Navegando por Autor "Magalhães, Darlene Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs "indígenas" de Moçambique: representações da dominação portuguesa nos Cadernos Coloniais (1930-1940)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Magalhães, Darlene Santos; Silva, Zoraide Portela; Santos, Edmar Ferreira; Figueiredo , Otto Vinicius Agra; Dutra , Nivaldo OsvaldoA presente dissertação tem por objetivo analisar as representações da dominação portuguesa sobre os povos de Moçambique a partir de uma seleção de textos publicados nos Cadernos Coloniais portugueses. Os objetivos específicos são: Evidenciar a forma que as identidades dos nativos são representada nos ‘Cadernos Coloniais’; Destacar o papel das Missões Católicas Portuguesas na constituição do colonialismo no mundo colonizado; Analisar as resistências dos povos africanos diante do Imperialismo português; Problematizar o quanto os Cadernos Coloniais reforçaram a ideia da superioridade cultural europeia no contexto imperialista. Nossa metodologia de pesquisa é a abordagem historiográfica. A corrente historiográfica focaliza a História Cultural, pois a pesquisa trata-se de estudar representações construídas no contexto imperialista. Os Cadernos Coloniais formam um conjunto expressivo de livros que abordam aspectos da presença portuguesa em África, do interesse pela geografia às culturas “indígenas”. As narrativas exploradas permitiram indicar que os textos publicados nesses cadernos construíram e/ou reforçaram estereótipos sobre os povos africanos a partir de valores exógenos e representações amparadas em discursos racistas, da mesma forma são capazes de mostrar como os envolvidos na empresa colonial portuguesa depreciavam e negavam a experiência histórica dos povos africanos. Desse modo, as evidências encontradas nas fontes apontam que essas representações tentavam difundir no Império português a imagem da dominação colonial como uma “missão civilizadora” e, portanto, positiva para os africanos. Essa pesquisa está embasada por, Roger Chartier (1988), Albert Memmi (2007), Frantz Fanon (2008) Edward Said (2011), Valdemir Zamparoni (2012), Aníbal Quijano (2005), Leila Leite Hernández (2010) e outros que contribuíram para a discussão do tema. Como forma de democratizar o uso dessas fontes na educação básica, foi criado um plano de intervenção com alguns direcionamentos sobre os usos dos Cadernos Coloniais. O material educativo tem como título: “Os usos dos Cadernos Coloniais portugueses na educação básica”. Tal abordagem metodológica busca contribuir para desconstrução de imagens negativas sobre a história da África. Esse material didático é destinado aos professores de História do Ensino Médio.
- ItemOs usos dos Cadernos Coloniais Portugueses na educação básica(2024-05-29) Magalhães, Darlene Santos; Silva, Zoraide Portela; Santos , Edmar FerreiraEste produto educacional intitulado “Os usos dos Cadernos Coloniais portugueses na educação básica” tem origem na dissertação de mestrado intitulada “Os ‘indígenas’ de Moçambique: Representações da dominação portuguesa nos Cadernos Coloniais”. Os Cadernos Coloniais formam um conjunto expressivo de livros que abordam aspectos da presença portuguesa em África, do interesse pela geografia às culturas “indígenas”. Acreditamos que os professores de história, de uma forma geral, enfrentam desafios em suas práticas; e esses desafios são ainda maiores quando se trata em estudar temas relacionados à história africana, visto que o livro didático ainda hoje tem uma abordagem mais eurocêntrica e não valoriza as experiências e a história do continente africano nos manuais escolares. Nesse sentido, os Cadernos Coloniais tem grande potencial no campo da pesquisa e do ensino. Este produto educacional apresenta um caminho metodológico que permite compreender um pouco acerca da história de Moçambique, sobretudo, no período colonial. A partir dessas fontes é possível compreender as relações entre Portugal-Moçambique, aspectos da identidade dos povos da colônia, sobre as missões religiosas portuguesas, sobre a companhia de Moçambique e a colonização de parte do território.