Navegando por Autor "MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDitadura militar e o ensino do esporte no Brasil(2012) SILVA, Geane Rodrigues da; ROCHA FILHO, Hamilton Heroclides; SILVA, Rosimary dos Santos; ALMEIDA, Sandra Conceição Soares; AMORIM, Ângelo Maurício de; MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; TEIXEIRA, Leila Maria Prates; ESTRELA, Rafael Leal DantasEsta pesquisa possui como área temática a Ditadura Militar e o Ensino do Esporte no Brasil, onde foi discutida e analisada a evolução histórica do esporte como conteúdo especifico da Educação Física e como fenômeno social, abordando a relação entre a Educação, a Educação Física e o esporte com o período da Ditadura Militar no Brasil, analisando também os ranços e avanços no ensino da Educação Física pós 1985. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos: contextualizar o histórico do esporte e da Ditadura Militar no Brasil; descrever como os militares utilizaram o ensino do esporte para promover a ideologia, o civismo e a disciplina do regime no espaço escolar e; identificar os ranços e os avanços da Ditadura Militar no ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. Baseando-se nos estudos de Oliveira (2009), Melo (1999), Tubino (2001), Bracht (2005), Ghiraldelli (1988) e outros que encaminharam e fundamentaram este trabalho de pesquisa foi possível concluir que o esporte no decorrer da sua história esteve ligado aos interesses da classe dominante, portanto, não só foi privilegio da Ditadura Militar, utilizar o mesmo como aparelho ideológico do Estado. Do mesmo modo que apesar de muitos avanços pós 1985 ainda temos muitos problemas na questão da formação dos professores, ficando evidente que muitas discussões nesta área ainda se encontram no campo teórico dentro das universidades e pouco foram materializadas no cotidiano escolar.
- ItemPossibilidades didático-pedagógicas no trato da dança na educação física infantil na escola(2013) LINO, Eluanne Dias; AMORIM, Alexandra da Paixão Damasceno; AMORIM, Ângelo Maurício de; MUSSI, Ricardo Franklin de FreitasEsta pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa aborda a relação da dança como conteúdo na educação física infantil com o aporte teórico de algumas abordagens da educação física, sendo elas: Psicomotricidade, Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-emancipatória, Crítico-superadora e Cultural, tendo como objetivo explorar através das obras de autores que defendem o uso dessas abordagens pedagógicas para um ensino mais íntegro da criança, devendo valer-se da sistematização que esses fazem da dança na educação infantil. Baseando-se nos estudos de Jean Le Boulch, Go Tani, João Batista Freire, citados por Darido (2008), Soares (et. al, 2009), Elenor Kunz (2006) e Jocimar Daolio(1995). Conclui-se que a dança na educação física infantil atrelada às abordagens da educação física se faz adequada para a realização de um trabalho íntegro, onde a criança vivencia, compreende e realiza modificações em sua relação consigo mesma, com o outro e com a vida.
- ItemO profissional de educação física no NASF: intervenções acerca da atividade física e saúde(2013) AQUINO, Júlia Mara Barbosa de; MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; COSTA, Laura Emmanuela Lima; ESTRELA, Rafael Leal DantasA Atenção Básica possui a Saúde da Família como principal estratégia de trabalho. Neste sentido, para apoiar e orientar o trabalho da Equipe de Saúde da Família (ESF) foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por uma equipe multidisciplinar, a qual um dos profissionais que podem integrar a equipe é o profissional de Educação Física (EF). Assim, utilizando da Atividade Física (AF)/Práticas Corporais(PC) realiza sua intervenção de acordo com o apoio matricial e clinica ampliada. Esta pesquisa pretende por intermédio da revisão da literatura discutir sobre a inserção e intervenção do profissional de EF no NASF. Chegando a consideração que este será incluído apenas frente a demanda local e/ou regional, assumindo a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a Equipe NASF