Navegando por Autor "Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa"
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- ItemAções afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. Vol.2(2021-12) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Santos, Dina Rosário dos; Oliveira, Iris Verena Santos deNo livro, as Ações Afirmativas são tratadas como políticas públicas para a promoção de oportunidades para pessoas empobrecidas, negros(as), indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas com deficiência, LGBTQI+ que se propõem a construir estratégias de reparação às discriminações historicamente produzidas no país, ao passo em que buscam romper o ciclo de reprodução das desigualdades. Os capítulos se dividem em duas faces. Em "Ações Afirmativas: Políticas Institucionais" os(as) autores(as) tratam das estratégias para equidade construídas através da institucionalização de legislações e execução de programas e projetos que indicam o fluxo molecular das disputas nas instituições de ensino. Já a segunda face do espiral de ações afirmativas articuladas no livro aponta para experiências de estudantes cotistas. Assim, pesquisadores(as), extensionistas e estudantes registram as movimentações e desejos mobilizados nos espaços institucionais, em suas lutas para existir como estudantes cotistas
- ItemDo campo ao campus: condição de permanência estudantil na universidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-21) Rios, Valdimécia Maria Mota; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Maraux, Amélia Tereza Santa RosaEste relatório técnico apresenta uma pesquisa concluída que se propôs a analisar e contribuir com estratégias para melhorar a permanência de estudantes oriundos do campo nos cursos de graduação do Departamento de Educação - DEDC - Campus XIV. O objetivo principal foi investigar os desafios enfrentados por esses estudantes ao longo de sua trajetória na graduação. Os objetivos específicos incluíram a análise do papel social das universidades no Brasil, a exploração da questão da permanência estudantil nas universidades brasileiras e a compreensão dos conceitos relacionados aos povos do campo e à itinerância acadêmica. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica baseada no Materialismo Histórico Dialético – MHD, permitindo uma análise profunda e abrangente de um fenômeno social. Ela incorporou tanto métodos quantitativos quanto qualitativos, incluindo a revisão bibliográfica de autores relevantes, como Arroyo (1998); Caldart (1999; 2004); Freire (1985; 2004; 2011); Ribeiro (1982); Santo (2020), entre outros. Como parte da pesquisa, foram utilizados dispositivos para analisar as dificuldades, desafios e expectativas dos estudantes, além de revisar documentos relacionados à vida universitária, como Editais, Projetos de cursos e dados dos alunos, obtidos por meio do sistema SAGRES. O resultado final foi a produção de um relatório técnico que documentou a história da permanência universitária no Departamento de Educação - Campus XIV. Este relatório técnico serve como base para análises futuras e a elaboração de planos de ação destinados ao público do campo, visando melhorar a experiência acadêmica e a permanência desses(as) estudantes na universidade. Portanto, esta pesquisa objetiva fornecer subsídios para intervenções concretas e eficazes na promoção da permanência exitosa dos(as) estudantes oriundos/as do campo nos cursos de graduação do Departamento de Educação - Campus XIV
- ItemSérie Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos_“Diferenças e Práticas Formativas”. Vol 1(2019-11) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Oliveira, Iris Verena Santos de; Silva, Marta Enéas daO primeiro volume da Série Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos reúne onze artigos articulados em torno do eixo temático “Diferenças e Práticas Formativas”. Contempla relatos de pesquisa, ensino e extensão resultantes de atividades realizadas em universidades, escolas, terreiros de candomblé, organizações não governamentais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e nas ruas. As práticas formativas apresentadas são atravessadas pelas diferenças, cuja definição conceitual compreende a atuação de sujeitos que acionam marcadores sociais como potência, visando o alcance da equidade, a partir de práticas emancipatórias, entre as quais a educação ocupa importante papel. Os artigos foram produzidos no âmbito de instituições de ensino superior da Bahia e evidenciam a atuação de pesquisadores(as) e estudantes na luta por Educação e Direitos Humanos.