Navegando por Autor "Mariano, Luciana Vieira"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade na relação professor-aluno no curso de letras - Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Elinara Barbosa Alves dos; Mariano, Luciana Vieira; Neto, João Evangelista do Nascimento; Ignacio, JuanO presente trabalho trata-se a respeito das emoções na relação professor-aluno. O termo professor-aluno remete a um elemento fundamental nessa relação, a interação. O interesse pelo tema proposto surgiu no semestre 2016.2 onde pude perceber que a afetividade é essencial no processo de ensino e aprendizagem para que o aluno se sinta motivado e incentivado. Dessa observação surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são as percepções de docentes e discentes acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores no curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB? Assim, o objetivo geral desse trabalho consistiu em compreender as percepções desses sujeitos acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores desse curso e, para obter os resultados foi necessário discutir o papel da afetividade na relação professor-aluno; observar as concepções de afetividade e sua importância para docentes e discentes do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB e, analisar a partir dessa observação, a percepção dos mesmos acerca desse tema. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram Wallon (2007), Chalita (2014), Freire (2003), Cunha (2017), Piaget (1896-1980), Sarráis (2018), Goleman (1995). A pesquisa desenvolvida neste trabalho foi de caráter qualiquantitativa na qual o procedimento utilizado para a coleta de resultados foi um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que a presença da afetividade na relação de professor-aluno permite que os alunos se sintam mais confiantes e motivados a continuar seus cursos e superar suas dificuldades.
- ItemA formação de professores de E/Le para a inclusão de alunos com deficiência na escola regular(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Machado, Everton Almeida; Mariano, Luciana Vieira; Lopes, Angélica Sílvia de Jesus; Mercês, Daiana Araújo de Lima dasO presente trabalho, intitulado A formação de professores de E/LE para inclusão de alunos com deficiência na escola regular, pauta-se na discussão e análise da formação dos discentes e egressos do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que tem como fator motivador o meu trabalho como cuidador/ auxiliar de um aluno com deficiência. E nesse contexto trago como objetivo geral compreender se os egressos e os alunos desse curso se sentem preparados para trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Foi realizada, nesse estudo, a discussão da formação de professores, da formação de professores de ensino de língua espanhola e a inclusão de alunos com deficiência e a avaliação se os egressos e alunos consideram que os conteúdos relacionados à educação inclusiva foram suficientes para prepara-los para a inclusão do aluno com deficiência. A metodologia da pesquisa está inserida no método qualitativo. O instrumento de geração de dados dessa pesquisa foi um questionário. O resultado dessa pesquisa reafirma que o Curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V do DCH-V não prepara os alunos para trabalhar com a educação inclusiva.
- ItemA história da (des)Inserção da língua espanhola no currículo da educação brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Brito, Gislane Silva; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO interesse pelo desenvolvimento de uma pesquisa com esse tema surgiu a partir do contato com questões relacionadas à oferta da língua espanhola na Educação Básica no componente curricular Políticas Públicas ofertado no quarto semestre do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir desse contato, surge o objetivo geral desse estudo que consiste em compreender as percepções dos professores de E/LE em formação acerca da importância da oferta do espanhol nas escolas e dos prejuízos da não obrigatoriedade dessa oferta e, para isso, foi necessário avaliar a importância da língua espanhola e a história de sua oferta na educação brasileira e observar as percepções de professores em formação acerca do contexto de (não) oferta da língua espanhola na Educação Básica. Essa pesquisa está fundamentada na Lei 9.394, na Lei 11.161/05, na Lei 13.415 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores que tratam da importância da oferta da língua espanhola na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que os participantes da pesquisa estão cientes da luta para a reinserção da mesma no currículo da educação brasileira e reconhecem que a falta dessa oferta traz prejuízos para a vida profissional, pessoal e intercultural dos alunos.
- ItemAnálise de erros realizados por estudantes do curso de licenciatura em letras com Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-08) Conceição, Caroline dos Santos; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Mariano, Luciana Vieira; Paim, Maria Avani NascimentoO presente estudo teve como objetivo geral, desenvolver e analisar os principais erros cometidos por estudantes do curso de Licenciatura em Letras com Espanhol em seu processo de produção escrita. A metodologia empregada trata-se de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de caráter qualitativa/quantitativa. Esta pesquisa fundamentou-se na análise dos principais erros cometidos pelos discentes de Língua Espanhola (LE), no seu processo de produção escrita. Utilizamos o questionário estruturado, seguido da produção de um texto escrito em língua espanhola com o tema único, “O impacto da pandemia COVID-19 na sua vida’’, onde pudemos analisar e classificar os erros cometidos por esses aprendizes, verificando até que ponto a influência da língua materna (LM), pode interferir no ensino e aprendizado em uma língua estrangeira. Para tanto se fez necessário a discussão de fatores relacionados à aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, a interlíngua e análise de erros. O local de investigação foi a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus V do Colegiado de Letras- Língua Espanhola e Literaturas. Os sujeitos da pesquisa foram as graduandas do 8º semestre do curso de Espanhol que estavam no nível avançado da língua Espanhola.
- ItemAs imagens pictóricas de Frida Kahlo como ferramenta de ensino do Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-05) Jesus, Silvania Ribeiro de; Filho, José Francisco da Silva; Lopes, Angélica Silva de Jesus; Mariano, Luciana VieiraEste trabalho trata-se em verificar o uso de artes plásticas como ferramenta de ensino do espanhol como língua estrangeira. Seu objetivo geral é mostrar como as imagens pictóricas produzidas por Frida Kahlo podem ser utilizadas como estratégias didáticas para professores de espanhol e, para obter os resultados, foi necessário: discutir sobre artes plásticas e ensino de línguas; analisar vida e obra da pintora Frida Kahlo, assim como o contexto histórico de seu país; apresentar uma sequência didática de aula de ELE utilizando pinturas dessa artista mexicana. Para fundamentação teórica recorremos a autores como Santos (2003), Sousa (2013) Nunes (2019), Herrera (2011) Paraquett (2004), Brognoli (2009). Para isso, fizemos tanto pesquisa bibliográfica como pesquisa de campo, que se deu em forma de uma oficina para alunos iniciantes da língua espanhola. O resultado final desse estudo demonstrou que as obras da artista podem servir como ferramenta para auxiliar o professor nas aulas de espanhol básico, por apresentarem uma riqueza temática que pode ser aplicada no ensino e aprendizagem de Espanhol Básico, como Língua Estrangeira (E/LE).
- ItemAs possíveis influências da língua galega no Léxico Soteropolitano(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-13) Barbosa, Iasmim Ellen Santos; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoO tema dessa pesquisa é relacionado à linguística e às variações da língua, e a motivação desse estudo surge do meu interesse em estudar essas variações no uso cotidiano da língua em Salvador. Surge assim a pergunta desse trabalho: Como o galego está incorporado ao vocabulário soteropolitano? Dessa forma o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar como o galego está incorporado a esse vocabulário e seus objetivos específicos consistiram em discutir a história da língua galega, partindo do processo histórico do surgimento das línguas românicas, e observar como as palavras do galego estão incorporadas ao vocabulário das pessoas que vivem em Salvador. A metodologia aplicada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Esse trabalho se justifica pela importância de conhecermos o processo de formação de nossa língua. Os resultados preliminares desse estudo demonstraram que o galego está incorporado em diferentes expressões utilizadas no cotidiano dos soteropolitanos.
- ItemContação de histórias como estratégia ativa de aprendizado de língua inglesa no contexto do ensino infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Graciele Costa; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Mariano, Luciana Vieira; Oliveira, Rosemary Lapa deO presente estudo traz uma discussão sobre a contação de histórias como estratégia para a aprendizagem de Língua Inglesa no contexto infantil, com a utilização de referencial bibliográfico propondo o ensino de uma segunda língua de maneira recreativa, adotando as metodologias ativas através de oficinas de histórias infantis com adaptações visando o ensino de inglês para crianças de 6 e 7 anos, cujo são falantes de Língua Portuguesa. Este trabalho contextualiza o processo de aprendizagem no aspecto intelectual, emocional e social de maneira teórica e prática que estão presentes na descrição de três oficinas de contação de histórias, com a utilização de 2 horas /aulas para cada uma. Assim, objetivando o auxílio aos docentes sobre formas de despertar o interesse e manter a atenção dos alunos do começo ao fim, a partir das técnicas de contação de histórias, além de avaliar o aprendizado dos discentes, por meio de atividades lúdicas de pós-história. Esta pesquisa conta com as contribuições teóricas dos autores Abramovich (2001), Bettelheim (2019), Busatto (2006), Coelho (2000), Moran (2017), Wright (1995) dentre outros.
- ItemDa cultura na formação dos professores de E/Le à possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de Espanhol na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Laís Ferreira dos; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO fator motivador dessa pesquisa foi o meu contato com estudantes a partir da realização de um Estágio Supervisionado e a observação, através dessa experiência, de que a inserção de conteúdos referentes às culturas dos povos de LA pode tornar o aprendizado de uma LE mais significativo e motivador. Surge assim o problema dessa pesquisa: Como a cultura tem sido trabalhada na formação dos professores de E/LE e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir da celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil? Dessa forma seu objetivo geral consiste em compreender como a cultura tem sido trabalhada nessa formação e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir dessas celebrações e, para tanto, foi necessário: discutir a importância da cultura no ensino de E/LE e observar como a cultura é trabalhada no curso de graduação de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V da UNEB e as percepções dos alunos desse curso sobre a possibilidade de trabalhar a interculturalidade a partir de manifestações culturais do México e Brasil acerca da morte. Essa pesquisa está fundamentada em Paraquett (1998), Siqueira (2012), Matos (2008) e Mariano (2017). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa e como procedimento foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica e uma Pesquisa de Campo. O resultado demonstrou que a cultura dos povos de LA é pouco trabalhada durante todo o curso e que, como consequência, embora os professores em formação compreendam a contribuição e a possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir das discussões sobre a celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil, somente quatro pontuaram as contribuições desse trabalho relacionadas à atividades que envolvam tanto a língua quanto a cultura dos povos de LA.
- ItemEducação inclusiva: o ensino de língua inglesa para alunos autistas em escolas regulares.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Santos, Leila Bastos dos; Mariano, Luciana Vieira; Caribé, Jamily Vasconcelos; Ferreira, Perminio SouzaA Educação Inclusiva tem sido um tema recorrentemente discutido nos cursos de licenciatura porque a presença de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e, dentre eles, estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma realidade cada vez mais presente nas escolas. Diante dos fatos explicitados anteriormente surge à problemática desta pesquisa: Como se dá o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino de língua inglesa em escolas regulares? Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender como se dá o processo de inclusão desses alunos no ensino de língua inglesa em escolas regulares e os objetivos específicos corresponderam a realização de uma discussão acerca de questões relacionadas ao TEA, à educação inclusiva e ao ensino de língua inglesa para estudantes com autismo e à avaliação como esses professores têm planejado e ministrado suas aulas em salas com estudantes com autismo. Esse estudo foi fundamentado em Cunha (2015), Locatelli e Vagula (2009), Marchesi (2004), Mendes e Oliveira (2020), Souza (2009) e Kirst (2015) e em documentos que tratam dos direitos de pessoas com deficiência e neurodiversas. Para alcançar os objetivos acima descritos foi realizada uma Pesquisa Qualitativa onde utilizamos como procedimento a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa de Campo. Os resultados obtidos demonstram que, apesar dos professores não possuírem formação adequada para ensinar alunos com Transtorno do Espectro Autista, se mostram engajados em inserir tais alunos de forma ativa e não excludente.
- ItemNarrativas de professores das salas de recursos multifuncionais sobre suas experiências com alunos em situação de inclusão(2020-05-29) Mercês, Daiana Araújo de Lima das; Silva, Luciene Maria da; Dias, Viviane Borges; Mariano, Luciana VieiraEste estudo objetiva analisar as narrativas das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais sobre preconceito e inclusão vividos/relatados pelos alunos em situação de inclusão. Neste sentido, a partir das narrativas das docentes buscou-se responder a seguinte pergunta: Como os professores das Salas de Recursos Multifuncionais significam os relatos dos alunos em situação de inclusão sobre preconceito e inclusão? Como objetivos específicos, visamos refletir acerca do papel das Salas de Recursos Multifuncionais para a inclusão escolar dos estudantes em situação de inclusão; discutir concepções teóricas sobre preconceito e inclusão no contexto educacional; identificar e analisar nas narrativas de professores das Salas de Recursos Multifuncionais as situações de preconceito e inclusão relatadas pelos alunos. O referencial teórico e metodológico esteve fundado em alguns teóricos da Teoria Crítica da Sociedade, dentre eles podemos destacar Adorno e Horkheimer e alguns pesquisadores sobre preconceito e Educação Inclusiva, a exemplo de Crochík. Participaram como sujeitos da pesquisa seis professoras das SRM’ s em seis escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Os resultados revelaram que a maioria das professoras das SRM’s não tem considerado em sua ação pedagógica as narrativas dos alunos com deficiência sobre as situações de preconceito por eles vivenciadas nas salas comuns. Espera-se com este estudo que as professoras possam refletir acerca de uma formação que vise a emancipação e o desenvolvimento de uma consciência crítica a fim de os estudantes possam identificar e questionar os constastes sociais que asseveram o preconceito nas escolas.
- ItemO acesso e permanência de estudantes TEA nos cursos de língua estrangeiras no DCH V(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Costa, Rayza Fonseca de Araujo; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Rosana Souza; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoO interesse por desenvolver esta pesquisa surgiu através da curiosidade de entender o motivo das dificuldades dos aprendizes brasileiros na pronúncia da língua espanhola, e por notar que mesmo em níveis mais avançados nas Licenciaturas de Letras-Espanhol as dificuldades permanecem. Dessa forma surge a pergunta dessa pesquisa: Em que medida a aprendizagem do componente fônico contribui na pronúncia da língua espanhola? Portanto, foi estabelecido como objetivo geral evidenciar a contribuição do componente fônico para aprendizagem da pronunciação da língua espanhola para estudantes brasileiros, assim, foram determinados os seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar as bases teóricas responsáveis por explicar a aprendizagem fônica 2. Evidenciar as dificuldades de percepção e produção dos sons vocálicos de E/LE por brasileiros e 3. Verificar como pesquisas recentes se utilizaram da fonética e ou fonologia, para resolver dificuldades de pronúncia de brasileiros aprendendo espanhol. Para conseguir alcançar tais objetivos foi escolhida a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória como proposta metodológica. Através do estudo realizado foi concluído que a aprendizagem do componente fônico quando feita de modo assertivo contribui muito na pronúncia da língua espanhola, uma vez que permite que o aprendiz tenha conhecimentos suficientes que o possibilite perceber características da LE que são diferentes da LM. O que é essencial na aprendizagem da língua espanhola por brasileiros por conta da interfonologia existente entre o PB e o espanhol.
- ItemO estágio supervisionado como espaço de desenvolvimento do senso crítico reflexivo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Alvaia, Marta Carine Oliveira; Mariano, Luciana Vieira; Mercês, Daiana de Araújo de Lima das; Silva, Rosana SouzaO fator motivador desse trabalho foi a minha primeira experiência em sala de aula e as contribuições da disciplina Estágio Supervisionado I para o desenvolvimento e aprimoramento do meu senso crítico-reflexivo e para minhas novas vivências na sala de aula. Desse fator motivador surgiu o objetivo geral compreender qual é a importância do estágio supervisionado para os alunos e egressos do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas para o desenvolvimento de seu senso crítico/reflexivo. Os objetivos específicos consistiram em discutir o papel do Estágio Supervisionado na formação de professores e dos professores de E/LE, realizar um levantamento dos alunos do curso de Letras Língua Espanhola e Literaturas que já realizaram o Estágio Supervisionado I, que corresponde ao estágio de observação do curso e observar que reflexões têm sido geradas por esses alunos a partir desse estágio. Através de uma Pesquisa Qualitativa, que utilizou como procedimento a Pesquisa de Campo e como instrumento de coleta de dados o questionário, concluímos que estudantes e egressos desse curso reconhecem a importância do Estágio Supervisionado para o desenvolvimento do seu senso crítico-reflexivo e percebem essa contribuição a partir da possibilidade de refletir e avaliar a prática do professor de E/LE.
- ItemRepresentações sociais em Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-01-05) Conceição, Bárbara Souza dos Santos; Lopes, Angélica Silvia de Jesus; Mariano, Luciana VieiraEste trabalho trata-se de uma pesquisa sobre Representações Sociais na obra Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes, no primeiro volume, que foi publicado em 1605. Nesta obra cervantina, observaremos os personagens Sancho Pança e Dulcinéia, pois os consideramos relevantes para discorrer sobre o tema proposto. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender como esse autor aborda os problemas sociais na Espanha do século XVII na sua mais consagrada obra. Para tanto foi necessário discutir: a importância dessa obra literária; observar a vida e trajetória do autor; realizar um estudo dos problemas sociais da Espanha daquela época mais detidamente nos personagens Sancho y Dulcinéia. Nossa metodologia se pauta em pesquisa bibliográfica qualitativa. Este trabalho está dividido em três capítulos acrescidos de introdução e das considerações finais. Primeiramente com o tópico da introdução, no segundo discorremos sobre a importância dessa obra clássica na época da sua publicação até os dias atuais. No terceiro, estudamos a vida de Cervantes e sua produção literária, bem como os problemas sociais da Espanha no momento em que escreveu o livro objeto desta pesquisa. Já no quarto e último, veremos o contexto social em Dom Quixote (Parte I), a partir da imagem retratada dos personagens Sacho Pança e Dulcinéia na obra seguido das considerações finais. Esse estudo nos permitiu constatar que essa literatura dialoga com a realidade, onde o autor, através de representações na vida dos personagens descreve os problemas sociais na ficção. Para a fundamentação teórica recorremos a autores como Serge Moscovici (1995), Marta Anádon e Paulo B. Machado (2003), Pedrinho Guareschi e Sandra A. Jovchelovitch (1995).