a análise dos dados, utilizou-se a triangulação. Como referencial teórico, a pesquisa norteia-se nos seguintes estudos: cultura escolar, segundo Julia (2001), no intuito de fundamentar os processos de transformação dos saberes literários no contexto escolar; prática pedagógica, tecida por Vazquez (2005); saberes docentes e formação do professor na perspectiva de Tardif (2012) e Nóvoa (1997); alfabetização e letramento, segundo Soares (2009; 2020); letramento literário e leitor literário, segundo Cosson (2014; 2021); a literatura na escola e a formação do leitor literário, de acordo com Colomer (2007; 2017), Zilberman (2003); entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam para a precariedade na formação inicial e continuada do professor. O analfabetismo foi apontado como uma das principais “pedras” no caminho no processo de formação do leitor literário. Espera-se que este estudo contribua com a ressignificação da formação docente, com a perspectiva de que o poder público educacional forneça aos professores uma formação condizente com a realidade das escolas. Além disso, enfatizar a necessidade de um olhar atento acerca das práticas de ensino-aprendizagem dos professores, utilizando a leitura literária a fim de formar leitores autônomos e críticos. Com isso, almejamos que os saberes docentes os permitam ir além do prescrito nos cronogramas e orientações curriculares, transformando os desafios em resultados positivos para a formação sociocultural dos discentes.
- ItemAs nuances da condição pós-moderna e suas idiossincrasias na Educação: Sobre o discurso e suas implicações no território epistemológico da Pedagogia(2022-12-20) Conceição, José Adriano de Freitas; Martins, Josemar da Silva; Borges, João José Santana; Lima, Irailde GonçalvesA pesquisa está voltada para a análise e produção de ilações acerca das nuances do discurso pós-modernista e suas reverberações no âmbito epistemológico da pedagogia através de pesquisa de cunho exploratório. Buscou-se, pois, refletir, através de uma pesquisa bibliográfica, sobre os primórdios, desenvolvimento e estabelecimento da condição pós-moderna, a semântica de seus conceitos e sua semiótica, dando-lhe uma caracterização geral. Bem como voltou-se para pesquisar a inquietação que o pós-moderno causa no discurso epistemológico moderno para buscar contemplar a formação da área pedagógica e sua relação com o saber na condição pós-moderna, analisando as reverberações, implicações e possibilidades de reflexão no discurso pós-moderno no terreno epistemológico da pedagogia. Para isso, foi recorrido a autores que abordam o tema em sua profundidade como Anderson, Harvey, Lyotard, Lipovetsky, Bauman, Bachelard, Santos, Silva, Foucault, Kuhn, Cambi, Brandão, Avelino e Libâneo. Analisando o conhecimento gerado acerca, buscou-se fazer ilações com o saber pedagógico. Portanto, a pesquisa aborda questões como o que é a condição pós-moderna, como surge e se desenvolve, como migra para o território epistemológico, como essas implicações alteram o paradigma moderno e como tais implicações se estendem pelo território pedagógico. Acerca do âmbito pedagógico, é focado nas possibilidades de mudanças e alterações que o pós-moderno proporciona; enfocando na possibilidade de uma abertura epistemológica para futuras pesquisas.