Navegando por Autor "MATURINO, Elmo"
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- ItemA dança na escola numa perspectiva pedagógica: uma revisão sistemática(2014) MASCARENHAS, Rosângela Silva; MATURINO, Elmo; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes; MATURINO, ElmoO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica sobre as possibilidades de ensino do conteúdo dança dentro das aulas de Educação Física e teve como objetivo analisar por meio de revisão sistemática da literatura as implicações da dança nas aulas de Educação Física Escolar. Foram feitas buscas sistemáticas nas seguintes bases de dados: Scielo, Periódicos CAPES, Lilacs e Google acadêmico, além de periódicos específicos da Educação Física por meio dos descritores: Educação Física escolar, dança. A busca permitiu encontrar 6 artigos que foram analisados na íntegra, ficando claro que existe a possibilidade de aproveitamento desse conteúdo dentro das aulas de Educação Física e que o mesmo pode acrescentar algumas vantagens ao processo educacional. O estudo foi feito a partir de artigos que utilizaram basicamente questionários, entrevistas e observações, tendo como público alvo professores de Educação Física e alunos. Descobriu-se que grande parte dos estudos sobre dança na escola foi desenvolvida nas regiões sul e sudeste, o que nos faz questionar a respeito da importância que esse conteúdo possa ter nas outras regiões do país.De forma geral, observou-se uma limitação nas pesquisas de campo que abordem o conteúdo dança nas aulas de Educação Física escolar, contudo o presente estudo abre possibilidades para que publicações sobre a temática possam ser melhor debatidas, problematizadas e melhor sistematizadas no sentido de possibilitar o retorno pedagógico ao campo escolar, no qual a Educação Física se apropria.
- ItemEducação física e os alunos concluintes de ensino médio em Mirangaba-BA: um olhar direcionado ao significado da educação física(2014) SILVA, Daniela dos Santos Cajueiro; COSTA, Salomão Clêomenes Lima; MATURINO, Elmo; SOUSA, Francisco Sales AraujoO presente trabalho traz um direcionamento de olhares ao significado da Educação Física para os alunos concluintes do Ensino Médio, do Centro Educacional Sóror Joana Angélica, da cidade de Mirangaba-BA. Justifica-se, a opção pelos alunos concluintes do Ensino Médio, o fato de estarem na etapa final da educação básica, cuja trajetória permite inferir melhor sobre as impressões e conhecimentos adquiridos ao longo do processo educacional básico, possibilitando um maior entendimento no que diz respeito à construção dos significados. O objetivo é investigar o significado da Educação Física, para assim compreender a interferência do modo como o componente curricular se insere na Educação Básica sobre a construção desse significado. A metodologia pautou-se no levantamento da literatura acerca da introdução e atuação da Educação Física no contexto educacional brasileiro; em fatores inerentes à construção dos significados, no tocante ao contexto histórico, ao meio sociocultural, às influências midiáticas, com ênfase na inserção do componente curricular na educação; e nas leis que foram sancionadas e regem a Educação Física Escolar e o Ensino Médio. Para e efetivação do trabalho foi feita a pesquisa de campo, apresentando como instrumento o questionário, com questões relevantes às perspectivas dos objetivos. O diálogo com a literatura junto à análise das informações da pesquisa de campo, leva ao entendimento de que, o público alvo da pesquisa atribui importância ao componente curricular, porém o seu significado está sintetizado, para a maioria, na prática do movimento e seus propósitos na dimensão biofisiológica. Infere-se ainda que, a configuração como o componente curricular é inserido no ambiente escolar é imprescindível ao pensamento do aluno, sucessivamente à construção do significado.
- ItemA educação física no ensino médio: valorização, reflexões e práticas docentes(2011) AMORIM, Andréa dos Santos; NUNES, Fábio Santana; NUNES, Fábio Santana; MATURINO, Elmo; SOARES, Ilma Maria FernandesEsta pesquisa teve como objetivos refletir sobre a ausência da valorização do professor de Educação Física e para a marginalização deste componente frente aos demais, tentamos descobrir os percalços que atravancam o ensino da dessa disciplina no Ensino Médio frente à especificidades próprias deste público, como a perspectiva de um vestibular ou de entrada no mercado de trabalho, buscamos descobrir os motivos dessa desvalorização e procuramos mostrar a importância que a Educação Física tem no desenvolvimento do aluno e que atitudes podem ser tomadas para que os alunos se interessem e valorizem essa disciplina, para que haja uma mudança nessa situação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base leituras de autores que discutem a Educação Física no contexto geral da Educação e principalmente na formação dos jovens. Nosso trabalho contará com três capítulos: Histórico da Educação Física Escolar, Adolescência e Ensino médio: Como os alunos estão inseridos nesse contexto e Motivos da Desvalorização da Disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao longo das nossas leituras, chegamos à conclusão que apesar da Educação Física ainda sofrer muita discriminação, principalmente no Ensino Médio, visto como dispensável, e muitas vezes, até excluída dos projetos políticos de algumas escolas, avançamos muito com relação à valorização da mesma, podemos sentir que aos poucos ela vem conseguindo ganhar seu espaço, e para mudarmos realmente essa situação, é preciso que a escola repense a prática da Educação Física e o professor reveja sua postura e tenha uma dedicação maior à disciplina, tanto na sua prática pedagógica, quanto em lutar para que as leis que amparam a disciplina possam ser cumpridas, para dessa forma, ter reconhecido seu papel como sendo uma disciplina essencial no aprendizado e na formação dos alunos.
- ItemO ensino da Cartografia aos Deficientes Visuais: algumas dificuldades(2017-12-15) ANJOS, Jorge Santos dos; RIOS, Rayane de Souza; JESUS, Joselito de; FRANCO, Gustavo Barreto; MATURINO, ElmoO presente artigo tem como proposta analisar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da cartografia para os deficientes visuais e de baixa visão, buscando analisar se realmente os portadores de deficiência visual estão sendo beneficiados com a política instituída pelo governo e a proposição de possíveis alternativas e métodos de capacitação docente em sua formação para se trabalhar em salas de aulas atendendo a este público, por meio de apresentação de materiais pedagógicos que venham a contribuir para o ensino inclusivo da cartografia, a exemplo da cartografia tátil, reconhecendo que as escolas inclusivas devem atender e corresponder às diversas dificuldades de seus alunos e professores lhes assegurando uma educação de qualidade