Navegando por Autor "Martins, Édiva de Sousa"
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- ItemQualidade do ensino como conquista colegiada numa universidade pública: o protagonismo de coordenadores de cursos de graduação(2017-09-25) Silva, Neilton da; Soares, Sandra Regina; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Martins, Édiva de SousaA presente tese integra o campo de estudos da pedagogia universitária e objetivou compreender as concepções e práticas dos participantes da pesquisa sobre a contribuição do colegiado de curso de graduação para a melhoria da qualidade do ensino. A qualidade do ensino universitário, a despeito de ser objeto de crescente debate nos países ocidentais não é um conceito unívoco e, considerando seu potencial de orientar as práticas docentes, suscita o investimento em pesquisa. O referencial teórico da pesquisa contemplou reflexões sobre os conceitos de qualidade do ensino, coordenação de colegiado de curso de graduação e formação pedagógica, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente, à luz de autores como Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2009), Barros e Aragão (2006), Behrens (2011), Cunha (1998, 1999, 2006a, 2010, 2012), Demo (1996), Dias Sobrinho (2008, 2009, 2010), Day (2001, 2004), Freire (1996, 2016), Imbernón (2000, 2012), Korthagen (2009), Lemos (2011), Lucarelli (2012), Marcelo (1999, 2009), Masetto (2003, 2012), Morosini (2001, 2014), Nóvoa (1991, 2009), Pimenta e Almeida (2011), Pimenta e Anastasiou (2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Rodrigues (2006), Soares e Cunha (2010), Soares e Vieira (2014), Sommer et al (2014), Vasconcelos (2002), Vieira (2009, 2014), Zabalza (2004, 2006), Zeichner (1993), entre outros. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se da técnica dos incidentes críticos como disparador da entrevista em profundidade, visando à coleta de dados junto aos coordenadores de curso de graduação. Os dados foram tratados mediante a técnica de análise de conteúdo temático. A pesquisa permitiu colocar em evidencia a representação de qualidade associada, principalmente, a determinadas condições (de trabalho, institucionais, materiais, pessoais dentre outras) para sua concretização e fracamente a características e critérios para avaliação de sua consecução. Para eles a qualidade do ensino deve ser sustentada em uma gestão institucional participativa e inclusiva, e privilegiar a formação pedagógica dos docentes para que eles invistam num ensino centrado na aprendizagem dos estudantes. Concebem que a contribuição da coordenação do colegiado para a qualidade do ensino envolve o investimento na busca das condições materiais e de trabalho docente e o acompanhamento pedagógico aos docentes, embora assumido de forma restrita. Entre os principais desafios enfrentados por este órgão de gestão, na busca da melhoria da qualidade do ensino, destacam a superação da lógica cartorial no funcionamento do colegiado, o engajamento dos docentes nos processos de trabalho coletivo e de formação, competência para lidar com as relações conflituosas estabelecidas com os diversos segmentos da comunidade acadêmica. Entretanto, a ausência de formação pedagógica dos coordenadores não é concebida como obstáculo para atuação transformadora do colegiado.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 4 - Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a rgumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária. Vol 4 - Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.