Navegando por Autor "MIRANDA FILHO, Vamberto Ferreira"
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- ItemAnálise da influência da mídia na construção dos padrões de beleza corporal dos adolescentes do ensino médio de escola pública e particular de Jacobina-BA(2012) NOVAES, Dhiany de Melo; SOUSA, Itamar Silva de; NUNES, Fábio Santana; MIRANDA FILHO, Vamberto FerreiraO corpo relacionado a aparência física tem gerado uma das maiores preocupações nos indivíduos, isso porque existe um estereótipo de beleza criado e transmitido principalmente pela mídia televisiva, que expõem o corpo caracterizado como belo durante suas programações, propagandas, novelas, passando a mensagem de que essas pessoas possuem o padrão de beleza ideal, assim o desejo por conquistar uma corpo parecido com tal tem despertado o interesse de muitos. A mídia televisiva tem o poder de incentivar as pessoas na construção de um corpo estereotipado como belo, ao repetir inúmeras vezes esse tipo de corpo e na forma como seus telespectadores recebem essas informações. Com os adolescentes não é diferente essa preocupação, pois estes buscam encaixa-se nesse padrão para não serem exclusos socialmente. A pesquisa foi realizada com adolescentes de um colégio público e de um colégio particular de Jacobina-Ba, através de um questionário, com questões abertas e fechadas, onde fica evidente a influência da mídia na construção de padrões de beleza desses adolescentes quando descrevem o corpo belo como as mesmas características do corpo exposto pela televisão. Esta é uma pesquisa de campo de natureza qualitativa.
- ItemAs contribuições do Pibid para o processo de formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência de educação física: limites, desafios e possibilidades no desenvolvimento do programa em Jacobina-BA(2017) GOMES, Leonara Alves de Miranda; SOUSA, Rita de Cássia Roxané F.B. de; MIRANDA FILHO, Vamberto Ferreira; COSTA, Juliete Barbosa da; GONÇALVES, Tarija AlcântaraO presente estudo tem como finalidade a investigação das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial dos bolsistas do subprojeto de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Jacobina-BA, objetivando a compreenção dos desafios limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Programa na referida Instituição. Sob essa perspectiva, foi analisado as Políticas Públicas para a educação no Brasil, buscando entender qual o sentido da criação do PIBID e os objetivos que o permeiam. Em conseguinte examinou-se o subprojeto do Curso de Educação Física intitulado “Escola como espaço da cultura corporal na cidade de Jacobina-BA” a partir de autores renomados no campo da educação e Educação Física. Deste modo esta investigação tem por base os pressupostos da pesquisa social qualitativa, se enquadrando como pesquisa de campo e documental concomitantemente, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativa com apreensão de dados através da técnica do grupo focal. Em relação aos sujeitos da pesquisa foram organizados e classificados quanto ao tempo de atuação no Programa, sendo eles três ex-bolsistas licenciados, ou seja, estudantes que concluíram o curso e residem no município ou próximo e três bolsistas que atuam em diferentes escolas parceiras desde o início do subprojeto. Este estudo apresenta três capítulos centrais que delineiam toda a investigação, o primeiro traz uma discussão sobre a origem das políticas públicas e seu delineamento para a formação de professores no Brasil, apresentando pressupostos históricos do PIBID refletindo criticamente sobre a inserção do mesmo no país, como ele surge e quais os objetivos que o permeiam numa breve revisão de literatura. No II Capítulo analiso o subprojeto do PIBID de Educação Física da UNEB-Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, a partir de autores que sustentam sua base teórica, refletindo sobre suas ações em uma perspectiva dialética e no III Capítulo apresento algumas reflexões sobre as experiências do PIBID de Educação Física em Jacobina-BA onde foi privilegiado discussões em torno dos dados obtidos, de onde decorreu interpretação tanto dos obtidos empiricamente através de ánalise de conteúdo como das contribuições teóricas utilizadas. Os resultados apontam para a compreensão do PIBID enquanto uma política pública transformadora que tem proporcionado aos futuros professores de Educação Física acreditar na docência e entender que embora existam percalços e desafios a serem superados na carreira profissional, as experiências ofertadas pelo Programa os fazem pensar em possibilidades inovadoras que marcam sua formação inicial impulsionando-os para uma atuação docente confiante e comprometida com a realidade social.
- ItemO processo de esportização do boleado nos jogos estudantis da rede pública do Estado da Bahia(2014) SANTOS, Antônio Carlos dos; MIRANDA FILHO, Vamberto FerreiraO presente trabalho é um estudo de caso etnográfico que buscou identificar quais as implicações sociais da esportivização do Boleado nos JERP na cidade de Jacobina-Ba, para isso foi preciso realizar observação participante fazendo uso da técnica da coleta de dados através do levantamento de documentos e observação com registro de imagens em câmera digital para atender aos objetivos da pesquisa. Baseando-se nos estudos de Marli André,Valter Bracht, Jocimar Daólio dentre outros, teve como objetivo compreender como o boleado ganhou dimensões esportivas nas escolas de Jacobina focando os jogos finais do JERP. Após análise dos dados podemos concluir, que a socialização, a comunicação e o prazer da pratica do Boleado agem beneficamente na formação do ser cidadão.