Navegando por Autor "Lopes, Michelle Rios"
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- ItemEducação ambiental na escola família agrícola de Jaboticaba, Quixabeira, BA: desafios para consolidar a formação do campo(2016-10-31) Lopes, Michelle Rios; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Nascimento, Antonio DiasA presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB insere-se no debate dos estudos da Educação Ambiental no contexto da Escola Família Agrícola e teve por objetivo analisar os desafios da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, em Quixabeira, Bahia, para efetivar a formação do jovem do campo tendo como base a educação ambiental. Optouse por uma abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como método utilizado para alcançar os objetivos propostos. A coleta dos dados se deu por intermédio de entrevistas com os professores e monitores da EFA, além de observações diretas e análise de documentos que constituem o processo educativo da Escola. Essa pesquisa foi alicerçada no debate conceitual da educação ambiental e sua relação com a agricultura familiar e a educação do campo partindo da perspectiva da superação da racionalidade moderna e refletindo a educação ambiental como processo educativo crítico e emancipatório. Como fundamento teórico dessa pesquisa, pode-se destacar Gimonet (1998), Leff (2002), Loureiro (2005), Jacobi (2005), Cavalcante (2007), Van Der Ploeg (2009). Os resultados da pesquisa apontam que os desafios de efetivar o trabalho com a educação ambiental na EFA de Jaboticaba estão relacionados com os próprios desafios da consolidação da formação do campo e da pedagogia da alternância. Dessa forma, identificamos desafios no âmbito da formação dos alunos, do processo educativo, da relação comunitária e da gestão participativa. Contudo, evidenciamos que atuar em favor da educação ambiental crítica em uma perspectiva hegemonizada é um grande desafio, principalmente quando consideramos os limites concretos da EFA para efetivar sua proposta pedagógica. Por fim, concluímos que instaurar efetivamente uma Escola Família Agrícola voltada ao enfrentamento dos desafios para a consolidação da sua formação socioambiental do campo, requer o enfrentamento dos próprios desafios colocados no interior de um sistema societário fundamentado em políticas neoliberais que trazem em sua própria constituição entraves aos processos e práticas educativas de caráter popular.