Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lopes , Elisana de Jesus"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino-aprendizagem de língua portuguesa mediado pelas tecnologias digitais: uma perspectiva inovadora.
    (Unisidadede do Estado da Bahia, 2012) Lopes , Elisana de Jesus; Silva , Obdália Santana Ferraz
    Em vista do crescente e veloz avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, assim como sua inserção em diversas instâncias sociais, inclusive na escola, percebe-se a necessidade de se refletir sobre a influência desse avanço no processo educacional atual. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a importância da utilização das tecnologias digitais como recurso pedagógico motivador e inovador no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Dessa forma, para desenvolver a reflexão teórico-empírica, este estudo será fundamentado em teóricos como Kenski (2007), Barreto (2007), Lévy (1993), Libâneo (2006), Belloni (2006), Perrenoud (1998), Citelli (2004), Sampaio e Leite (2011), Pretto (1996), Roxane Roxo (2000), Silva (2008), Oliveira (2003), Ramal (2002), Costa e Oliveira (2011), dentre outros. Buscou-se apoio na abordagem qualitativa, com a realização de uma pesquisa de campo com professores e alunos do Ensino Fundamental II. Utilizou-se para o diálogo com esses sujeitos a entrevista semiestruturada, como instrumento para obtenção dos dados. O estudo levou à conclusão de que o uso das tecnologias digitais pode contribuir de forma significativa para a construção do conhecimento do aluno, assim como, pode diversificar, dinamizar e atualizar a prática pedagógica. No entanto, observa-se um descompasso entre essa relação, o qual aponta para a necessidade de implementação dos currículos de formação inicial.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais