Navegando por Autor "MAIA, Elis Carla de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiagnóstico das práticas educativas e metodológicas dos professores de geografia do ensino fundamental II de Jacobina: com ênfase no trabalho de campo.(2011-03-18) MAIA, Elis Carla de Souza; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de; NUNES, Marcone Denys dos ReisO presente trabalho tem como tema A Construção do Saber Geográfico nos Trabalhos de Campo no ensino de Geografia no processo educacional do ensino fundamental (II) da zona urbana de Jacobina-Ba. O Problema central dessa pesquisa consiste em verificar até que ponto a construção do saber geográfico através dos trabalhos de campo está sendo valorizada e utilizada pelos professores no processo de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a forma com que os trabalhos de campo estão sendo desenvolvidos no processo de aprendizagem de Geografia, nas escolas da zona urbana da cidade de Jacobina-Ba. Para tanto, a metodologia utilizada segue a linha crítica dialética, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. O procedimento metodológico utilizado foram os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que boa parte dos problemas nas Instituições escolares pesquisadas incide diretamente na questão da organização dos professores, pois alguns dos profissionais que lecionam Geografia não são especificamente graduados no curso. Verificou-se, ainda, que há dificuldades encontradas pelos professores em aplicar metodologias diferenciadas, como as aulas de campo, por exemplo, apesar de conhecerem a importância da mesma. Ainda sobre esse assunto, foi constatado que boa parte dos alunos entrevistados não tinha sequer noção do que seria a atividade. Apesar dos Coordenadores pedagógicos terem consciência da indispensabilidade das aulas de campo, muitos desconhecem ou não possuem mecanismos necessários para realizar essa tarefa.