Navegando por Autor "Magalhães, André Ricardo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção e desconstrução de elementos geométricos: uma intervenção no ensino de geometria utilizando sequências didáticas híbridas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-18) Andrade, Silvana Almeida de; Magalhães, André Ricardo; Moreira, José Antonio Marques; Santos, Luiz Cláudio Macahdo dosA Geometria é muito importante para formação do raciocínio matemático e desenvolvimento de competências discentes essenciais no Ensino Fundamental, pois ela possibilita a compreensão do mundo e das suas formas. Contudo, suas práticas docentes tradicionais não têm atendido às demandas da educação emancipadora e formadora de cidadãos da atualidade. Dessa forma, enquanto pesquisa de intervenção pedagógica, bibliográfica, de campo, qualitativa, descritiva e dedutiva, este estudo visa analisar as contribuições que a Teoria das Situações Didáticas e a Engenharia Didática podem dar para elaboração de Sequências Didáticas Híbridas da docência dos conteúdos de Geometria na disciplina de Matemática, no Ensino Fundamental. Para tanto, buscou entender os pressupostos conceituais e fundamentais relacionados ao ensino das Teorias das Situações Didáticas (TSD) e da Engenharia Didática e apresentar uma proposta adequada de uma sala virtual de aprendizagem, para disponibilização dos conteúdos de Geometria na disciplina de Desenho Geométrico, no Ensino Fundamental, com base nas teorias estudadas. A população foi definida por seleção racional, contemplando 123 alunos regulares das 4 turmas do 9º Ano (A, B, C, D), do Ensino Fundamental, do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, situada à Avenida Dendezeiros s/n, Baixa do Bonfim, no Município de Salvador, lócus deste estudo. Neste sentido, foram realizadas atividades de sondagem, orientação para construção de figuras geométricas (sólidos e polígonos), com auxílio de aplicativos virtuais (gravação de vídeo, áudio e painéis artísticos) e resolução de exercícios impressos em sala de aula presencial. De forma que, este estudo apresenta contribuições para a compreensão do processo de construção das ideias geométricas e a potencialização das suas relações na abordagem desses conteúdos, priorizando uma melhor compreensão por parte dos alunos. Em paralelo, também norteia a proposição de estratégias de ensino para professores de Matemática baseadas nas Teoria das Situações Didáticas, promovendo assim atualização e adequação das suas práticas pedagógicas, algo de grande urgência e necessidade.
- ItemAprendizagem da lectoescrita das crianças no primeiro ano do ensino fundamental no Moodle(2013-12-18) Santos, Jocenildes Zacarias; Lima Junior, Arnaud Soares de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Marinho, Ana Glória da Silva; Magalhães, André Ricardo; Dias, Adelaide Alves; Beltrão, Lícia Maria FreireO século XXI assinala mudanças em direção a um conjunto de condições sociais que estão reconstituindo os mapas culturais e geográficos do mundo, produzindo, ao mesmo tempo, novas formas de aprendizagem, de políticas pedagógicas e de ensino. As Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC estão possibilitando romper com uma lógica linear de aprendizagem da lecto-escrita, apresentando espaços para interlocuções entre as crianças, os textos e as redes colaborativas e sociais. O processo dialógico de interação, entre a criança e esses espaços, se constitui articulando significados, dialogando, emergindo de uma perspectiva contextual na tentativa de responder às demandas do individual, dentro de um determinado contexto de produção de conhecimentos e, conseqüentemente, de aprendizagem. O contato da criança com a rede Internet por meio de chats, redes sociais, jogos online e games, possibilita o reconhecimento acerca de novas estruturas informacionais que podem contribuir de forma significativa na construção da sua aprendizagem. Nesse contexto, a tese tem por objetivo de estudo compreender, teoricamente as possibilidades de as criança no Primeiro Ano do Ensino Fundamental aprenderem a lectoescrita no contexto AVA- Moodle. Por conseguinte, nesta produção textual, essa aprendizagem é vista como um processo de construção e reconstrução da linguagem, que envolve o desejo, a socialização dos conhecimentos e as experiências apresentadas pelas mesmas, enquanto sujeitos históricos. Assim, parte-se da utilização da epistemologia da pesquisa qualitativa que compreende as experiências humanas elaboradas no cotidiano da ação-pensamento-ação, compreendendo que o objeto da pesquisa faz o seu desvelamento nas relações que estabelece entre as experiências existentes e o conhecimento.
- ItemMapas conceituais como estratégia de aprendizagem significativa em matemática na educação de jovens e adultos: um estudo com polígonos(2018-05-23) Vieira, André Ricardo Lucas; Alves, Érica Valéria; Santos, Jocenildes Zacarias Santos; Magalhães, André Ricardo; Jesus, Marcos Antônio Santos deEsta pesquisa analisa os mapas conceituais como estratégia de aprendizagem significativa de Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tem por objetivo construir uma proposta metodológica que versasse sobre a utilização dos mapas conceituais, considerando o contexto específico da problemática que envolve o ensino de Matemática na EJA. Nesta lógica, os mapas emergem da crítica em relação à tradição de ensino que privilegia a ideia de que ensinar é simplesmente transferir conhecimento. A aprendizagem por mapas é aqui defendida como uma forma do estudante ser capaz de generalizar a aprendizagem em contextos de aplicação relevantes. Desta forma evidencia-se que a aprendizagem na sua dimensão significativa exige a compreensão e apreensão do conteúdo pelo indivíduo. Desta forma, calcada na Teoria da Aprendizagem Significativa, preconizada por David Paul Ausubel, que ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, a pesquisa pretendeu responder à seguinte questão: De que forma os mapas conceituais podem se constituir como estratégia a fim de potencializar a aprendizagem significativa em Matemática na Educação de Jovens e Adultos? O trabalho fundamenta-se na base epistemológica da pesquisa qualitativa em que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis. O método em que a pesquisa se desenvolveu é o estudo de caso, tendo os testes de sondagem, a construção de mapas conceituais e o questionário de opinião como dispositivos de recolha de dados, a partir da realização de uma oficina desenvolvida em dez encontros. O estudo evidenciou, dentre outras coisas, que o mapa conceitual possibilita uma apreensão de conteúdos na área de matemática, favorecendo ao estudante a condição de organizar o conteúdo aprendido, de modo a perceber as relações hierárquicas e estruturais de sentidos e conceitos que envolvem um determinado conteúdo em Matemática, no caso em tela deste trabalho, polígonos.
- ItemMetáforas brincantes: processo educativo do saber fazer arte, desde Manoel Lopes Pontes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-06) Requião , Leila Patrícia de Jesus Santos; Leão, José Antonio Carneiro; Sampaio, José Roberto Santos; Magalhães, André RicardoAqui narro esta viagem ovótica. Ela se traduz em um processo educativo tecnológico autobiográfico vivendo um aprender e ensinar brincante. Por isto, naveguei em outros mares, ares e terras em prol de novas possibilidades formativas. Minha caminhada de aprendiz-artista-educadora reluziu meu encanto em aprender com o professor Manoel Lopes Pontes (ator, educador, dramaturgo e diretor teatral). A partir do seu saber fazer arte, nos unimos ao artista Emiliano Manso e professor José Leão, tecemos diálogos e vivências educativas recheadas por ações teatrais, poéticas, brincantes e performáticas. Originando tear-casa-ovo brotamos as metáforas brincantes, ocorridas em meio remoto, utilizando tecnologias digitais, temperadas por um sortido repertório educativo-artístico-sonoro-imagético, imersos no nefasto período da Covid-19. Unindo o saber do professor Manoel integrado às minhas perspectivas formativas, fruto da tríade sujeito, história e lugar, proposta pelo Projeto Articulador Rede Pub/GEOTEC/CNPq, catei meios para ampliar meu ser aprendiz-educadora-artista e igualmente formadora e pesquisadora, neste processo, indagando: Como produzir atividades educativas, a partir do teatro, tecendo histórias de vidas? Me descortinei, em um caminhar metodológico educativo-artístico, responsável pelos meus atos (Marpeau, 2002), com abordagem qualitativa, pesquisa narrativa e autobiográfica (Clandinin e Conelli, 2015). Transitei por vivências no espaço digital e metodologia brincante (Leão 2010, 2022), e metodologia de trabalho em ateliê enfatizando poéticas visuais (Rey, 1996). Corporifiquei H1 e H2, (auto) fotoperformances que sintetizaram o processo e compuseram o portfólio artístico-educativo, fruto de poéticas imagéticas ampliando tecnologias digitais.
- ItemMobilização de cultura matemática por meio da resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos(2016-08-29) Santos, Viviane Mendonça dos; Alves, Érica Valéria; Jesus, Gilson Bispo de; Magalhães, André RicardoEste estudo teve por objetivo analisar como a metodologia de resolução de problemas pode potencializar a mobilização de cultura matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA de uma escola pública da rede estadual de ensino. O trabalho de campo desta pesquisa qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, foi realizado com uma turma do Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, no interior do estado da Bahia. O material de análise foi constituído por gravações em áudio, situações problemas, diário de campo e entrevistas. Teve como suporte teórico os autores Polya (1985); Dante (1995), Onuchic e Allevato(2004;2014); Fiorentini e Lorenzato (2009); Paiva (2004); Fiorentini e Cristovão (2006), Freire (1996); Skovsmose (2000); Fonseca (2005), dentre outros que contribuíram para essa discussão. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que os jovens e os adultos em um ambiente em que o diálogo era favorecido se envolviam na resolução das atividades, durante a aplicação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Esses momentos propiciaram que os sujeitos da EJA expressassem de maneira autônoma suas ideias e seus pensamentos matemáticos, mobilizando a cultura matemática. O conjunto das atividades utilizadas neste estudo constitui-se em uma sequência didática, configurando um produto educacional que pode ser usado por professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos.
- ItemOs potenciais do desenvolvimento cognitivo da comunidade virtual de aprendizagem(2012-03-19) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Axt, Margarete; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Magalhães, André RicardoEsta dissertação está relacionada aos Potencias das Comunidades Virtuais de Aprendizagem no Desenvolvimento Cognitivo cotejando com as possibilidades e aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção da aprendizagem, realizando uma aproximação e compreensão dos processos tecnológicos como possibilidades educacionais. Evidencia que as TIC são representadas por instrumentos com características próprias (interatividade, inovação, flexibilidade, agilidade, etc.), que redimensionadas, enquanto potencialidades no processo de aprendizagem, articulação e diferentes linguagens nos suportes tecnológicos, possibilitam a comunicação entre os sujeitos, as trocas simbólicas e a capacidade de processamento das informações. O objetivo é compreender os potenciais instrumentais e operacionais da CVA para o Desenvolvimento Cognitivo. Na tessitura deste propósito foi utilizada uma investigação teórica no campo epistemológico e tecnológico que visa explorar a relação entre CVA e a Teoria da Aprendizagem na perspectiva vigotskiana, consistindo em compreender, analisar e descrever, de maneira cuidadosa e rigorosa, as bases teóricas que sustentam a pesquisa. Todavia, a sociedade está diante da formação de uma nova cultura, de uma nova forma de pensar, exigindo da escola um repensar da prática pedagógica, principalmente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Esta dissertação problematizou a cultura pedagógica e tecnológica com relação às CV em um movimento, auxiliado pelas TIC, de compreensão dos potenciais do Desenvolvimento Cognitivo como núcleo de possibilidade e transformação das relações no processo de Aprendizagem.