Navegando por Autor "Lopes, Vitor César Ribeiro "
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- ItemAnálise de desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus e a distribuição das atividades urbanas do município de Salvador- Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-18) Carvalho, Raoni Caetano de; Lopes, Vitor César Ribeiro; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Telma Maria Sousa dosO objetivo do presente trabalho de conclusão de curso é analisar as relações existentes entre o desempenho do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) de Salvador e a intensidade das atividades realizadas em seu perímetro urbano, tendo em vista o comportamento do primeiro, frente às demandas geradas pelo segundo. O método aplicado foi de caráter teórico-empírico, pois terá uma abordagem teórica acerca da mobilidade urbana e do transporte coletivo, no município de Salvador; e empírica com a utilização de dados operacionais georreferenciados do STCO. No primeiro capítulo um aparato teórico-conceitual da mobilidade urbana, da mobilidade urbana sustentável e das relações existentes entre transporte coletivo e exclusão social. No segundo capítulo trata da caracterização do município de Salvador, em sua morfologia; perfil social, econômico e espacial; o transporte coletivo na legislação municipal; finalizando com um breve histórico do planejamento do transporte coletivo no município de Salvador. No último capítulo, uma análise de desempenho do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus, do município de Salvador, a partir dos indicadores de oferta de lugares, velocidade nos corredores de transporte e freqüência de ônibus, em comparação com a distribuição das demandas por transporte coletivo.
- ItemAnálise do incômodo causado pelo ruído urbano na Estrada da Liberdade(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-03) Gonçalves Neto, José Augusto de Freitas; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santo, Maria Teresa Gomes do Espírito; Lopes, Vitor César RibeiroUma intensa urbanização, industrialização e expansão de transportes têm gerado um aumento da poluição sonora, nos grandes centros urbanos, cujos automóveis são responsáveis por 80% dela, causando incômodo e danos à saúde dos citadinos. Assim, a presente monografia foi desenvolvida como estudo de caso buscando analisar o incomodo causado pelo ruído urbano que advém dos veículos motorizados ao longo de toda a Estrada da Liberdade – localizada no bairro da Liberdade –, onde os maiores prejudicados são os residentes e trabalhadores da via. Durante a pesquisa, buscou-se acumular conhecimentos pertinentes à poluição como: características, conceituações, leis e formas de controle, para só depois chegar à aplicação de questionários em campo. Sequencialmente, é colocado, nas considerações finais, o resultado de todo o estudo, algumas reflexões e possíveis diretrizes que podem ser adotadas para mitigar a poluição sonora provocada pelos veículos automotores.
- ItemEstudo da reconfiguração e da valorização imobiliária na área do cabula em Salvador-Bahia: uma análise entre 1970 e 2008(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-03) Magalhães, Iara de Araújo; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santo, Maria Teresa Gomes do Espírito; Lopes, Vitor César RibeiroEste trabalho demonstra que o espaço urbano nas cidades brasileiras é caracterizado por usos diferenciados do solo, e resultado de uma produção da ação dos agentes de desenvolvimento urbano que tem como objetivo satisfazer os seus interesses, dentre eles, obter renda a partir da terra urbana. É a partir dessa observação que se compreende o estudo da área do Cabula, na cidade de Salvador, em que uma parcela da terra urbana, inicialmente com pouco valor e sem infraestrutura, sofreu intervenção do Estado, em relação a disponibilização de infraestrutura urbana e serviços públicos, e teve seus benefícios aproveitados pelos demais agentes que também atuam na construção da morfologia urbana, principalmente no que concerne à questão da valorização imobiliária e fundiária. Com isso, destaca-se em que medida os agentes públicos e privados contribuíram para a atual configuração fundiária, morfológica e econômica do Cabula.
- ItemEvolução urbana em áreas periféricas: estudo de caso do conjunto habitacional Antônio Carlos Magalhães - Cabula I(Universidade do Estado da Bahia, 2007) Silva, Carla Rafaela Bonfim; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Silva, Karine Koch da; Lopes, Vitor César RibeiroCabe ao Estado reduzir o déficit habitacional dos cidadãos menos favorecidos em termos habitacionais, através de políticas, planos e projetos específicos. Nas sociedades democráticas o Estado deve implantar políticas que assegurem não apenas este direito, mas também o exercício da cidadania daqueles excluídos pela sociedade dado à situação financeira. A monografia está estruturada em seis capítulos. No primeiro capítulo fazemos uma exposição do problema da urbanização brasileira que se deu de forma rápida e sem planejamento. No segundo capítulo abordamos as políticas habitacionais que foram desenvolvidas e implantadas na tentativa de diminuir o déficit habitacional brasileiro. No terceiro capítulo demonstramos a atuação da política habitacional em Salvador e no subitem 3.1 comentamos as diretrizes dos planos de Salvador para a área do Miolo. No quarto capítulo falamos sobre a ocupação da área do Miolo. No quinto capítulo apresentamos as características do Miolo e do Cabula. No sexto capítulo abordamos o conjunto Antônio Carlos Magalhães e o seu entorno. E por fim chegamos à conclusão.
- ItemExpansão urbana e a degradação do meio ambiente o caso do Loteamento Parque da Lagoa(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Oliveira, Marta Aparecida Rodrigues de; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Dias, Clímaco César Siqueira; Nascimento, Jorge GlaucoEste estudo busca compreender o processo de expansão da cidade de Salvador, bem como a produção formal do espaço urbano, no caso específico do Loteamento Parque da Lagoa no Costa Azul, identificando os agentes envolvidos e a ação de cada um nesse processo. Busca também, investigar a degradação das dunas e lagoas, causada pela expansão urbana nessa área da cidade, analisando o papel do poder público em relação à questão ambiental. A escolha do tema surgiu após a observação de construções em área de dunas, nas proximidades do Centro de Convenções no Costa Azul, e às denúncias feitas na imprensa sobre as agressões ambientais causadas às Lagoas dos Frades e do Urubu, desde a aprovação do Loteamento Parque da Lagoa. A crescente expansão imobiliária nessa área da cidade tem causado a degradação de dunas e lagoas levando à extinção de espécies vegetais e animais, pondo em risco o equilíbrio do meio ambiente e conseqüentemente a qualidade de vida na cidade.
- ItemInvestimentos do município de Salvador em infra-estrutura urbana no período de 1997-2000(Universidade do Estado da Bahia, 2004-05-27) Santos, Anderson Oliveira; Lopes, Vitor César Ribeiro; Gomes, Almerinda Andréa Pontes Silva; Sampaio, Elias de OliveiraEste trabalho é um estudo sobre os Investimentos do Município de Salvador em Infra-estrutura Urbana no período de 1997 a 2000, onde foi feita uma análise da distribuição espacial desses investimentos no território, com base em dados empíricos da Cidade do Salvador, com o objetivo de testar uma hipótese observada na literatura sobre a produção do espaço urbano, de que os investimentos públicos em sua maioria são direcionados e concentrados, principalmente nos locais onde residem às camadas de mais alta renda da população, e que geralmente são as áreas mais centrais da cidade. A pesquisa foi desenvolvida basicamente em fontes secundárias, consultando os Diários Oficiais do Município (DOM) dia a dia no período de análise e nos Relatórios Anuais de Atividades da Secretaria Municipal do Saneamento e Infra Estrutura Urbana (Semin). Foram confrontados os níveis de renda com o montante total dos investimentos em infra-estrutura urbana realizados em cada Região Administrativa (RA), uma divisão oficial do território adotada no Município desde 1986. Os resultados da pesquisa demonstraram que seis RAs juntas (I- Centro, V- Brotas, VI- Barra, VII- Rio Vermelho, VIII- Pituba e IX- Boca do Rio) participavam em média com 65,2% da renda dos chefes de família do Município, e foram também esses os locais da cidade que receberam o maior volume dos investimentos no período de análise, um total de aproximadamente 56% dos investimentos, ratificando assim, a hipótese levantada no trabalho, com base nos dados da Cidade do Salvador.
- ItemO cluster de entretenimento, cultura e turismo da Bahia na esteira da requalificação urbana de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2004-05-15) Souza, Fábio Antônio Moura Costa de; Gomes, Lirandina; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Santos, Telma Maria Sousa dosEste trabalho de conclusão de curso ora apresentado representa o conteúdo escrito entregue ao colegiado do curso de Bacharelado em Urbanismo para que, juntamente com a sua apresentação oral, sirva de subsídios para uma avaliação a ser efetuada pela banca examinadora. Visto que o Urbanismo é multidisciplinar por natureza, procurou-se neste trabalho preservar tal característica. Por isso, o tema da formação de um cluster de entretenimento com finalidades turísticas para Salvador é tratado de uma forma que o abstrai do meio do qual foi originado para que, assim, seja levado à dimensão urbana da Cidade, no contexto da reorganização espacial pela qual a Cidade vem passando e que, ainda, não demonstra sinais de se ter esgotado. Fazendo isto pôde-se interpretá-lo levando-se em consideração fatos e dados da realidade de outros setores que fazem parte da sua dinâmica, como os setores da Economia e Gestão Urbana, Cultura, Lazer e da Administração Pública, além do próprio Turismo. Evidentemente que não se tenta esgotar o assunto, pelo contrário. Somente que, a partir da ótica do Urbanismo se torna possível perceber os desdobramentos destes setores envolvidos na elaboração desta estratégia para Salvador. E, por conseguinte, direcionar estudos mais específicos a respeito das implicações deste cluster na Cidade.
- ItemO comércio informal no espaço urbano: o caso da Estrada da Liberdade(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santos, Amanda Bispo; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Andréa, Almerinda; Lujan, RodolfoEsta monografia apresenta uma discussão acerca do desenvolvimento urbano no Brasil e o crescimento econômico de Salvador para analisar de forma mais específica o desenvolvimento do comercio informal e seus impactos urbanos de um trecho da Estrada da Liberdade. O objetivo desse trabalho é descrever numa perspectiva econômica, demográfica e histórica o desenvolvimento dessa atividade no espaço urbano. Com isso, identificar o porquê de tais trabalhadores buscarem determinadas áreas da cidade para reproduzir seu trabalho. Essa é uma questão importante numa cidade de grandes desigualdades sociais e econômicas e o efeito desse problema afeta diretamente a qualidade de vida e a realidade urbana de toda a cidade, gerando aumento do congestionamento, desemprego, informalidade, entre outros.