Navegando por Autor "Martins, Debora Fonseca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação do leitor literário no eixo VI do tempo formativo no centro noturno de Educação da Bahia, em Jacobina(2018-07) Martins, Debora Fonseca; Sousa, Denise Dias de CarvalhoEste estudo teve por finalidade compreender como ocorre a formação do leitor literário na educação de jovens e adultos, no Centro Noturno de Educação da Bahia, em Jacobina, mais especificamente no eixo VI do tempo formativo. Para tanto, dialogamos com teóricos que discutem o papel fundamental da literatura na vida do sujeito (CANDIDO, 2002); a relevância da escola no ensino de literatura (YUNES, 2008) e a história da educação de jovens e adultos no Brasil (HADDAD & DI PIERRO, 2000), a fim de compreender esse segmento e as implicações sociais que o envolve. Além disso, consideramos importante delinear como acontece a estruturação desse ensino no estado baiano e no município de Jacobina, a partir dos documentos que os regem, tais como: as Constituições promulgadas no país: 1824, 1891, 1934 e 1988; as Leis de Diretrizes e Bases: 1961, 1971, 1996; os Planos de Educação a nível nacional, estadual e municipal e a Política de EJA da RedeEstadual. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo, inicialmente, como percurso metodológico a revisão de literatura, a análise documental do Planejamento de Língua Portuguesa nessa modalidade de ensino e a aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados, a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977).A análise documental contribuiu, de forma significativa, para o entendimento de como ocorre o ensino de literatura no eixo estudado. Aaplicação dos questionários para os educadorese educandos revelaram características comuns ao ensino da EJA, bem como as transformações que estão ocorrendo no segmento. Além disso, ficou evidente a presença do tradicional ensino de literatura e os percalços que o envolve, acompanhado do cuidado e da preocupação da instituição e dos educadores para a formação do leitor literário.