Navegando por Autor "Macedo, Roberto Sidnei"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores(2004-09-17) Souza, Elizeu Clementino de; Marques, Maria Ornélia; Nóvoa, António; Catani, Denice Bárbara; Macedo, Roberto Sidnei; Santos, Stella Rodrigues dos; Ataíde, Yara Dulce Bandeira deA tese analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no espaço do Departamento de Educação - Campus I - da Universidade do Estado da Bahia, no período de março de 2001 a março de 2002. Constituem-se atrizes da pesquisa dez alunas do Curso de Pedagogia, da Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência. A pertinência desta pesquisa inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no campo de um projeto experiencial de investigação-formação. A intenção primeira deste trabalho consiste em analisar e compreender as implicações das narrativas no processo de formação e autoformação. Tenciono sistematizar os percursos da construção do trabalho no contexto do estágio supervisionado e os procedimentos utilizados para análise do corpus - narrativas - no contexto do projeto de investigação-formação. Para a análise interpretativa das fontes utilizei a idéia metafórica de uma leitura em três tempos - leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva do corpus -, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A tese conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, através de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre a sua própria prática.
- ItemCultura digital e currículo: (in) tensões e sentidos no cotidiano escolar(2010-08-09) Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Alves, Lynn Rosalina Gama; Macedo, Roberto Sidnei; Souza, Antônio Vital Menezes deNa sociedade contemporânea, marcada pela presença das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), torna-se importante investigar que sentidos estas assumem para os profissionais da educação, e como estes as articulam ao currículo e ao cotidiano escolar. Afinal, os jovens da atualidade estão imersos nessa cultura – a digital. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos produzidos por profissionais de educação em relação às TIC, e como estes sentidos se articulam ao currículo escolar. A investigação foi realizada em uma escola do município de Salvador, situada na Península de Itapagipe. A análise dos dados compreendeu o relato de oito profissionais da educação (gestora, coordenadora pedagógica, professoras e técnica pedagógica) da referida escola municipal, coletados por meio de entrevista semiestruturada, bem como a análise documental da proposta pedagógica da escola e a proposta de formação do curso Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, haja vista que, na ocasião da investigação, a maioria das profissionais da escola havia participado desse curso. Os resultados dessa investigação apontam para a pluralidade dos sentidos produzidos pelos profissionais da educação em torno das tecnologias da informação e da comunicação, a saber: tecnologias digitais como meras ferramentas tecnológicas, tecnologias digitais como recursos incentivadores para as aulas, cultura digital como adereço do discurso da contemporaneidade, cultura digital como “atos de currículo”. De modo geral, a articulação desses sentidos com o currículo escolar revelam um conceito fluido deste último, e apontam para a necessidade de formação docente que contemple a cultura digital no seu sentido inter-ativo e cri-ativo.
- ItemCurrículo integrado e trabalho – a formação continuada do professor do (PROEJA): uma pesquisa compreensiva e propositiva(2015-12-02) Maia, Maria Cristiane Correia; Macedo, Roberto Sidnei; Guerra, Denise Moura Jesus; Conceição, Ana Paula Silva daA pesquisa configurada nesta Dissertação procurou evidenciar e compreender de forma propositiva a pertinência e a relevância dos entrelaçamentos entre os conceitos de Currículo Integrado e Trabalho como Princípio Educativo no contexto dos processos formativos dos professores do PROEJA, na Rede Pública Estadual de Senhor do Bonfim – BA. Nessa perspectiva a questão problema que serviu como fio condutor para a pesquisa aqui retratada envolve compreender ―ate que ponto se articula analiticamente os conceitos de currículo integrado e trabalho como princípio educativo no contexto da complexidade da formação continuada do professor do PROEJA/ ENSINO MÉDIO da Rede Estadual de Senhor do Bonfim?‖. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo. É de orientação etnográfica, visto que descrever de forma refinada o fenômeno que queríamos conhecer, foi fundante. Como dispositivo de interpretação das informações fizemos uso da análise de conteúdos de base hermenêutica, utilizando a combinação de três dispositivos de coleta de informação – análise documental, entrevista semiestruturada e grupo focal, buscando como parâmetro de análise a tríade conceitual: conhecimento, cultura e trabalho. As compreensões que emergem dos referidos dispositivos evidenciam que o olhar lançado por esses sujeitos históricos no contexto do PROEJA no CEEPS, não está dissociado de um conhecimento teórico sistematizado e implicado com a formação. No entanto, reconhecem que, a proposta curricular integrada ainda é um desafio e, vai exigir um espaço/tempo para o planejamento coletivo, na perspectiva do pensar juntos uma educação continuada mais ampla, que possa dialogar com as práticas, concepções, certezas e incertezas desses professores, até então, forjadas na experiência da sua docência a partir dos seus etnométodos.
- ItemA dimensão educativa da participação das trabalhadoras na gestão do sindicato dos trabalhadores rurais e agricultores familiares de Serrinha(2009) Nascimento, Telma Regina Batista; Mutim, Avelar Luis Bastos; Marques, Zoraya Maria de Oliveira; Macedo, Roberto SidneiO estudo analisou a inserção das trabalhadoras rurais na gestão do SINTRAF Serrinha, enquanto elemento cultural que indicou o fortalecimento da democracia legitimada pela diversidade da participação, que nesse particular se confundiu com a própria história de emancipação dessas trabalhadoras, deixando transparecer a dimensão educativa dessa participação social. Diante disto, a dissertação buscou três momentos. Inicialmente priorizou os estabelecimentos de um marco referencial para o projeto de pesquisa, o qual priorizou a discussão da participação e da sua dimensão educativa no âmbito das especificidades socioambientais e sociopolíticas do Território do Sisal. Para tanto, tomou como referência a organização das trabalhadoras rurais rumo à consolidação do direito de filiação no SINTRAF Serrinha, no cenário histórico marcado pela contestação política dos trabalhadores rurais frente à hegemonia do poder público municipal na gestão da entidade. Em seguida apresentou a metodologia da pesquisa, cuja prioridade foi a concepção qualitativa, que no âmbito do estudo do tipo etnográfico, priorizou a abordagem etnopesquisa com enfoque fenomenológico. As informações primárias foram colhidas através de observação e entrevista semiaberta, ao tempo em que as informações secundárias surgiram da análise documental de atas, livros de presença e livros de registro de filiações. Por último, a pesquisa demonstrou que de fato a dimensão educativa da participação das trabalhadoras rurais na gestão do SINTRAF Serrinha realimentou transformações políticas, não apenas de ordem pessoal, através do fortalecimento da autonomia dessas trabalhadoras, como de ordem institucional, através do aprofundamento democrático da gestão da entidade. Mais que isso, faze-se mister criar condições político-culturais para que a participação das trabalhadoras supere a invisibilidade e possibilite um maior compartilhamento do poder decisório na entidade. Diante dessas conclusões e da necessidade de fortalecimento político das trabalhadoras nas instâncias de poder do SINTRAF Serrinha, recomendamos novos estudos que verifiquem se a dimensão educativa da participação das trabalhadoras rurais seria um fenômeno presente em outros sindicatos rurais do Território do Sisal e quais desdobramentos estariam produzindo para o desenvolvimento local sustentável.
- ItemEducação e Mídia Esportiva: Representações Sociais das Juventudes(2004-10-27) Leiro, Augusto César Rios; Taffarel, Celi Zulke; Pais, José Machado; Pires, Giovanni de Lorenzi; Santos, Stella Rodrigues dos; Macedo, Roberto Sidnei; Pretto, Nelson De LuccaA presente escrita resulta de estudos e pesquisas em torno da Educação/Educação Física e Comunicação. Trata-se de uma Tese de Doutoramento em Educação que reúne cinco capítulos. Inicialmente diz das inspirações que levaram o autor ao tema, delineia o percurso investigativo desenvolvido no Brasil e na Europa e apresenta uma tríade cultural, envolvendo as culturas esportivas, televisivas e juvenis. Busca-se, fundamentado numa concepção dialética, compor um referencial teórico crítico que destaca o habitus no universo ideológico e representacional das juventudes. Desenha um talhe metodológico que acolhe diferentes e articulados procedimentos empíricos e, a partir de uma problematização acerca da realidade social, apresenta sínteses possíveis e desafios estratégicos. Pela via dos Universos Temáticos, discute a mídia esportiva como um espaço dinâmico de veiculação de bens simbólicos e materiais e a reconhece como conhecimento qualificado para a formação profissional em Educação Física e Jornalismo.
- ItemPedagogia universitária: A Escola de Paris 8 em Ciências da Educação(2014) Macedo, Roberto Sidnei; Barbosa, Joaquim Gonçalves; Borba, Sérgio da CostaA Escola de Paris 8 em Ciências da Educação é a denominação inaugural assumida pelos autores desta obra, para caracterizar as ações formativas e de pesquisa do singular e inovador Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Vincennes-Paris VIII, criado no contexto dos movimentos de “maio de 68” por intelectuais-pesquisadores como Guy Berger, Michel Débeauvais, René Lourau, Jacques Ardoino, René Barbier, Michel Lobrot, Rémi Hess, Bernard Charlot, Alain Coulon, George Lapassade entre outros. Identificados com perspectivas socialmente implicadas, pluralistas e crítico-emancipacionistas, estes professores (alguns deles escreveram especificamente para essa obra) instituíram conceitos, correntes de pensamento, dispositivos de pesquisa e ações pedagógicas que ainda hoje se constituem em horizontes fecundos de construção do conhecimento e de práticas formativas, com uma contribuição ímpar para as reflexões sobre os campos da Pedagogia Universitária e das Ciências da Educação.