Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marques, Jurema Machado"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas curriculares na EJA: novas proposições
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-11) Marques, Jurema Machado; Alves, Erica Valeria; Viñal Junior, José Veiga ; Guerra, Denise Moura de Jesus
    Este estudo buscou respostas ao seguinte questionamento: como a Proposta Curricular da EJA está presente ou não em suas relações com as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes, em sala de aula? Dentre os autores que fundamentaram a temática os principais foram Sacristán (2013), Macedo (2013), Silva (2010), Oliveira (2007) e Dantas (2012). Por meio de um estudo colaborativo foi realizada uma intervenção com cinco educadoras e educadores do Colégio Estadual Dr. Eduardo Bahiana, localizado no bairro Cajazeiras, em Salvador. Os diálogos das sessões de intervenção foram transcritos e analisados qualitativamente. Entre os resultados, destacam-se a tomada de consciência da responsabilidade de cada sujeito (sistema, professor e estudante) em relação à construção do currículo da EJA, que pode ser realizado dentro da escola, considerando suas demandas e possibilidades. Os professores reconheceram, a partir da intervenção, que um currículo que reproduz uma ideologia dominante, mediante organização e fragmentação de conteúdos delimitados por disciplinas, se revela discriminatório, uma vez que não leva em conta as diversidades e particularidades dos jovens e adultos que atendem.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais