Navegando por Autor "Marques , Rubém Sergio Aragão"
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- ItemExplorando o potencial pedagógico do mapa: análise da sua efetividade como ferramenta de ensino de Geografia no Ensino Fundamental I anos iniciais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Marques , Rubém Sergio Aragão; Souza, Edilene de Santana; Ferreira, Carlos Lima; Santos, Edvaldo Hilário dos; Santos, Jorima Valoz dosEsse trabalho consiste num relato de experiência na investigação do uso do mapa como recurso pedagógico no ensino de Geografia no Ensino Fundamental I Anos Iniciais, enfatizando sua relevância na compreensão de aspectos culturais, políticos e ambientais. O trabalho foi realizado no período de oito de fevereiro a vinte e cinco de abril de dois mil e vinte e quatro, na região de Caatinga do Moura, Bahia. A pesquisa teve como recorte espacial a Escola Monte Moriá, selecionada por sua importância local e adesão ao projeto. Participaram duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I Anos Iniciais, com o objetivo de analisar como o uso de mapas pode aprimorar o aprendizado e o desempenho em conceitos geográficos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com observação participante e aplicação de questionários durante um período letivo, combinando atividades práticas e avaliativas. Os resultados indicaram que o uso de mapas favoreceu um aprendizado mais concreto e dinâmico, estimulando o protagonismo dos estudantes, a assimilação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem gráfica. As atividades também incentivaram o trabalho colaborativo. Entretanto, identificaram-se desafios relacionados à adaptação das metodologias às particularidades dos alunos e à capacitação docente para o uso eficaz desse recurso. Tais dificuldades destacam a necessidade de um planejamento pedagógico contextualizado e alinhado à diversidade do público escolar. Conclui-se que, o mapa enquanto dispositivo didático, apresenta elevado potencial para transformar o ensino de Geografia. Quando utilizado de maneira planejada e articulada às necessidades educacionais, contribui para a construção de um aprendizado mais significativo e para o desenvolvimento de competências geográficas essenciais.