Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Luz, Maianne Riqueza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Matemática na formação de professores dos anos iniciais: desafios e possibilidades para atuação profissional
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-06) Luz, Maianne Riqueza; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Luz, Ezilma Ramos; Fernandes, Marinalva Nunes; Brito, Tatiane Novais
    O presente trabalho analisa os desafios e as possibilidades na formação de professores para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nos currículos dos cursos de licenciatura em matemática e pedagogia, buscando compreender as lacunas existentes na formação inicial e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes. A pesquisa foi fundamentada em uma revisão bibliográfica, na qual foram consultados autores como Gatti, Piaget e outras referências sobre a legislação educacional brasileira, garantindo o arcabouço teórico necessário para essa análise. Além disso, foi aplicado um questionário com oito professores das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Caetité, na Bahia, com o objetivo de coletar informações que corroborassem com a análise das práticas docentes e das lacunas na formação inicial. Os resultados evidenciam que, apesar de avanços nas políticas educacionais, há uma lacuna significativa na formação de professores para o ensino da matemática nos anos iniciais, especialmente no que se refere à integração entre teoria e prática, além da carência de conteúdos específicos sobre a didática da matemática para essa fase escolar.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais