Navegando por Autor "MACHADO, Maikson Damasceno Fonseca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComo anda o pacto? As implicações do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (Pnaic) na formação de professores alfabetizadores.(2017-06-15) MACHADO, Maikson Damasceno FonsecaO objeto de estudo desta pesquisa centraliza-se na formação em exercício de professores alfabetizadores vinculados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a prefeitura, num Colégio Municipal, do município de Cairu/BA. Tem-se como objetivo central compreender as implicações produzidas pelo PNAIC na organização didático-pedagógica dos professores e as possíveis contribuições dadas pelas formações realizadas pelo programa aos professores alfabetizadores. O quadro principal do referencial teórico utilizado baseou-se em Gil, Dultra Souza, Delory-Momberger, Dominicié, Creswell, Freire, Pimenta, Ferreiro, Teberosky, dentre outros. A abordagem da pesquisa ancora-se no paradigma das pesquisas qualitativas com inspiração epistêmica da hermenêutica. A metodologia adotada é centrada nas abordagens (auto)biográficas e utilizou-se como dispositivos de pesquisa o questionário na fase exploratória, a entrevista narrativa e o ateliê (auto)biográfico para a realização do levantamento e construção dos dados na imersão em campo. Como dispositivo de análise dos dados, este estudo investigativo toma como inspiração a análise de conteúdo pelo viés da tematização. Os resultados da pesquisa apontaram que todas as professoras que participaram da pesquisa acreditam na formação docente como um importante mecanismo de trocas de experiências, construção do conhecimento, forma de ganhar confiança e de se instrumentalizar. Foi revelado ainda que o PACTO de fato impactou as vidas das docentes investigadas, e que elas tiveram as suas práticas didático-pedagógicas modificadas, haja vista que foram muitas as implicações que o programa produziu em sua rotina profissional, além de contribuir significativamente para reverem as concepções que tinham de alfabetização, sendo deslocadas a refletir, avaliar e intervir nos processos de alfabetizar letrando, a fim de assegurar as aprendizagens dos estudantes.