Navegando por Autor "Maciel, Edineiram Marinho"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Musical, Projetos Sociais e Inclusão: um Estudo de Caso no Sertão da Bahia(2011-09-30) Maciel, Edineiram MarinhoEste trabalho discute o ensino de música em projetos sociais, a partir de pesquisa efetuada no Projeto Integração AABB Comunidade, em Irecê–Ba. Buscou compreender em que medida o ensino da música desenvolvido em projetos sociais tem contribuído para a integração e a formação da identidade dos indivíduos que dele participam; de que maneira tem se constituído em experiências educativas que possibilitam a transformação social dos indivíduos participantes. O que levou à busca da compreensão do papel da música nesse espaço, qual o tipo de ensino musical oferecido, e de que maneira a comunidade onde os indivíduos participantes estão inseridos percebe a ação do Projeto, quais impactos sociais tem promovido. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, e fundamenta-se nas relações entre a Educação Musical e a Música, a Educação e a Sociologia. Considera a música um objeto contextualizado numa determinada sociedade, um fato social, e a educação musical como um campo de conhecimento ao qual pertence qualquer prática pedagógico-musical, em qualquer espaço, escolar ou não escolar. Discute o ensino da música, percebendo as relações e funções da música na sociedade e na educação. Analisa a presença dos projetos sociais no mundo contemporâneo, trazendo à discussão questões como a relação público/privado nas ações de combate à pobreza, e a noção de cidadania. A partir da pesquisa de campo pode ser constatado que o processo pedagógico musical tem como preocupação o domínio da técnica de execução instrumental com base na reprodução de modelos apresentados, o desenvolvimento da percepção melódica e rítmica, e o domínio da leitura e escrita. Funcionando em um clube de lazer se propõe a garantir o acesso gratuito a crianças e adolescentes das comunidades periféricas a seus recursos e equipamentos, mas os participantes só têm acesso ao Clube nos horários de funcionamento das aulas, e apenas aos espaços reservados ao Projeto, deixando claro que a discriminação e a exclusão social continuam presentes, já que os participantes tornam-se uma espécie de “excluídos do interior” (Bourdieu). Pode-se afirmar que a utilização da música como uma das ferramentas para inclusão social tem se mostrado eficaz, mas não única. Os resultados positivos das ações desenvolvidas pelos projetos sociais não se explicam pelo uso da música em si, mas pelas oportunidades de convivência, de novas experiências, de crescimento e de aprendizagem.
- ItemRepresentações sociais sobre o neojiba: educação sustentável de jovens baianos em situação de vulnerabilidade social(2018-04-16) Santos, Tansir Omoni Sacramento dos; Bomfim, Natanael Reis; Maciel, Edineiram Marinho; Nascimento, Antonio DiasEsta pesquisa teve como objetivo apreender o conteúdo das representações sociais sobre o NEOJIBA junto aos jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo programa, na perspectiva de levantar pistas que justifiquem atitudes e/ou orientem práticas socioeducativas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem participante, cujo delineamento metodológico tomou como referencial as Teorias das Representações Sociais apoiada na multimetodologia, ancorada na abordagem Processual de Moscovici (2015) e na abordagem Estrutural de Abric (2009). A opção metodológica está ligada ao pressuposto de que as representações sociais são articuladas com base na interação do pensamento popular (do senso comum) com o contexto social em que esse pensamento acontece. Foram 23 jovens entrevistados. Utilizou-se para a coleta de dados, o TALP (Teste de Associação Livre de Palavras) e a técnica do Grupo Focal. Na análise do discurso, identificou-se três unidades base de significação: a compreensão e a dimensão cognitiva dos atores sociais sobre o NEOJIBA (o pensar); os sentimentos, as emoções e as relações interpessoais (o sentir); e o cotidiano do NEOJIBA (o agir). Assim sendo, chegamos à conclusão de que, as representações sociais dos jovens entrevistados sobre o NEOJIBA sinalizam um pensar fundamentado no elemento Música, o que nos permitiu levantar pistas orientadoras e justificatórias dos impactos sociais e educativos, individuais e coletivos advindos por meio das práticas socioeducativas e sustentáveis desenvolvidas por meio dela. Identificamos que o ensino coletivo da Música no programa NEOJIBA se configura uma forte influência na aquisição de valores, na sociabilidade, no desenvolvimento social e na aprendizagem desses meninos e meninas. Sem dúvida, diante do exposto, o programa NEOJIBA pode ser compreendido como um espaço socioeducativo de transformação social, de emancipação e de cidadania. Nesse sentido, elencamos nesse estudo algumas sugestões e recomendações sobre dimensões teóricas, políticas e pedagógicas, como contributos da própria pesquisa, na perspectiva de apontar possíveis reflexões acerca das atitudes que poderão aperfeiçoar as ações pedagógicas e de gestão de engajamento juntos aos respectivos atores sociais no programa e nas comunidades atendidas.