Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lopes , Tamires dos Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Propagandas de motéis: o discurso em movimento.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022) Lopes , Tamires dos Santos; Castro, Antonilma Santos Almeida; Amorim, Edna Ribeiro Marques; Almeida, Antonilde Santos
    Este estudo monográfico se aproxima dos princípios da Análise de Discurso na Corrente Francesa (ADF), respaldado nas ideias de Pecheux (2009), Orlandi (2000, 2004 e 2009) e outros estudiosos da área, partindo da seguinte questão-problema: que possíveis efeitos de sentidos são gerados a partir dos recursos linguísticos, verbais e não verbais, utilizados nas propagandas de motéis veiculadas na rede social Instagram? Dizendo de outra forma, pergunta-se que discursos subjacentes estão presentes nessas propagandas? O estudo teve como intuito analisar o discurso velado nas propagandas de motéis veiculadas na rede social Instagram, tomando como base o dito, o não dito e as estratégias do dizer. Tomou-se como entendimento teórico que o discurso é fundamento da linguagem e, por meio dele, é possível compreender tudo aquilo que é posto frente à sociedade no tocante à construção do sentido e aos gestos de interpretação, compreendendo que estes só se dão a partir da história sócioideológica de cada sujeito discursivo. Entendeu-se ainda que não existe um sentido pronto e dado, mas sim inúmeras possibilidades que se sucedem por meio do dizível e do não dizível no discurso e que os sentidos estão além do que se encontra manifestado no texto, faz-se necessário considerar que as palavras e expressões ganham sentido nas posições que são empregadas. Nessa direção, foram analisadas cinco materialidades discursivas selecionadas no período março 2019 a agosto de 2021. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo. A análise das materialidades discursivas advindas das propagandas de motéis apontou os seguintes resultados: há um discurso que focaliza a presença masculina no ato sexual, sendo considerada como a mais significativa nesse ato, também se faz presente o silenciamento a respeito das práticas sexuais envolvendo casais homoafetivos e, por fim, nota-se que as questões relativas à sexualidade ainda são tratadas como tabu e quando se refere a casais homoafetivos há um preconceito e exclusão.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais