Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Maciel, Patrícia da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
    (Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-09) Maciel, Patrícia da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Áurea da Silva Pereira
    A literatura infantil negra trabalhada através da contação de histórias pode possibilitar a criança interpretar a realidade social e cultural em que está inserida, tendo-a como estímulo para pensar no seu papel enquanto sujeito pertencente a uma sociedade de diversidades e contradições sociais. Além disso, a criança brinca com a imaginação e a fantasia, gosta de ouvir e ler histórias, tornando-as realidade, se projetando nos personagens, nas situações e lugares que são relatados nas histórias. Logo, esse trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da literatura infantil negra através da prática da contação de histórias na construção identitária de crianças negras. A base teórica foi sustentada na discussão de interculturalidade, identidade, cultura e letramento a partir de autores como Vera Candau, Stuart Hall e Brain Street, levando em consideração interlocuções convergentes entre literatura infantil negra e contação de histórias. Para o desenvolvimento desse trabalho foi usada a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, usando o método da triangulação que possibilita a combinação de diferentes métodos de coleta de dados e diferentes perspectivas teóricas para reforçar as conclusões. Os dados foram coletados através da observação, anotações no diário de pesquisa, questionário, e storytelling, e depois foram analisados e discutidos. Com o resultado da pesquisa, foi possível entender a dinâmica da construção da identidade dessas crianças no âmbito escolar, em especial, na sala de aula e como a literatura infantil negra através da prática da contação de histórias pode contribuir nesse processo.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais