Navegando por Autor "Marcelino, Jacqueline Laranja Leal"
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- ItemAnálise do processo tradutório sob a perspectiva discursiva: reportagens turísticas da Revista Viver Bahia sobre festas populares(2011-08-16) Marcelino, Jacqueline Laranja Leal; Machado, Rosa Helena Blanco; Viana, Jorge; Teixeira, Maria da Conceição ReisA partir de estudo centrado em reportagens turísticas bilínguesimpressas, veiculadas na revista Viver Bahia, edições de janeiro e abril/maio, respectivamente edições nº 05 e 08 abordando asmaiores festas populares da Bahia: carnaval e São João, publicadas pela Bahiatursa, órgão oficial de promoção do turismo na Bahia, procede à análise do processo tradutório: português / inglês de textos de divulgação de turismo dirigido a leitores brasileiros e estrangeiros. Ostextos que compõem as supracitadas reportagens constituem o corpus da pesquisa. A análise dosdadosrealiza-se à luz do instrumental teórico-metodológico fornecido pela Análise deDiscurso da linha francesa nos moldes de Michel Pêcheux que dialoga com a concepção contestadorade tradução, também se opondo à concepção tradicional de tradução. Tecem-se, ainda, considerações teóricas sobre reportagens turísticas bem como sobre a natureza jornalística ou publicitária destas reportagens. Apartirda comparação entre ostextos em apreço, nas versões português/inglês, o processo tradutório é analisado como processo discursivo. Neste estudo evidencia-seque a tradução resulta da interpretação do tradutor,que está associada à sua interpelação,como sujeito, quanto às determinações sócio-históricas implicadas nesta dinâmica. Por sua vez, o discurso que resulta do processo tradutório representa uma possibilidade dentre outras oferecidas pelo interdiscurso ao sujeito-tradutor que dirá aquilo que lhe possibilita sua posição-sujeito no exercício de sua atividade
- ItemO Desenvolvimento moral das personagens Clarissa, de Mrs. Dalloway, e Joana, De perto do coração Selvagem, à luz da teoria uma voz diferente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-22) Bonfim, Isa Rocha; Santos, Valci Vieira dos; Castro, Andreia; Marcelino, Jacqueline Laranja LealA presente pesquisa trata-se de um estudo comparativo das obras Mrs. Dalloway e Perto do coração selvagem, com o propósito principal de explorar as personagens protagonistas das narrativas Clarissa e Joana, apontando as semelhanças, diferenças e dilemas vividos por ambas em um contexto social, marcado pelo patriarcado no período do século XX. A análise comparativa recorre ao suporte teórico comparatista da obra Uma voz diferente: Teoria psicológica e o desenvolvimento feminino da escritora Carol Gilligan, assim, investiga-se as motivações para que as vozes Clarissa Dalloway e Joana terem sido silenciadas. A obra Mrs. Dalloway é considerada um dos romances modernistas mais conhecidos e importantes do século XX. O livro é de autoria escritora britânica Virginia Woolf, a obra foi escrita e publicada na década de 1929. Perto do coração selvagem foi o primeiro romance publicado da escritora Clarice Lispector no ano de 1943. A obra marcou a literatura brasileira pelo estilo de escrita introspectivo da autora e pelo uso da técnica literária fluxo de consciência. Carol Gilligan (2021) apresenta em Uma voz diferente um estudo voltado ao comportamento moral feminino, trazendo reflexões sobre a vivência da mulher, que não é somente um reflexo do homem. A autora retrata que a voz feminina também é silenciada pelo sistema patriarcal, que domina a sociedade através dos tempos, fazendo com que não haja um espaço merecido para que essa voz diferente seja escutada. A definição de Gilligan sobre o desenvolvimento da moralidade feminina pode ser investigada por meio das personagens de Clarissa e Joana. Nos romances selecionados, é possível perceber a influência do sistema patriarcal que limitou a vida das mulheres durante séculos. Identifica-se através das personagens centrais das obras e de outras personagens das narrativas, as marcas profundas de uma sociedade cujas mulheres são limitadas em quase todas as posições. Para investigar as marcas patriarcais nos romances, busca-se o auxílio de Lerner (2019), que faz um estudo da origem do patriarcado. Saffioti (2015), por sua vez, analisa as consequências desse sistema na vida social das mulheres. Ademais, Gilligan (2021) explica como a voz diferente precisa ser ouvida diante uma realidade patriarcal. Dessa forma, esse estudo busca identificar como as “vozes diferentes” de Clarissa e Joana foram silenciadas pela sociedade do século XX.