Navegando por Autor "Martins, Adeilda Ana da Silva"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças(2023-12-14) Santos, Dilaila Eduarda Batista dos; Santos, Michele Almeida; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Sá, Francisca A. deA literatura infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Diante disso, a presente pesquisa tem como título “A magia da literatura infantil: um estudo sobre a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças". Este memorial de produto pedagógico tem como objetivo geral: analisar a importância da literatura infantil para a formação de crianças leitoras. Os objetivos específicos são: provocar a imaginação da criança; ampliar a leitura e a escrita; incentivar a leitura desde cedo. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizamos o estudo como participante e utilizamos a observação como método de coleta de dados. Os resultados da pesquisa, estão refletidos no ebook contendo as produções dos alunos, que demonstra um desempenho geral satisfatório.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemCompartilhando a docência: na perspectiva da alfabetização e letramento(UNEB, 2023-12-14) Barbosa, Raquel de Oliveira; Silva, Vitória Ramos da; Santos, Cosme Batista dos; Lima, Francineide Santana Silva; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial acadêmico contém memórias da produção do livro digital cujo tema é “Compartilhando a Docência de Forma Colaborativa”. Propõe como objetivo apresentar as vivências no Estágio Curricular Supervisionado III, focalizando nas práticas pedagógicas no processo da alfabetização e letramento, trabalhando com atividades, jogos e brincadeiras, de acordo com a realidade dos alunos, em colaboração com a professora de uma turma de primeiro ano da rede do Município de Juazeiro da Bahia. Obtendo uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa colaborativa, utilizamos a observação participante como instrumento principal de coleta de dados. A discussão desse projeto será conduzida por Soares (2020) que nos diz muito sobre conceito e prática de alfabetização e letramento fundamentado todo nosso estudo e Kshimoto (2008) relacionando a aprendizagem através do brincar, com as duas autoras nos inspiraram a realizar atividades jogos e brincadeira para fase de alfabetização na perspectiva do letramento. Reunimos a pesquisa e estudo realizado para produção de um livro digital, onde nosso objetivo é afirmar a importância das relações universidade e educação básica e em como esse entrelaço nos transformou como docentes em formação para uma atuação profissional responsável e afetuosa. Nossa pesquisa tem como perspectiva a alfabetização e letramento, e o livro contém práticas de atividades, jogos e brincadeiras que realizamos, assim como as práticas realizadas pela professora da turma que nos inspirou.
- ItemAs contribuições da canção no processo de alfabetização na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2022-07-21) Dias, Daniele de Jesus; Nunes, Josenilton Vieira; Martins, Adeilda Ana da Silva; Santos, Cosme Batista dosEstre trabalho traz como tema a canção/música no processo do desenvolvimento infantil em séries iniciais, que inicia na Educação Infantil e perpassa ao Ensino Fundamental nas turmas de alfabetização. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na modalidade de Monografia, obtido por meio de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial associada à minha experiência docente há dois anos em turmas de alfabetização e a aplicação de um questionário com professoras alfabetizadoras que ministram aulas para as turmas de 1° ou 2º ano do ensino fundamental, no Município de Juazeiro-Bahia. Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, onde o problema da pesquisa é, de que modo a canção é utilizada em sala de aula no processo de alfabetização de crianças? Refletindo sobre as contribuições para o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do estudo é validar a importância e evidenciar as contribuições da canção/música no desenvolvimento integral da criança, especialmente em fase de alfabetização. O estudo resulta, que a canção é utilizada como ferramenta metodológica que contribui no desenvolvimento integral da criança, capaz de potencializar a alfabetização no que se refere à aprendizagem da linguagem oral e escrita, além disso, evidenciou também, o uso das canções como alternativas lúdicas e recreativas auxiliando no dia a dia da prática docente em sala de aula, tanto nas turmas de educação infantil como nos anos iniciais do ciclo de alfabetização.
- ItemFamília e escola: o incentivo para as crianças avançarem na educação(2021-12-13) Mesquita, Patrícia dos Santos; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares, José Flávio; Vieira, Josenilton NunesO presente trabalho aborda o incentivo da família e da escola para as crianças avançarem na educação. Considerando que este foi e continua sendo um tema relevante no processo ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa sobre o mesmo que redundou neste TCC. O presente estudo teve como objetivo compreender o processo educativo das crianças da rua Sete do Bairro Antônio Guilhermino na relação família-escola-família. Para a realização desta monografia foi feito um estudo bibliográfico das obras de importantes estudiosos do tema abordado destacando-se entre eles Gabriel Chalita (2001), Maria Silva de Araújo (2016), M. F. A. Enguita (1989), dentre outros. Com relação ao tipo de pesquisa, foi adotado o estudo fenomenológico, com uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com procedimento de uma pesquisa de campo, que juntos delinearam e resolveram a problemática sobre quem mais tem incentivado as crianças da rua em questão a seguir no processo ensino-aprendizagem. Foram adotadas como técnicas a observação, além de entrevistas informais e formais a quatro jovens que assim como eu, conseguiram avançar na educação. Mediante o uso das técnicas de pesquisa foi identificado que embora a escola tenha papel importante e seja indispensável, a família é a maior incentivadora para a criança avançar na educação. Foi comprovado que os familiares mesmo dispondo de pouco tempo, são capazes de participar ativamente da educação das crianças, demonstrando interesse, atuando com o incentivo mesmo quando não conseguem ajudar nas atividades.
- ItemA (i)maturidade infantil na aquisição da leitura: Estudo sobre as percepções de Mães-Educadoras(2022-12-20) Silva, Jamile Soares da; Sousa, Clara Maria Miranda de; Lima, Emanoela Souza; Martins, Adeilda Ana da SilvaEssa pesquisa buscou analisar a percepção de mães-educadoras de uma escola da rede privada de Petrolina– PE, acerca da (i) maturidade infantil na aquisição de leitura. Teve o intuito de conhecer as capacidades de uma criança e sua maturidade e respeito ao tempo da leitura. Para compreender melhor o fenômeno, buscou-se conhecer tanto o ponto de vista escolar com as mães-educadoras quanto de autores que falam sobre o desenvolvimento da criança que indica quando ela estará preparada para realizar várias funções no estudo e na vida social. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa do tipo de pesquisa de campo. A análise do aspecto de (i)maturidade na aquisição da leitura na primeira infância foi feita através de uma entrevista com professoras e mães de alunos de uma escola privada de Petrolina-PE e também através do que adquirimos nos fundamentos teóricos encontrados ao longo do curso de graduação que nos dão uma grande bagagem didática e de conhecimento. No total foram feitas quatro entrevistas no ambiente escolar e onde elas exercem sua profissão. Com a coleta dos dados, atribuiu-se quatro categorias: O respeito as fases de desenvolvimento da criança, Estímulos para a aquisição da leitura, Práticas profissionais que promovem o desenvolvimento da leitura, Relação familiar na aquisição da leitura. A pesquisa foi de grande valia para o nosso conhecimento acadêmico e entendemos que a aprendizagem inicia a partir do estímulo ao movimento da criança é satisfatória, pois trabalhando as funções motoras, perceptivas, sócio motor e afetivas, possibilita a criança explorar ambientes, expressar-se com maior naturalidade, experimentar situações concretas que desenvolvem o seu intelecto.
- ItemA influência das mídias sobre o processo de aprendizagem: Uma análise do uso de telas pelas Crianças(2022-12-27) Muniz, Kaíla Dias; Pereira, Karine França; Costa, Wendiliam Barros da; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 5° ano B, da Fundação Lar Feliz. Devido à crescente e constante evolução das tecnologias atuais, as crianças estão sendo inseridas de forma precoce e excessiva aos aparelhos tecnológicos, desta forma, a pesquisa buscou analisar as influências que o uso das mídias pode causar no processo de aprendizagem, sondando como a família e a escola buscam lidar com o uso excessivo das telas digitais pelas crianças do 5 ano B. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, para a coleta de dados realizamos oficina de desenhos, oficina literária, questionários com as professoras, também entrevistas gravadas e transcritas com alunos, pais, e coordenadora da Instituição. Com os resultados da pesquisa conseguimos analisar como o uso desenfreado das telas tem afetado as crianças no processo da aprendizagem e no aproveitamento da infância. Desse modo, como produto de pesquisa construímos um e-book que contém detalhes de como se deu cada etapa das oficias e também sugestões de recursos que podem ser usados pelas crianças em seu tempo livre, foi selecionado alguns contos, brincadeiras, e apresentamos também variados links de vídeos disponíveis no YouTube com conteúdos pedagógicos, com o intuito de que essas alternativas possam mediar o tempo de exposição às telas digitais.
- ItemO olhar narrativo de alunas da multissérie: percorrendo caminhos, revelando histórias(2021-07-06) Silva, Cleidiane Ferreira da; Santos, Jozely Samara Cardoso; Martins, Adeilda Ana da Silva; Santos, Sandra Novais; Vieira, Josenilton Nunes; Martins, Adeilda Ana da S.A proposta desta pesquisa consiste em analisar o contexto das salas Multisseriadas e da Educação do Campo, buscando compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem nesse espaço diversificado, resgatando as experiências das pesquisadoras enquanto alunas dessa modalidade de ensino e, a partir desse contexto, produzir um cordel reavendo aspectos dessa nossa caminhada. A escolha do cordel como produto midiático se deu por ser uma literatura nordestina que valoriza e representa a identidade da população do campo, nesse sentido consideramos que a produção do cordel vai contemplar a sua função social de informar e questionar, mas também proporcionar alegria aos leitores. O interesse em realizar essa pesquisa se dá em decorrência de experiências vividas ainda na infância onde as investigadoras em questão, fizeram parte de turmas Multisseriadas em escolas da zona rural de Juazeiro – BA. Ainda que em escolas diferentes, as experiências são semelhantes. Por esse motivo a nossa curiosidade em entender melhor como se faz a organização, como é a prática em uma turma tão diversificada, as estratégias para desenvolver o ensino-aprendizagem, os desafios de ser educador (a) em uma escola do campo; como lidar com as dificuldades que se encontram nas salas Multisseriadas e escolas do campo; Em meio a tantas dúvidas, surgiu assim o interesse em buscar respostas para tantos questionamentos.
- ItemAs possibilidades do ensino à distância para conciliar trabalho e ensino noturno em EJA e reduzir a evasão/abandono escolar(2021-12-16) Paraguassu, Ingridy De Jesus; Martins, Adeilda Ana da Silva; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lima, Irailde Gonçalves deO escopo da presente pesquisa é tecer reflexões a cercada modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência a questão do abandono escolar e as razões que se relacionam diretamente com as dificuldades de conciliação do trabalho e a manutenção dos estudos por parte desse público específico. Objetiva-se ainda responder ao questionamento: Quais são as razões do abandono/evasão dos alunos de EJA? Questionamento que serviu de fio condutor para esse estudo. O abandono escolar dos alunos de EJA requer atenção particular por se tratar de um grupo que, por motivos diversos não puderam ou não quiseram estudar antes, no período mais adequado à sua faixa etária. Contudo, resolveram retornar e dar continuidade aos estudos. Porém, outros entraves surgem, dificultando a permanência desses alunos na escola. Um desses obstáculos é a conciliação entre trabalho e estudo. É justamente por esse motivo que boa parte desses jovens e adultos opta por estudar à noite, o que não garante a continuidade dos seus estudos, visto que algumas pessoas precisam trabalhar até mais tarde, adentrando inclusive no horário que eles já deveriam estar na escola. A pesquisa foi exploratória e de cunho bibliográfico, utilizei a abordagem qualitativa. Para embasar o estudo, foi analisada a legislação brasileira, livros, trabalhos e revistas científicas que abordam a temática. Como resultado, percebeu-se que a necessidade de trabalhar, figura como o principal motivo da evasão escolar dos alunos dessa modalidade de ensino. Apesar de constatar que já houve alguns avanços na legislação educacional, ainda há muito caminho a ser percorrido para que os jovens, adultos e idosos possam ingressar na escola e permanecer, pelo menos até a conclusão do ensino médio. O trabalho pedagógico consciente e comprometido com a aprendizagem, considerando suas necessidades nas suas relações sociais, que, inclusive motivam a retomada dos estudos desses alunos, pode contribuir, para alterar os índices de analfabetismo e contribuir para o pleno exercício da sua cidadania.