Navegando por Autor "Magalhães, Eliseu Machado de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGuia pedagógico: o cemitério de Botuporã - BA como ferramenta pedagógica para o ensino de história e áreas afins.(2023-11-01) Magalhães, Eliseu Machado de Souza; Ribeiro, Márcia Cristina LacerdaEste guia, juntamente com dissertação de mestrado “Os mortos falam muito sobre os vivos”: o cemitério de Botuporã - Ba enquanto lugar de memória e ferramenta pedagógica para o Ensino de História, compreende o produto final produzido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VI, Caetité - BA, entre os anos de 2020-2023.
- Item“Os mortos falam muito sobre os vivos”: o cemitério de Botuporã — BA enquanto lugar de memória e ferramenta pedagógica para o ensino de história(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-01) Magalhães, Eliseu Machado de Souza; Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda; Borges, Maria Elizia; Miguel, Antonieta; Sampaio, Joslan SantosA escola do século XXI precisa adaptar-se aos novos tempos – a era da tecnologia, com alunos hiperconectados, capazes de, em um clique, ‘conferir’ o conteúdo da exposição feita pelo professor. O livro didático, que continua sendo um organizador importante de conteúdo, não consegue dar conta da dinamicidade que os novos tempos exigem. É necessário ampliar as possibilidades do ensino-aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular, documento norteador de todo processo escolar, apresenta possibilidades de melhoria. Todavia, para muitas realidades a construção de uma história com significado ainda está por ser escrita. Nesse sentido, essa dissertação pretende apontar alguns caminhos para a construção de uma história local do município de Botuporã, na Bahia, para tanto, destaca o cemitério, enquanto documento histórico, fonte de pesquisa e ferramenta de ensino-aprendizagem. Busca-se entender a construção dos espaços, suas divisões sociais, aspectos socioculturais, religiosos, tal como a questionável máxima de que a morte iguala a todos. Do ponto de vista estrutural, seguimos dois passos: a construção de um texto dissertativo e a elaboração de um guia didático. O próprio espaço cemiterial conduziu-nos às etapas de elaboração de subtemas ou questões de pesquisa em função de inúmeras visitas, da observação da divisão dos espaços e da composição dos variados elementos que se somam na organização do cemitério. Fomos construindo um acervo fotográfico e absorvendo o próprio desenho do cemitério e suas particularidades. Seguiu-se, então, todo um levantamento de material bibliográfico de referência para aprofundamento do conhecimento sobre o estudo do cemitério. Dessa maneira, os dados levantados foram analisados e interpretados pela teoria que sustenta essa pesquisa e da leitura da vasta bibliografia sobre a temática. Assim, identificamos a possibilidade de construir uma história local diante dos estudos cemiteriais, bem como utilizar o cemitério como ferramenta de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, elaboramos um guia didático, nosso produto educacional, apresentando possibilidades de exploração do cemitério como ferramenta de ensino por meio de uma seleção de temas e sequências didáticas.