Navegando por Autor "Malra,, César Alexandre Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemQ-Matrix: um jogo de tabuleiro integrado a uma unidade de ensino potencialmente significativa para uma abordagem de conceitos de computação quântica no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-25) Malra,, César Alexandre Oliveira; Trindade,, Marco Antônio Silva; Jesus, José Carlos Oliveira de; Silva, Eliene Maria da; Nascimento, Wallas SantosEste trabalho tem como proposta aplicar uma sequência didática, tendo como recurso didático um jogo para favorecer a abordagem de conceitos de computação quântica, uma vez que vivemos em uma era digital na qual os produtos tecnológicos despertam extrema curiosidade pelos jovens. A computação quântica é uma tecnologia disruptiva, com significativo potencial de transformação social e que vem despertando sobremaneira o fascínio da juventude, sendo foco de intensa pesquisa científica no sentido do desenvolvimento de computadores com uma capacidade de processamento cada vez maior. O objetivo geral dessa pesquisa é aplicar uma proposta de sequência didática com conceitos da computação quântica como produto, e, como objetivos específicos, têm-se o ato de desenvolver uma sequência didática e aplicar um jogo de tabuleiro como recurso didático. Para consolidar esses objetivos, se adota uma metodologia qualitativa, baseada numa revisão de literatura sobre a computação quântica. Em seguida, fazse o detalhamento da sequência didática a ser aplicada (baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel) e a posterior intervenção com o produto educacional. As informações obtidas após a aplicação do jogo, ocorreu a análise das interações entre os discentes e deles com o produto educacional. Com a aplicação da sequência didática, observam-se indícios de aprendizagem significativa. Com a aplicação do jogo como recurso didático, percebe-se que houve um aumento da curiosidade dos estudantes em relação aos conceitos de computação quântica. Esse jogo permite aproximar cada vez mais um tema de extrema relevância da comunidade científica aos discentes do ensino médio. Há também, com o game, a possibilidade de trabalhar outros campos do saber (além das ciências exatas do conhecimento).