Navegando por Autor "Marques, Paulo César Pedroza"
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- ItemEducação, comunicação e práxis: desafios e possibilidades de uma formação educomunicativa(UNEB, 2017-02-27) Marques, Paulo César Pedroza; Borges, João José de Santana; Gomes, Gislene Moreira; Barreto, Alexandre FrancaAs crianças e jovens mostram-se cada vez mais atraídos e familiarizados com as diferentes linguagens do universo comunicacional e tecnológico, o que atribui à escola o desafio de dialogar com essa realidade. Por isso, objetivamos aqui, compreender como a inserção da educomunicação no ambiente escolar pode se tornar uma forma de ensino-aprendizagem que estimule a participação dos estudantes e propicie uma formação mais crítica em relação aos conteúdos midiáticos. Nessa perspectiva, contamos com a contribuição de autores como Ismar de Oliveira de Soares, Jesús Martin-Barbero, Mário Kaplún, Paulo Freire, entre outros, os quais foram determinantes para o processo de problematização do campo em estudo. Assim, buscando ampliar as possibilidades de compreensão do potencial educomunicativo no contexto escolar, elegemos a Escola de Formação Técnica Juazeirense (EFTJ)1, em Juazeiro-BA, como lócus desta pesquisa, espaço no qual colocamos em prática um projeto de educomunicação construído coletivamente em parceria com estudantes e professores. Para isso, utilizamos como referencial metodológico, sobretudo, a pesquisa-ação e a etnometodologia, abordagens imprescindíveis à realização de uma pesquisa qualitativa construída em conjunto com outros atores sociais. Os resultados obtidos evidenciam que o trabalho fundamentado na tríade educação, comunicação e práxis faz-se cada vez mais urgente e necessário para a formação dos educandos, sendo possível realizá-lo por meio da ação conjunta entre sujeitos que partilham de uma “intencionalidade” educomunicativa indispensável à transformação dos espaços verticalizados do conhecimento. Processo que se tornou visível através do planejamento e implementação das oficinas desenvolvidas na escola, as quais nos ajudaram a perceber a educomunicação enquanto um ideal de relações inclusivas, que perpassam pela integração de diversas aprendizagens, entre elas, a midiática