Navegando por Autor "Lopes, Adão Fernandes."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA(2018) Lopes, Adão Fernandes.; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Besnosik, Maria Helena da RochaEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado Ô de casa ô de fora Maria, vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na(s) prática(s) educativa(s) no Colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA - cidade do Piemonte da Diamantina na Bahia, sob orientação da professora Drª. Denise Dias de Carvalho Sousa, no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Partimos da questão norteadora salientando como a tradição cultural do terno de reis de figuras e espadas aparecia nas práticas educativas dos professores/as do Colégio Dom Antônio de Mendonça, em Genipapo, Saúde-BA. Os objetivos foram rememorar o processo histórico do terno de reis; caracterizar como esta tradição aparecia no projeto políticopedagógico, nos planejamentos e na prática pedagógica dos/das professores/as do referido Centro; analisar a importância social, cultural e identitária que os docentes davam a esse tipo de manifestação popular e construir, coletivamente, uma proposta de intervenção, a fim de fortalecer a tradição cultural do terno de reis. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação. Nos instrumentos de obtenção e construção dos dados, utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada do tipo narrativa, a análise documental, as oficinas educativas e análise de conteúdo para compreensão dos dados coletados. Reconhecemos as contribuições dos autores e as diversas pesquisas no âmbito da cultura popular e sua relevância para a construção das identidades, construções simbólicas, histórico-sociais e práticas pedagógicas nos contextos escolares. Constatamos que trabalhar com a cultura popular do terno de reis no contexto escolar significa dialogar sobre problemáticas relativas à história e valorização da tradição cultural local. Dessa forma, futuras investigações podem utilizar o conteúdo desta pesquisa para pensar na reelaboração das propostas pedagógicas nas escolas do campo e os projetos políticos-pedagógicos, tendo em vista a efetivação de leis que fortaleçam as potencialidades culturais não apenas da comunidade de Genipapo em Saúde - BA, mas nas redes de ensino de outras cidades. Concluímos também que, apesar das limitações identificadas, e de outras que podem ser apontadas, a aplicação da cultura popular do terno de reis pode contribuir com novas reflexões e novos itinerários de pesquisa, ampliando conhecimentos que assegurem mudanças significativas nas práticas educativas e pedagógicas dos professores/as nas redes de ensino. Por fim, este estudo constitui-se num contributo para as pesquisas no âmbito dos estudos culturais, da cultura popular e, sobretudo, educação dada a relevância do tema, muito embora, reconheçamos e consideramos que muito há ainda que percorrer no campo da investigação nesta área, sendo, portanto, um campo fértil de pesquisa para futuras investigações.