Navegando por Autor "Lopes, Verbena Mourão"
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- ItemDE MÃOS DADAS E “NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA”: Yeda Antonita Pessoa de Castro(2025-12-09) Vitorino, César Costa; Rocha Filho, João Silva; Dourado, Lise Mary Arruda; Lopes, Verbena MourãoA nossa alegria em propor a concessão do título de Doutora Honoris Causa a Yeda Pessoa de Castro e participar desse momento histórico é permeada por um misto de sentimentos: grande afeto, honra e profundo respeito a essa grande mulher. No ato solene, a responsabilidade institucional traduz o anseio da comunidade acadêmica da UNEB com a aprovação que se deu, por unanimidade, pelo nosso Conselho Superior, órgão máximo de deliberação. A expressão em latim, que significa "por causa de honra", reitera o simbolismo dessa homenagem: um ato público que ultrapassa os muros da academia e transborda no reconhecimento à trajetória de vida e trabalho da mulher, pesquisadora, visionária e encantadora que, ao longo das suas andanças pelo mundo, foi semeando saberes e nos incentivando a refletir sobre as africanidades, baianidades ebrasilidades pelo fio condutor de seu conhecimento sobre as línguas e suas linguagens. Yeda Pessoa de Castro simboliza a memória e a projeção de futuro da relação sul-sul em sua essência, o que condiz com os nossos ideais enquanto instituição pública de educação superior, que assume como projeto ético as ações afirmativas e a produção de ciência nesse campo. Sua trajetória notável na área dos Estudos Linguísticos Africanos e Afrobrasileiros tem impactado de forma inspiradora e positiva a sociedade e a humanidade, seja junto àqueles que têm a felicidade de ouvi-la em convívio constante no grupo de pesquisa, seja por quem acessa pela leitura seus escritos ou ainda por quem a ouve atentamente em suas inúmeras entrevistas e vídeos, uma verdadeira inspiração para diferentes gerações.
- ItemPolíticas públicas educacionais: um estudo sobre formação de professores e tic na cidade de Juazeiro-BA(2014-09-30) Lopes, Verbena Mourão; Hetkowski, Tânia Maria; Sales, Márcea Andrade; Bonilla, Maria Helena SilveiraEsta pesquisa nasce da inquietação que se estabelece entre o universo da universidade e o chão da escola publica do ensino fundamental no interior da Bahia, na cidade de Juazeiro, entendendo ser o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento necessário constituído entre os sujeitos e o mundo, numa rede de significados que é proposto no contexto contemporâneo da sociedade em rede. Portanto, propõem-se nesta dissertação intitulada “Políticas Publicas Educacionais: Um estudo sobre a formação de professores e TIC na cidade de Juazeiro-BA”, adotando como o problema da pesquisa a identificação de como as políticas educacionais voltados para as TIC implementadas no município de Juazeiro - Bahia, e a formação de professores oferecidos pelo curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas - DCHIII estão reverberando nas praticas docentes dos egressos do referido curso. Toma-se como objetivo geral, identificar como se dá as práticas de ensino com as tecnologias de informação e comunicação de um grupo de egressos do curso de pedagogia do DCHIII, nas escolas municipais de Juazeiro. Foram estabelecidos três objetivos específicos, nesse sentido: Identificar as políticas educacionais associadas às Tecnologias de Informação e Comunicação, implementadas no município de Juazeiro; Analisar o currículo de formação de professores do curso de Pedagogia-Licenciatura da UNEB do núcleo de educação e comunicação; Refletir sobre as dificuldades/possibilidades que existem para os professores egressos do Núcleo de Educação e Comunicação em exercício na educação básica para o ensino com/para/através das Tecnologias de Informação e Comunicação. Enquanto estratégia de pesquisa,foi utilizado o modelo de estudo de caso,atendendo o como? e o porquê? da pesquisa focalizando os acontecimentos contemporâneos, utilizando os procedimentos metodológicos da observação participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. Essa discussão está aportada em alguns conceitos básicos, tais como: políticas públicas educacionais, tecnologias de informação e comunicação, formação de professores etc., a partir das definições apresentadas pelos seguintes teóricos, dentre outros Alves (2012), Amorim (2012), Amora (2011), Aranha (2006), André (2005), Ball (2011), Boneti (2007), Bonilla (2011), Castells (1999), Durli (2008), Freire (1996), Gatti (2010), Hetkowski (2012), Lemos (2003), Levy (1998), Lima Junior (2007), Luckesi (1997) Macedo (2002), Martins (2010), Menezes (2005), Moran (2008), Ribeiro (2002), Oliveira (2010), Pretto (1996), Kenski (2007), Santos (2011), Silva (2011), Soares (1999) entre outros.