Navegando por Autor "Marques, Zélia Malheiro"
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- ItemEntre viagens, leituras e leitores: a itinerância da biblioteca Anísio Teixeira(2009-05) Marques, Zélia Malheiro; Souza, Elizeu Clementino de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Beltrão, Lícia Maria Freire; Ornellas, Maria de Lourdes SoaresO presente estudo foi desenvolvido no contexto do Mestrado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia – UNEB e propôs compreender como as práticas de leitura desenvolvidas pela Biblioteca Móvel Anísio Teixeira - BMAT, junto às escolas rurais do município de Caetité/BA, têm ou não constituído leitores. Os encontros de leitura em espaços culturais como a Escola Janir Aguiar, escola rural multisseriada, desativada com o processo de nucleação dessas escolas e a Casa Anísio Teixeira, em Caetité, serviram para pensar as narrativas de leitura, elegendo o diário, enquanto registro dos trabalhos desenvolvidos. Essas estratégias possibilitaram implementar discussões oriundas do processo de constituição leitora, levando-se em conta o sujeito-leitor, suas narrativas de leitura, tanto as pessoais, quanto as sociais e suas relações em ambientes urbanos e rurais. Teoricamente a pesquisa ancorou-se em autores do campo da formação e da leitura, tomando estudos desenvolvidos por Nóvoa (1988), Pineau (1999), Poirier et al (1999), Josso (2004), Souza (2006), Chartier (2001), Lacerda (2003), Paulino (2004), Cordeiro (2006), Abreu et al (2007). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida, a partir da abordagem (auto) biográfica, enquanto método de pesquisa e, para a coleta dos dados, foram utilizados os diários e as narrativas de leitura. A análise das fontes foi confrontada com as fichas de empréstimo de livros (BMAT) e com alguns trabalhos realizados nas escolas Janir Aguiar e Altair Públio, resultantes das práticas de leituras da BMAT. O estudo, portanto, buscou dar visibilidade as práticas de leituras da BMAT para o diálogo com as experiências locais, confirmando a singularidade e a não linearidade das leituras. A família e os espaços imbricados apareceram como guardiãs das histórias, muito mais do que as escolas. Do contato com o processo de constituição leitora em espaços de ausência de impressos como as escolas rurais do Município de Caetité, as presenças referentes às experiências leitoras, tanto pela via da linguagem poética, quanto pelas brincadeiras e narrativas da oralidade instigaram os leitores à discussão das leituras culturais. Os leitores, de uma visão mais idealizada da leitura, começam a revelar a idéia de pertencimento e, ao trazerem a iniciativa de criação do espaço de cultura no lugar em que funcionou a escola multisseriada, revelaram significados da leitura, seja pela utilidade, seja pelo entretenimento e lazer como proposta de pensar a cultura local em consonância com outras culturas.
- ItemO uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Rebouças , Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues daEm 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.
- ItemRebouças o uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-22) Rebouças, Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues daEm 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.