Navegando por Autor "Maia, Humberto Cordeiro Araújo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEntre algemas e liberdade: prática docente e uso do livro didático de geografia na educação de jovens e adultos-EJA em Serrolândia-Bahia(2016-11-29) Maia, Humberto Cordeiro Araújo; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, Wellington; Alves, Érica ValériaEste trabalho tem como objetivo principal investigar a prática docente em escolas do município de Serrolândia-BA, com foco no uso dos livros didáticos de Geografia na Educação de Jovens e adultos e identificar se os professores utilizam o Livro Didático na EJA; verificar se trabalham com o Livro de Geografia de forma contextualizada; perceber a influência deste recurso nas aulas de Geografia na EJA e construir Proposta Didático-Pedagógica para o ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da pesquisa, foram utilizados questionários semiabertos, além de observações dos espaços pesquisados, em especial salas de aula. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em cinco capítulos, os quais apresentam o percurso metodológico da pesquisa; algumas reflexões em torno da Educação de jovens e adultos e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de EJA; o uso do Livro Didático e o ensino de Geografia na EJA; a prática docente na Educação de Jovens e Adultos dos professores de Geografia do município; e, por fim, a Proposta Didático-Pedagógica para os Professores de Geografia da EJA, em Serrolândia-BA. Podemos afirmar que a presente investigação possui relevância para a comunidade local, sendo importante para o ensino de Geografia na perspectiva da EJA. Foram averiguadas as formas de utilização do Livro Didático, por meio de uma análise contextualizada no que se refere ao seu uso na modalidade de ensino em questão. Além disso, o produto final desta pesquisa – a Proposta Didático-Pedagógica desenvolvida para os professores de Geografia da EJA – dará subsídios para que os mesmos repensem suas práticas e adotem posturas capazes de tornar mais significativo o ensino na modalidade de ensino supracitada.
- ItemEu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: Abordagens do conceito de lugar na EJA(2023) Santos, Adelvan Ferreira; Santos, Simone Ribeiro; Portugal, Jussara Fraga; Sacramento, Ana Claudia Ramos; Maia, Humberto Cordeiro AraújoOs jogos sempre fizeram parte das relações sociais nas diferentes fases da vida e, aliados ao ensino de Geografia, possibilitam a aprendizagem significativa de conceitos basilares da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Deste modo, esta pesquisa tem a seguinte problemática: Como os jogos podem contribuir para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental II? O objetivo geral foi compreender as contribuições dos jogos para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade EJA, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, cujos procedimentos metodológicos estão ancorados no diagnóstico/questionário sobre a relação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do COMAGS com os jogos analógicos; adaptação de dois jogos a partir do referencial curricular do Município de Serrolândia que norteiam o planejamento da professora de Geografia do COMAGS de modo a contemplar os temas trabalhados pela docente a partir do conceito de Lugar; uso destes dispositivos didáticos pedagógicos nas aulas de Geografia nas turmas da EJA; questionários com os estudantes das quatro turmas onde foram utilizados dois jogos – Dominó geográfico e Trilha Serrolandense – com o intuito de verificar se estes dispositivos contribuíram para o aprendizado. Ademais, a professora de Geografia, responsável pelas turmas, foi indagada, por meio de entrevista semiestruturada, com o intuito e investigar como os jogos contribuíram com a sua prática docente, cuja análise possibilitou perceber que os jogos instigaram a maior participação dos estudantes nas aulas de Geografia e promovem aprendizagens significativas de temas geográficos com ênfase ao lugar de vivência dos estudantes.