Navegando por Autor "Marques, Rogério Santos"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdministração de recursos humanos: um estudo de caso das políticas e práticas de gestão de pessoas da empresa cerâmica alves em Candiba-BA.(2012-12-19) Moreira, Joteílson Fernandes; Silva, Serginaldo Veiga da; Oliveira, Sayonara Miranda; Marques, Rogério Santos; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando FariaO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemDescarte de medicamentos vencidos: um estudo de caso no distrito de Mutans, Guanambi – BA(2023-11-30) Santos, Ana Luísa Silva; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Silva, Claudionor Alves da; Marques, Rogério SantosMuito se questiona sobre a poluição do meio ambiente. Várias são as formas que o ser humano usa para poluir, sendo uma o descarte de medicamentos vencidos diretamente na natureza. Medicamentos estão providos de substâncias que contaminam solo e água, deixando impróprios ao uso. Por esse motivo, este estudo foi realizado com a problemática de saber como a população do distrito de Mutans, da cidade de Guanambi Ba, faz o descarte de medicamentos vencidos. Objetivo é investigar como é feito o descarte e analisar se o local em que foi descartado é adequado. Nesta pesquisa foi usada uma abordagem quantitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Usado um formulário com 10 questões, teve a participação de 50 informantes. Percebeu-se que 78% dos informantes descartam seus medicamentos vencidos no lixo comum e que 90% não sabem se há um local para descarte no distrito.
- ItemEstilos de liderança - um estudo de caso na Assembleia de Deus de Guanambi-BA(2013-12-20) Lima, Edimar da Rocha; Martins, Natanael Miranda; Marques, Rogério Santos; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro, AdirEste trabalho constitui-se em um estudo de caso que tem como objetivo principal, Conhecer e analisar o Estilo de Liderança predominante na Assembleia de Deus Missão em Guanambi/BA. Para concretização deste objetivo, buscou-se junto a Assembleia de Deus Guanambi/BA, Identificar sua estrutura de administração Eclesiástica, conhecer a percepção do seu gestor e dos liderados sobre o estilo de liderança predominante na mesma, além de buscar-se mostrar a relevância e o papel do líder no âmbito organizacional. Nesta perspectiva, realizou-se uma discussão teórica sobre a temática em análise culminando com a aplicação de questionários com o líder e liderados da organização pesquisada. A pesquisa foi sistematizada para explicar a administração eclesiástica e liderança baseando em diversas teorias administrativas e de liderança. O trabalho está divido em quatro partes, na primeira parte apresenta conceitos gerais e teológicos relacionados á administração eclesiástica, a administração como um todo. A segunda parte apresenta conceitos de lideranças - os métodos de liderança eclesiástica, a qualidade e o papel da liderança. A terceira apresenta uma análise metodológica, com caracterização da pesquisa, população e amostra os instrumentos de coletas de dados, bem como as estratégias de analise de dados. A quarta parte analisa se os dados apresentando a atuação Assembleia de Deus em Guanambi, a Instituição Assembleia de Deus perfil dos membros da Igreja Assembleia de Deus em Guanambi, que irá beneficiar a liderança e a administração eclesiástica na cidade de Guanambi, representados, por meio de tabelas e gráficos. Espera-se assim atingir os objetivos supracitados.
- ItemEstudo de caso gestão financeira da universidade do estado da Bahia – UNEB campus XII(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Leal, Guilherme Nunes; Couto, Tainá Nunes; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Marques, Rogério Santos; Souza, Jussimara de CássiaEste trabalho tem como objetivo principal esclarecer as dúvidas da comunidade externa sobre gestão de um dos campi de universidade pública do estado da Bahia e os desafios que ela enfrenta. O problema central investiga como é a gestão do campus, qual seu orçamento, e como são feitas as escolhas de compras e investimentos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, utilizando questionários enviados ao corpo administrativo da instituição para coletar dados. O questionário foi elaborado com perguntas objetivas e uma opção discursiva, permitindo uma análise detalhada das respostas. Além disso, foram utilizadas fontes como a Lei de Acesso à Informação e a Lei Orçamentária da SEPLAN para complementar os dados financeiros e orçamentários. Os resultados indicaram uma falta de transparência específica sobre a divisão orçamentária entre os campi, dificultando a análise da realidade financeira do campus XII. Ainda observou-se neste estudo, que a predominância de processos licitatórios prioriza o menor preço, afetando a qualidade dos serviços e produtos adquiridos. E não obstante, os cortes orçamentários constantes também foram identificados como uma ameaça à operação da universidade. Entretanto, embora a UNEB cumpra com as exigências legais de transparência, é necessário melhorar a especificidade das informações para uma gestão mais eficaz e uma maior confiança da comunidade. Sugere-se que mais estudo sejam feitos sobre o tema abordado para uma maior variedade de situações e realidades, fomentando melhor o assunto e gerando mais conteúdo para estudo.
- ItemA gestão da produção na perspectiva da programação linear: o caso da empresa Campanella Alimentos LTDA.(2013-12-20) Fernandes, Elismar Costa; Cardoso, Juliana Nascimento; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Rodrigues, Fabrício Lopes; Marques, Rogério SantosA pesquisa pretendeu evidenciar a importância do planejamento e gerenciamento da produção através de um estudo de caso no Laticínios Campanella Alimentos Ltda., tendo como referência a tipologia do sistema de programação. A pesquisa fundamentou-se na necessidade de se discutir os benefícios adicionados à indústria quando se utiliza de técnicas de apoio a tomada de decisão para o direcionamento e os resultados de seus objetivos. Justificando o anseio em pesquisar tema tão fundamental e ao mesmo tempo pouco trabalhado, como a Gestão da Produção e a Programação Linear. Através de uma pesquisa bibliográfica, sendo posteriormente realizada uma confirmação entre o referencial teórico construído e a realidade do sistema de produção da empresa, para tal fez se necessário uma visita, ou seja, uma pesquisa de campo, observacional, do tipo descritiva e exploratória, na qual se utilizou entrevista semiestruturada que serviram de suporte para se chegar aos resultados obtidos. O desconhecimento em relação ao uso ou a existência de algumas técnicas de Programação e Controle da Produção - PCP faz com quer a empresa não as utilize, o que poderia melhorar o sistema produtivo e gerência da empresa. A não utilização de planejamento estratégico e plano de produção de longo prazo torna a organização de certa forma susceptível às mudanças econômicas e de mercado. Quanto à aplicação da Programação Linear nos dois principais produtos da Campanella, queijo Reino e Prato Lanche, proporcionou a simulação de uma produção ótima considerando as restrições impostas ao processo otimizando tanto os lucros quanto a produção de cada queijo estudado. Com o uso da Programação Linear como instrumento de otimização de resultados, a produção atual passa a ter um aumento na produtividade de 8,1% para o queijo Reino e de 5,7% para o queijo Prato Lanche. Referente aos resultados relacionados aos lucros oriundos da produção dos queijos a um volume de 2000 l de leite, percebe-se que com o apoio da ferramenta esse valor tem um aumento na lucratividade de 8,1% para o queijo Reino e de 5,8% para o Prato Lanche para uma produção baseada na Programação Linear. O lucro máximo obtido através da programação corresponde a um aumento de 6,8% no total dos lucros. A pesquisa pretende evidenciar a importância do planejamento e gerenciamento da produção através de um estudo de caso no Laticínios Campanella.
- ItemGestão de estoque: gerenciamento de perdas em supermercados varejistas de Guanambi-BA(2013-12-19) Rodrigues, Islane Marques; Santana, Simara dos Santos Martins; Marques, Rogério Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo NevesO presente trabalho tem por objetivo geral analisar as atitudes e medidas preventivas nos supermercados estudados em relação às perdas de mercadorias, identificar as principais causas de perdas de mercadorias nos supermercados estudados, identificar de que forma os supermercados programam suas atividades gerenciais de compras, recebimento, armazenamento e exposição, e descrever de forma comparativa as atitudes e medidas preventivas dos supermercados estudados. Quanto à metodologia aplicada se caracteriza como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com uso de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, que não constitui apenas numa simples coleta de dados, mas também na observação do lócus de pesquisa, com uma visão crítica. O local de estudo escolhido foi à cidade de Guanambi, pólo comercial da região, com amostra igual a dois supermercados varejistas, nos quais utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista feita com o administrador geral, os gestores de compra, estoque, e com repositores e bateria – de – caixa, e também da observação in-loco pela investigadora. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios uma vez que ambos os supermercados demonstram estar cientes da importância de prevenir perdas de mercadorias que lhes causam perda nos lucros, e também pela maturidade e entendimento dos gestores. Apesar dos gestores estarem cientes dessa importância dentro da organização ainda não tem um setor especifico para estar lidando com o problema. As perdas são evitadas por meio de ações praticadas por seus colaboradores que são orientados a estarem sempre atentos com produtos perecíveis, com as datas de validade das demais mercadorias, atentos a movimentação diferente no interior da loja, e para ter cuidado com o produto evitando quebrá-los ou danificá-los. Outra ação de prevenção de perdas identificada foi que antes que o produto vença os gestores realizam ofertas baixando os preços dos produtos, diminuindo ou zerando o nível do produto em estoque, e também a ação de realizar em alguns casos a devolução do produto para o fornecedor antes do vencimento por um preço inferior ao qual foi adquirido, visto pelos administradores como uma forma de evitar a perda total da mercadoria uma vez que as perdas concentram-se em produtos de laticínios e hortifrutes devido à perecibilidade. Entretanto a pesquisa demonstra que o gerenciamento do estoque e a prevenção das perdas dos supermercados varejistas estudados estão sendo executadas de maneira similar e até o presente momento tem proporcionado resultados positivos, mas segundo o administrador do supermercado Alpha, o mesmo tem interesse de futuramente implantar programas específicos no combate as perdas. Já o gestor do supermercado Betha não se manifestou quanto à implementação de um sistema na área de prevenção de perdas, mas tem ciência da sua importância.
- ItemGestão de resíduos sólidos urbanos da construção civil no município de Guanambi-Bahia(2014-08-08) Costa, Diego Emerson Silva; Ferreira, Klausten Lima; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério Santos; Cardoso, Vanderlei MarquesAtualmente, a construção civil encontra-se em posição de destaque no que tange o desenvolvimento econômico e social, tanto a nível nacional, quanto mundial. O aumento do número de edificações é resultado da crescente demanda do mercado imobiliário, que busca suprir as altas densidades demográficas nos grandes centros urbanos. Em contrapartida, nos deparamos com a crescente produção e disposição dos Resíduos da Construção e Demolição - RCD na Construção Civil, que é tratado muitas vezes de forma desordenada, que vão desde a sua geração e manejo até a disposição final. A fim de conduzir essa atividade produtiva desta magnitude a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente, a Lei 12.305/2010 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos regula o manejo ambientalmente correto dos resíduos sólidos e implementa metas de redução, reutilização, reciclagem no intuito de reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos para destinação final e reduzir também o consumo desenfreado de recursos naturais. O presente trabalho é de caráter documental e propõe-se a avaliar a política de gestão de resíduos da construção civil do município de Guanambi, a fim de propor melhorias enquanto ao sistema utilizado para a gestão destes resíduos além de contribuir massivamente com a resolução de problemáticas que venham a acarretar impactos tanto no meio ambiente quanto na qualidade de vida da sociedade.
- ItemGestão pública e controle social: uma análise da atuação do conselho do FUNDEB de Urandi - BA na percepção dos seus membros(2013-07-25) Fernandes, Edimarcos Neves; Araújo, Eduardo Morais de; Rodrigues, Fabrício Lopes; Leite, Carlos Fernando F.; Marques, Rogério Santos; Montalvão, VâniaO presente trabalho tem como foco de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Urandi. O seu objetivo principal é conhecer o perfil e a percepção dos conselheiros titulares quanto a atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Urandi-BA. Quanto à metodologia empregada esta se caracteriza como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que fez o uso da pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e da pesquisa documental, visto que houve a análise dos documentos legais de constituição do referido conselho e por fim a pesquisa de campo feita através de um questionário semi-estruturado. Após a análise qualitativa dos dados observou-se que: no tocante ao perfil dos conselheiros os dados que mais se destacaram foram os do nível de escolaridade visto que 60% dos membros entrevistados têm nível superior de ensino e destes 66,66% são pós-graduados. Entretanto, por falta de capacitação específica, eles sentem dificuldades em analisar os dados e informações contidas nos documentos que lhes são enviados mensalmente. Essa falta de capacitação também os leva a ter uma noção parcial da real função deste órgão, pois a sua função social é não apenas fazer o acompanhamento e a fiscalização dos repasses do FUNDEB vai mais além, cabendo também ao conselho supervisionar anualmente a realização do Censo escolar, instruir com parecer, as prestações de contas que serão apresentadas aos Tribunais de Contas dos Municípios e fazer o acompanhamento e o controle de outros recursos federais como o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE. No tocante às dificuldades três foram as elencadas pelos membros do conselho: a falta de capacitação, a falta de transparência e a complexidade dos documentos. A falta de capacitação é um problema que acaba dificultando o conselho de agir de forma crítica e autônoma, levando a omissão ou até mesmo ao descrédito no seu papel como representante da sociedade civil, além disso, ela esta intimamente ligada com a dificuldade que os conselheiros têm de interpretar os dados e informações contidas nos documentos mensalmente enviados pelo poder público municipal. A falta de transparência é outro limitante para a boa atuação do conselho cabendo a este órgão usar os mecanismos legais como as Leis 101/2000 e 12.597/2011 bem como a Lei 11.494/2007 que regulamenta o FUNDEB e exigir o acesso aos registros contábeis e demonstrativos gerenciais do fundo. Destarte, apesar das dificuldades encontradas pelos conselheiros os dados levantados com a pesquisa denotam um comprometimento e envolvimento por parte destes, externados com as ações de controle e de fiscalização dos recursos públicos.
- ItemImpactos das ações de marketing no comportamento de compra dos consumidores da franquia Cacau Show de Guanambi – BA.(2013-08-12) Rodrigues, Maria Noelia Guimarães de Oliveira; Ramos, Ricardo Wagner Costa; Marques, Rogério Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Bitencourt, Euclides Santos; Lago, SuelyO presente trabalho discute o diagnóstico do perfil socioeconômico da empresa Cacau Show em Guanambi – Bahia, as organizações atualmente buscam incessantemente uma gestão eficiente através de políticas pautadas no marketing como sendo um instrumento valioso para o seu crescimento, pois trata-se de uma ferramenta eficaz e se mostra como um método capaz de garantir a perpetuação de todas as organizações. Uma área que vem ganhando destaque no mercado brasileiro são os sistemas de franquias que acabam dedicando bastante esforço à questão mercadológica. O objetivo desse estudo foi diagnosticar os impactos das ações de marketing no comportamento de compra dos consumidores da Cacau Show. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de cunho quantitativa/qualitativa, sob a modalidade de estudo de caso, os dados foram obtidos por meio de questionários semi estruturados e de entrevista realizada com a gestora da empresa estudada. A pesquisa revelou que o bom desempenho da franquia é resultante da sua gestão estratégica de marketing utilizada advindo do suporte que a empresa franqueadora lhes oferece, sendo assim, ficou constatado que, os impactos das ações de marketing influencia, de maneira direta e decisiva, o comportamento de compra dos consumidores da Cacau Show de Guanambi.
- ItemA importância da gestão ambiental nos cursos de administração: Um estudo de caso na UNEB de Guanambi-BA(2012) Almeida, Júlio César Lemos de; Vânia Montalvão; Leite, Carlos Fernando; Marques, Rogério Santos; Oliveira, Sayonara MirandaAtualmente a Gestão Ambiental (GA) está inserida na rotina das empresas e instituições, sendo essencial para o desenvolvimento econômico consciente de que é preciso preservar os recursos naturais. Este trabalho é um estudo realizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, com o objetivo de verificar a importância da Gestão Ambiental nos Cursos de Administração a partir da análise da grade curricular prevista na Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação de 13 de julho de 2005 e da análise do currículo do Curso de Administração do Campus XII. Neste trabalho foram discutidos os conceitos de GA, sua abrangência e a evolução do pensamento ambiental, a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a GA, e esta, como diferencial estratégico na carreira dos futuros administradores, para o desenvolvimento sustentável nas organizações que vierem a atuar. Foi adotado uma metodologia de pesquisa bibliográfica com mérito qualitativo, com ênfase no conceito de GA e sua importância como componente curricular nos cursos de administração, onde se observou que a educação ambiental, no âmbito dos cursos de Administração, ainda se encontra em fase de maturação, sendo sua abordagem muitas vezes resumida em uma única disciplina.
- ItemLogística reversa – uma estratégia para sustentabilidade: um estudo comparativo a partir das empresas agropecuária silva e a plantbem nas cidades de Caetité e Guanambi-BA(2013-08-08) Teixeira, Leide Daiane Souza; Teixeira, Maria Alice Alves; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando; Marques, Rogério Santos; Pinheiro Júnior, AdyrO presente estudo teve como objetivo entender se o uso da Logística Reversa por parte das organizações é feito a partir da nova perspectiva voltada à sustentabilidade ambiental. Para tal façanha foram estudados a fundo os assuntos que subsidiaram a pesquisa. Para validar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e estudo de campo comparativo, visando evidenciar as formas como as empresas Agropecuária Silva e a Plantbem gerem a sustentabilidade. Além disso, como é feito a Logística Reversa das embalagens vazias de agrotóxicos. Para a coleta de informações foram feitas entrevistas com os agentes mencionados acima. Depois de colhidos os dados foram verificados e comparados, para entender como ambas se comportam em relação a este processo da Logística Reversa e da gestão da sustentabilidade. As constatações da pesquisa mostraram que contrariamente, as empresas implantaram a LRPC mesmo sem o conhecimento específico, notadamente, elas foram induzidas a ter a metodologia que desconhece para atender a legislação específica. Elas não sabem mensurar qualitativamente aos benefícios ou prejuízos percebidos ao adotar essa nova postura. Isso também se revela nas dificuldades na implementação do sistema, as empresas pesquisadas alegam falhas do processo quanto às penalidades para o agricultor em devolver as embalagens, e também a estrutura física de uma das cooperativas. Todas as queixas explanadas pelos gestores a respeito da LRPC demonstram que eles não sabem analisar formas de melhorar o processo ou não procuram maiores informações, ou seja, eles fazem apenas a parte que lhes cabe, de acordo seu conhecimento. No que tange as questões ambientais, as empresas não exercem nenhum tipo de práticas ambientais, a prática dos 3R‟s não existe e não são vistas como benefícios para a organização e nem como algo para ser discutido no futuro. Nenhuma das duas utiliza a logística reversa para outras embalagens, analisando esses dados fica visível que sustentabilidade ecológica ainda é vista como um obstáculo, apesar de seus discursos ecologicamente correto, paradoxos esses que só enriquecem o trabalho.
- ItemLogística reversa: estudo do destino dos aparelhos e baterias de celulares na cidade de Guanambi - Bahia(2014-08-08) Teixeira, Dinaelza Alves; Vasconcelos, Neila Lima Pereira; Marques, Rogério Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Sousa, Jussimara de Cássia Leite de; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães daO presente estudo se aplica no campo da Logística Reversa nas empresas representantes das principais operadoras de celulares atuantes no município de Guanambi - Bahia, com o objetivo geral de avaliar a aplicabilidade do recolhimento de aparelhos e baterias de celulares. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados pesquisa de campo, qualitativa, exploratória e bibliográfica. Os dados necessários à realização do trabalho foram coletados através de questionário estruturado fechado, sendo aplicado aos gestores, funcionários e consumidores das lojas estudadas. Através dos dados encontrados foi evidenciada a dificuldade que as representantes e clientes possuem em realizar o descarte correto dos equipamentos celulares. Foi perceptível que esta dificuldade geralmente ocorre pela falta de informação, tanto das empresas, quanto dos clientes, que consequentemente descartam estes produtos de forma incorreta, no lixo comum, favorecendo riscos a saúde dos seres humanos e prejudicando o meio ambiente.
- ItemMarketing digital nas redes sociais como estratégia competitiva: case da empresa Intergriff calçados(2023-11-30) Silveira, Jullyana Pereira da Costa; Santos, Safira de Brito; Rodrigues, Fabrício Lopes; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Marques, Rogério SantosNo contexto da crescente competitividade do mercado de calçados, este estudo tem como objetivo analisar a eficácia do marketing digital nas redes sociais como estratégia competitiva da empresa Intergriff Calçados. Nesse sentido, foram analisadas abordagens quanto ao empreendedorismo, a atuação empreendedora no setor de calçados, as dificuldades enfrentadas, os meios de sobrevivência no mercado, marketing digital, redes sociais, métricas de marketing, inovações e consumidores potenciais. Utilizando o método de estudo de caso qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com a empresa estudada. Os resultados desse estudo destacam a adaptabilidade da empresa às demandas do mercado de calçados, evidenciada pelas estratégias implementadas, incluindo o uso de plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Além disso, a mensuração de resultados, focada em métricas não financeiras, revelou um aumento nos seguidores, alcance e engajamento nas redes sociais, indicando uma conexão com o seu público-alvo. Ademais, a expansão internacional, a exploração do e-commerce e da inteligência artificial para aprimorar serviços, evidenciam a visão inovadora da empresa. Em suma, este estudo oferece informações importantes para empresas de calçados que buscam se destacar no mercado, reforçando a importância do marketing digital nas redes sociais como estratégia para alcançar o sucesso.
- ItemPerfil, atuação e oportunidades de trabalho do egresso dos cursos de administração de Guanambi - BA(2012-12-20) Pereira, Fabrícia Lopes; Campos, Wickley Benefrance Cardoso; Fagundes, Marcus Vinícius Carvalho; Costa, Marcelo Neves; Marques, Rogério SantosA globalização e as grandes mudanças no mercado mundial trouxeram novos desafios para os profissionais de administração. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o perfil, as áreas de atuação e a oportunidade de trabalho para os egressos dos cursos de administração de Guanambi, Bahia. Os métodos adotados para realização da pesquisa foram pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados. A população pesquisada foi constituída pelos egressos das instituições Alpha (pública) e Beta (privada), e os empresários de Guanambi. A coleta de dados foi realizada via email e in loco, sujeita ao critério de acessibilidade. Para análise dos resultados foram utilizadas técnicas qualitativas, utilizando para mensuração dos dados o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Conforme resultados obtidos, identificou-se os pontos de convergência e divergência entre os egressos das instituições de ensino superior público e privada. No que tange as convergências, percebe-se que os egressos das duas instituições na sua maioria são jovens com renda salarial entre 3 e 10 salários mínimos alocados nas instituições financeira, comercio varejista e serviços no qual ocupa cargo de gerência indo de encontro as suas habilidades. Em relação às divergências observa-se que na instituição Alpha a maioria e do gênero masculino e não possui registro no Conselho Regional Administração enquanto na instituição Beta a maioria e do gênero feminino com um número considerável de egressos registrados no Conselho Regional Administração. Nota-se que para os empresários/empregadores as questões como tempo de formação e tipo de instituição do formado são pontos irrelevantes na hora de contratar dos administradores, todavia o cargo de gerente de suas organizações precisa ser ocupado por profissional qualificado com graduação em administração, tendo habilidades e competências essenciais. No que diz respeito às oportunidades de trabalho os setores que se mostram mais propensos a absorver esses egressos são comércio, serviços e as instituições financeiras.
- ItemA prática da logística reversa: um estudo comparativo em duas empresas industriais de Guanambi/BA.(2013-01-01) Lôbo, Melca da Mata; Teixeira, Vanuzia Oliveira Matos; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando Faria; Fagundes, Marcos Vinicius Carvalho; Marques, Rogério SantosNo mundo atual, a competitividade obriga as empresas a aderirem às inovações impostas pelos novos conceitos de gestão. Embora seja questionada a sua aplicação em alguns setores da economia, a Logística Reversa (LR) precisa ser mais vivenciada e explorada, para que a mesma esteja de acordo com as exigências sociais, ambientais e legais, na tentativa de serem mais sustentáveis e competitivas. Com o aumento do consumo exacerbado devido a acessibilidade as tecnologias que estão em constantes mudanças, e que ocasionam consequentemente, um elevado índice de descarte indevido, fazendo com que as organizações busquem um equilíbrio entre os aspectos econômicos e desenvolvimento sustentável, satisfazendo às demandas de consumidores cada vez mais conscientes e preocupados com as futuras gerações. Assim, áreas como a logística reversa de pós-consumo vem ganhando destaque e o envolvimento de todos na cadeia de suprimentos é essencial para que essa prática se torne uma viável ferramenta de gestão. O intuito desse trabalho é diagnosticar as limitações e oportunidades presentes nas práticas de Logística Reversa, fazendo uma comparação entre duas indústrias de diferentes setores da economia. Para isso foram escolhidos dois setores: o de produtos químicos – Di química LTDA, e o de fabricação de móveis para instalações comerciais – Serrameg. O propósito é comparar duas situações divergentes sobre a ótica da cadeia produtiva. O primeiro caso tem como foco os materiais e embalagens utilizados pela empresa que regressam, ou não, ao ciclo produtivo. No segundo, a pesquisa estuda se a empresa direciona ações em relação ao retorno e descartes de produtos de pós-consumo. O método utilizado foi o estudo comparativo com realização de entrevistas com os gestores, e os dados foram descritos através de quadro comparativo, finalizando com considerações e perspectivas referentes ao assunto. Os principais resultados apontam que as práticas da logística reversa ainda precisam ser mais incentivadas pelas políticas públicas quanto ao descarte adequado dos resíduos geradas pela cadeia produtiva, e que as empresas precisam se conscientizar e adequar seus processos a essa prática gerencial.
- ItemProdução mais limpa: eficiência ambiental na produção das indústrias de cerâmica vermelha em Guanambi – Bahia(2014-08-08) Silva, Quézia Moreira; Azevedo, Raiane de Carvalho; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério SantosA busca constante das organizações por melhorias em seu processo organizacional tem gerado uma concorrência acirrada entre empresas das mais diversas categorias. O planejamento empresarial é imprescindível para o sucesso nos procedimentos realizados internamente, principalmente no que se refere ao processo produtivo, o qual deve estar ligado diretamente às questões ambientais. A produção mais limpa visa uma produção eficiente reduzindo ao máximo os desperdícios, os resíduos gerados durante o processo produtivo e os impactos causados ao meio ambiente. Baseando-se na importância do comércio local na microrregião de Guanambi – BA, o presente trabalho buscou por meio de um estudo comparativo entre três empresas do ramo de cerâmica vermelha, conhecer o seu processo produtivo e os meios adotados pelas empresas, para a produzirem de forma limpa. As pesquisas especificaram que nas empresas investigadas existe conhecimento sobre algumas técnicas de produção mais limpa, mas devido a diversos fatores não são colocadas em prática. O resultado desde estudo é uma explicação sucinta da metodologia da produção mais limpa no processo produtivo e as consequentes melhorias geradas por esse método.
- ItemRecrutamento e seleção de pessoas: um estudo comparativo nas empresas Cerâmica Betel e Cerâmica Oliveira de Guanambi-BA.(2013-12-17) Almeida, Naiara de Fátima Freitas; Pinheiro, Sueli Lago; Leite, Carlos Fernando Faria; Marques, Rogério Santos; Cruz, João Hélio Reale daAs pequenas empresas não estão acostumadas a desenvolverem técnicas de recrutamento e seleção e a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos. Sabe-se que a falta de recrutamento e seleção pode trazer sérios prejuízos para as empresas tais como: clientes insatisfeitos com os serviços ofertados, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoal e pessoas ocupando funções que não condizem com suas capacidades e habilidades. Vive-se em uma época em que os avanços tecnológicos estão cada vez mais impulsionando as empresas a reestruturarem a maneira de gerenciar seus empreendimentos, para que assim consigam tornarem-se competitivas frente aos seus concorrentes, nesse cenário, as pessoas são consideradas verdadeiro capital humano, peças fundamentais para o sucesso das empresas, contribuindo de forma significativa para o alcance dos objetivos organizacionais. O objetivo desse trabalho é analisar os métodos utilizados pela empresa Cerâmica Betel e Cerâmica Oliveira de Guanambi-Ba para realizar o processo de recrutamento e seleção de colaboradores no ano de 2013. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa a metodologia consistiu de um corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo comparativo. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista com os gestores de RH de ambas as empresas e de questionários aplicados aos colaboradores das mesmas. A pesquisa revelou que o processo de recrutamento e seleção utilizada pelas empresas é pouco profissionalizado. As empresas preferem utilizar o método de indicação de seus próprios funcionários que normalmente trazem seus parentes ou conhecidos, ou, o de indicação espontânea, esses procedimentos não necessariamente selecionam os colaboradores de modo a reconhecer os seus potenciais para a função ora pleiteada o que pode acarretar o não atendimento dos objetivos organizacionais, sendo indispensável que as cerâmicas reavaliem e revejam os métodos utilizados para que assim, os objetivos das empresas sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor os métodos utilizados pelas indústrias da região para agregar pessoas.
- ItemA responsabilidade social empresarial nas indústrias de cerâmicas de Guanambi – BA(2011-10-07) Rocha, Daiane Lobo; Fernandes, Marcus Vinícius Silva; Correia, Zeliane Ribeiro; Montalvão, Vânia; Leite, Carlos Fernando Faria; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério SantosO presente estudo aborda um tema de grande relevância, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que ganhou impulso no Brasil a partir da década de 90, através da crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e com a adoção de posturas éticas. A RSE apresenta-se como uma nova forma de gerir os negócios, através do compromisso contínuo com o mundo atual e das gerações futuras. As empresas buscam se adequar a esse novo modelo de gestão visando adquirir um diferencial competitivo, perante outras organizações, e o reconhecimento da sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, o presente trabalho consiste em identificar a percepção das indústrias de cerâmicas de Guanambi quanto à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com momentos quantitativos, sendo o estudo do tipo exploratóriodescritivo. A pesquisa bibliográfica fundamentou o trabalho, reunindo fontes acessíveis sobre a natureza do tema, sendo complementada por pesquisa de campo, onde os dados primários foram coletados através de questionário composto por 30 questões abertas e fechadas. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento acerca do tema e sua importância, bem como o confronto de teorias com a prática atual das empresas selecionadas para que as mesmas possam repensar suas atividades e processos na busca do desenvolvimento sustentável.
- ItemResponsabilidade social: um estudo de caso na empresa renova energia(2013-12-20) Santos, Crislane Pereira dos; Soares, Ednéia de Souza; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Lago, Suely; Marques, Rogério SantosO Objetivo da pesquisa visa discutir de maneira singular a lógica da responsabilidade social empresarial na perspectiva descritiva e crítica nas regiões circunvizinhas que têm projetos sociais desenvolvidos pela empresa. No contexto econômico em que as empresas estão inseridas atualmente, a responsabilidade social surge como um diferencial competitivo. Este tipo de ação envolve e favorece a sociedade com os projetos desenvolvidos. O presente trabalho apresenta o resultado do estudo sobre as ações de Responsabilidade Social da empresa Renova Energia, e se essas beneficiam de fato os grupos de interesse pesquisados. Buscase em um primeiro momento avaliar através de entrevistas semiestruturadas junto ao gerente da Renova Energia e também pela aplicação de questionário com o quadro corporativo e terceirizado, e comunidade beneficiada, composta pela população de Guanambi e Caetité quais são os projetos praticados pela empresa e como este beneficiam o público envolvido. Após a análise criteriosa dos dados obtidos em campo foi constatado que de fato a Responsabilidade Social é praticada pela empresa e que esta vislumbra o bem estar de seus funcionários e consumidores, o que contribui para a satisfação dos seus stakeholders.
- ItemSatisfação no atendimento: um estudo comparativo em empresas varejistas de eletroeletrônicos de Guanambi-Bahia(2013-08-07) Souza, Carla Delane Batista de; Santos, Joseane Aparecida Pereira dos; Marques, Rogério Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro, Sueli LagoO presente trabalho apresenta o resultado do estudo comparativo sobre a influência que um atendimento de qualidade representa na satisfação do cliente do setor varejista de eletroeletrônicos em algumas empresas da cidade de Guanambi – Bahia. O Objetivo da pesquisa foi analisar o nível de satisfação no atendimento ofertado aos clientes, bem como posicionamento dos gerentes e funcionários envolvidos no estudo, utilizando assim, como instrumento de pesquisa, entrevistas semiestruturada junto aos gerentes e funcionários das referidas empresas e também de questionário aplicado aos clientes. A abordagem proposta e a teoria de autores permitem uma análise das transformações enfrentadas pela nossa sociedade e suas eventuais consequências, fato este implicador no gradativo processo de evolução no relacionamento cliente e organização. O resultado da análise inferencial dos dados mostrou a necessidade do investimento na satisfação do cliente das empresas deste segmento comercial, fazendo do mesmo uma meta, pois a satisfação do cliente produz recompensas reais para a organização em termos de fidelidade e criação de uma boa imagem.