Navegando por Autor "Lopes, Regiane Luzia"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA lei 10.639/03 como ferramenta contra o racismo religioso: estudo de caso em uma unidade Escolar no distrito de João Amaro – BA(Universidade Do Estado Da Bahia, 2024-06-14) Jesus, Maciel Santos de; Santos, Jacimara Vieira dos; Lopes, Regiane Luzia; Brasileiro, Osmando JesusOs estudos que relacionam as implicações do racismo e do racismo religioso no Brasil seguem crescendo vertiginosamente, expressando a qualificação de profissionais brasileiros na construção de uma educação equânime. Contudo, por mais que os avanços demonstrem a mudança do contexto educacional, a realidade das escolas brasileiras ainda aponta horizontes a serem observados para as melhorias na educação. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho teve em vista analisar as estratégias para desestigmatização das religiões de matrizes africanas candomblé dentro da escola estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas em João Amaro, Bahia. A pesquisa se caracteriza como descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi o estudo de caso. Os resultados alcançados demonstraram que o tratamento da Lei 10.639/03 vem alcançando resultados satisfatórios, mas que ainda devem ser trabalhados para o enfrentamento ao racismo religioso na instituição.
- ItemEstudar história das origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da lei 10.639/2003.(2023-12-21) Santana, Josiele Cone de Oliveira; Lopes, Regiane LuziaA presente pesquisa, intitulada “Estudar História das Origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da Lei 10.639/2003, tem como finalidade analisar os livros que compõem a Coleção Estudar História, direcionada ao ensino nas turmas de 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental II, e utilizada pela escola Doralice de Souza Sampaio, da Rede Pública do município de Itaberaba-Ba, no período de 2020 a 2023. Partindo da compreensão de que a Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, é uma normativa fundamental para a luta por uma educação antirracista, visto que a partir dessa Lei torna-se obrigatória a inclusão de conteúdos que priorizam a valorização das histórias africana e afro-brasileira como forma de respeito, reconhecimento, importância da cultura e história da população negra, o propósito dessa pesquisa é identificar se a narrativa nesta Coleção contempla as diretrizes exigidas na legislação. Além disso, espera-se que esta escrita possa contribuir para a reflexão sobre a promoção da igualdade de direitos entre os indivíduos que compõem a sociedade e a urgência de se pensar mecanismos de prevenção às formas de racismo. Nessa perspectiva, a educação antirracista entrelaçada à Lei, juntamente com o livro didático, torna-se um mecanismo necessário no combate ao racismo na análise aqui proposta.
- ItemGamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.(2023-07-25) Souza, João Vitor da Silva; Lopes, Regiane LuziaTrabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
- ItemHistória local, poder e justiça cartorial: os Medrados, os Magalhães e a Fazenda Sítio Novo (Iaçú-BA, 1980 - 1998)(2024-07-11) Ramos , Eucléia Noguera de Oliveira; Oliveira, Josivaldo Pires de; Lopes, Regiane Luzia; Santos, Vinícius SilvaEste artigo busca analisar, por meio de documentação judicial, os conflitos pela posse da Fazenda Sítio Novo na década de 1980. O estudo revela a atuação de duas famílias tradicionais da região de Iaçu - Bahia, a família Medrado e a família Magalhães; ambas visavam a legitimação de seus direitos sobre as terras da fazenda, “herdada” de seus antepassados. A fazenda Sítio Novo, tornou-se objeto de disputa, após um longo processo judicial para provar quem era o seu legítimo proprietário. Nesse interim, analisaremos as estratégias adotadas pelas duas famílias para se consagrar como o legítimo dono da fazenda Sítio Novo.
- ItemOs Inválidos da Pátria: Indícios de um problema social através da imprensa baiana na década de 1870.(2022-12-27) Monteiro, Angra Alves; Lopes, Regiane LuziaCom o fim da Guerra do Paraguai em 1870, manifestou-se uma conjuntura de instabilidade socioeconômica no Brasil, nesse sentido, este artigo pretende discutir a situação de vulnerabilidade social dos Inválidos da Pátria1 - soldados que sofreram graves ferimentos em sua participação na Guerra e se viram desassistidos pelo Governo Imperial, através da imprensa baiana na década de 1870, buscando perceber se este problema social se configurou como um elemento agravante da crise imperial.
- Item(Re)pensando a invisibilidade de Maria Felipa de Oliveira nas lutas pela independência da Bahia, sob os aspectos da lei nº 10.639/03 e pelo viés da educação antirracista.(2024-07-11) Santos, Evellyn Raiana Pires dos; Lopes, Regiane LuziaO presente artigo visa discutir a representação de Maria Felipa na Independência da Bahia ocorrida em 02 de julho de 1823 e assim perceber se a sua figura é visibilizada ou não, nos livros didáticos de História a partir da homologação da lei Nº 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tomando como ponto de partida para o desenvolvimento dessa pesquisa a referência de Felipa enquanto figura histórica marcante na construção da memória das populações negras do Brasil. Assim, o estudo se debruça na observação da representatividade de Maria Felipa enquanto mulher negra, de influência político-social e de forte inspiração nas organizações sociais que foram fundamentais na luta pela Independência em solo baiano. Nesse sentido, busca-se analisar conjuntamente a relevância da lei Nº 10.639/03 e seus desafios no que tange a educação básica. Para tal, foram utilizados como fonte livros de história designados as turmas do 8º Ano de Ensino Fundamental adotados pelas escolas do município de Itaberaba–BA, publicados no ano de 2018.