Navegando por Autor "Lopes, Adriana Lourenço"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA indisciplina dos alunos na visão de professores de escolas municipais de Várzea da Roça - Bahia(UNEB, 2008) Soares, Jeovana Freitas; Silva, José Fernandes da; Silva, Liege Santana da; Almeida, Marizete Nascimento; Lopes, Adriana Lourenço; Benevides, Lourdisnete SilvaConsiderando a indisciplina como um fenômeno recorrente em salas de aula de diversas escolas e seu enfrentamento uma tarefa desafiadora à todos os envolvidos com o ato educativo, esta pesquisa partiu da necessidade de refletir sobre a indisciplina na visão dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Teve como objetivos identificar e analisar qual a visão dos professores em relação à indisciplina dos alunos em sala de aula e quais as estratégias de enfrentamento que adotaram. Foi aplicado um questionário com 20 professores de duas escolas municipais de Várzea da Roça - Bahia e analisado suas respostas, as quais foram confrontadas com a literatura sobre a temática. Os resultados e análise dos dados demonstram que as atitudes consideradas indisciplinadas mais freqüente são o uso de palavrões e conversas paralelas. Também indicam que a indisciplina está interligada a diversos fatores, sendo os principais: a desestruturação familiar e a existência de escolas e professores despreparados. Enfim, verificou-se a necessidade de trabalho em conjunto entre órgãos oficiais/secretaria da educação/escola/família/comunidade a fim de promover o desenvolvimento e aprendizagem de todos os alunos de forma integral.
- ItemA ludicidade na prática pedagógica: uma experiência na escola municipal Manoel Martiniano de Almeida(UNEB, 2008-01-21) Cruz, Carla Jean; Almeida, Eliana; Cunha, José; Souza, Vanúzia; Benevides, Lourdisnete Silva; Lopes, Adriana LourençoA presente monografia enfoca a importância da ludicidade na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1a a 4a séries) da Escola Municipal Manoel Martiniano de Almeida, distrito de Campo de São João, município de Várzea da Roça, Bahia. A pesquisa teve como propósito identificar e descrever as metodologias utilizadas pelos professores dessa instituição de ensino com ênfase na presença da ludicidade como ferramenta metodológica para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e reflexivos. Para tanto, além da vivência dos professores nos apropriamos também de pesquisas bibliográficas, experiências de vivências dos docentes da rede pública no lúdico e sua eficácia na sala de aula, bem como nossa formação na área da educação, sobretudo a formação lúdica.
- ItemEducação e ludicidade: tecendo reflexões a propósito da prática educativa(UNEB, 2008) Oliveira, Elisângela Leal; Souza, Norlange Rios; Rios, Vanuza Barreto; Benevides, Lourdisnete Silva; Lopes, Adriana LourençoA presente pesquisa enfoca e reflete a importância da ludicidade na formação da criança, sobretudo no que se refere ao seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e intelectual. A investigação compreende que a criança também constrói seu conhecimento, através de jogos e brincadeiras, nas quais o professor não é o dono do saber, mas o sujeito que vai provocar e mediar descobertas, desconstruindo e reconstruindo a dinâmica do conhecimento humano. Com este propósito ele deve utilizar uma metodologia lúdica para que possa estabelecer uma aproximação pedagógica prazerosa no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo de um modo geral. Respaldada por expressivos referencias teóricos, a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a importância de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemReflexões sobre indisciplina: contribuições teóricas e depoimentos de professores de ensino fundamental de Várzea da Roça-Bahia(UNEB, 2008-01-21) Oliveira, Gecivaldo Marques de; Nunes, Glaconei dos Santos; Aquino, Jailton Oliveira de; Almeida, Jeovane Pacheco; Lopes, Adriana Lourenço; Benevides, Lourdisnete SilvaEste trabalho tem como objetivos caracterizar o fenômeno da indisciplina escolar a partir da visão de diferentes teóricos da área educacional, articular as concepções desses teóricos com depoimentos de professores que atuam no Ensino Fundamental em uma escola municipal de Várzea da Roça- Bahia e levantar indicativos que possam auxiliar futuras discussões acerca da indisciplina em sala de aula, visando desmistificar essa problemática. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica acerca de autores que tratam da indisciplina escolar e da coleta de depoimentos de sete professores que lecionam em turmas de Ensino Fundamental. Concluímos que não há um conceito único para definirmos indisciplina, assim como, não podemos atribuir esse problema a uma única causa, mas sim a um conjunto de fatores interligados e interdependentes, pois tanto os teóricos quanto os participantes não são unânimes quando a questão é o que caracteriza o ato indisciplinar.