Navegando por Autor "Lins, Claudia Maisa Antunes"
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- ItemA contação de história musicalizada por meio do instagram na primeira infância(2021-07-29) Morais, Aloana Ramos; Silva, Antoneide Santos Almeida; Castro, Antonilma Santos Almeida; Lins, Claudia Maisa AntunesAs histórias musicalizadas nos envolvem e nos tocam, trazendo com elas novas descobertas e mexendo com as nossas emoções. Dessa forma, o presente trabalho objetivou refletir sobre como a contação de história pode contribuir com as expressões e manifestações de sentimentos na primeira infância, numa abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva. Todo o percurso construído foi organizado numa página de Instagram com o intuito de compartilhar experiência com outros profissionais da educação. Foram utilizadas as vozes teóricas dos autores como Abramovich (2006), Bettelheim (2002), Maturana e Zoller (2004), Bondía (2002), entre outros. A análise dos dados deixou perceptível que as histórias musicalizadas contribuiram para expressão dos sentimentos infantis, por proporcionarem um diálogo direto com o imaginário da criança e seus sentimentos.
- ItemHistórias De Maria(2022-12-26) Bernardino, Alexia Laíse Santos; Lins, Claudia Maisa Antunes; Silva, Francineide Santana; Soares, Paulo RibeiroO presente memorial traz o tema Histórias de Maria com o objetivo de conhecer a trajetória de vida de uma mulher nordestina que enfrentou muitos desafios ao longo de sua caminhada em busca da felicidade. Uma história repleta de obstáculos e bagagens que despertam sentimentos positivos e negativos a respeito da infância, vida adulta e sonhos que foram importantes na construção de uma identidade de coragem e autoconhecimento de si mesma e do mundo. Essa é uma daquelas histórias singulares, pelo fato de trazer uma perspectiva intimista com a própria vida. Assim, a pesquisa ocorreu por meio de entrevistas abertas com Maria, que proporcionaram confissões significativas e a partir dessas confissões surgem retratos que traçam diferentes momentos e diferentes aspectos para serem contemplados; também foram realizadas entrevistas com as filhas de Maria, cada uma colocando Maria em uma moldura diferente. O resultado foi a elaboração de um livro como produto pedagógico do trabalho de conclusão de curso (TCC), usado para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para alinharmos o caminho na construção das confissões realizadas, encontramos força na literatura através do Projeto de Extensão Literatura e Vida, onde ocorreram oficinas literárias de contos e poesias de histórias pertinentes a trajetórias de vida, bem como foi possível costurar a história de Maria às histórias de outras mulheres reais, através de filmes, documentários e livros. Nesse trabalho foi possível construir um diálogo aberto e singelo sobre os acontecimentos que a vida ofereceu a Maria e o destino que seu coração escolheu, e que sua memória guarda até os dias de hoje.
- ItemA importância do brincar livre (do pega-pega a boneca)para as meninas e meninos da Casa Dom José Rodrigues: memórias em revista(2022-07-22) Souza, Lívia Pricila Xavier de; Carvalho, Marília Aparecida Evangelista de; Silva, Antoneide Santos Almeida; Vieira, Josenilton Nunes; Lins, Claudia Maisa AntunesO atual momento da história evidencia o quão é importante o convívio social, principalmente o contexto das brincadeiras livres para as crianças. Entretanto, o distanciamento social devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, doença que se manifesta por meio da COVID-19, que teve ínicio no ano de 2019 e que ainda permanece até o presente momento em 2022, impedindo que a realização de muitas brincadeiras livres nas ruas, nas escolas, nos clubes e em outros espaços sociais, em especial nos espaços socioeducativos. Diante deste cenário, o presente memorial, traz a problematização sobre a importância do brincar livre para as meninas e meninos da Casa Dom José Rodrigues e, como esta se faz constante na linguagem no cotidiano da infância. A partir dessa compreensão, a problemática deste memorial se debruçou a entender como ficaram as brincadeiras antes, durante e após a flexibilização da pandemia. Para tal, nos debruçamos na literatura de Ariès(1986), Maturana- Zöler (2004), Kishimoto (2009), (2017), Fortuna (2004), entre outros pesquisadores desta temática. Como percurso metodológico, de cunho qualitativo, optamos pelo estudo de caso, por meio da escuta sensível, na perspectiva fenomenológica. Os resultados desta pesquisa estão presentes na produção de um produto pedagógico, desenhado no formato de uma revista de brincadeiras, construída a partir das escritas e das narrativas das meninas e meninos acerca das suas brincadeiras livres preferidas. As vozes das crianças revelam que as brincadeiras livres, independente do contexto social em que se encontram, ainda são presentes em suas infâncias.
- ItemA influência das mídias sobre o processo de aprendizagem: Uma análise do uso de telas pelas Crianças(2022-12-27) Muniz, Kaíla Dias; Pereira, Karine França; Costa, Wendiliam Barros da; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 5° ano B, da Fundação Lar Feliz. Devido à crescente e constante evolução das tecnologias atuais, as crianças estão sendo inseridas de forma precoce e excessiva aos aparelhos tecnológicos, desta forma, a pesquisa buscou analisar as influências que o uso das mídias pode causar no processo de aprendizagem, sondando como a família e a escola buscam lidar com o uso excessivo das telas digitais pelas crianças do 5 ano B. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, para a coleta de dados realizamos oficina de desenhos, oficina literária, questionários com as professoras, também entrevistas gravadas e transcritas com alunos, pais, e coordenadora da Instituição. Com os resultados da pesquisa conseguimos analisar como o uso desenfreado das telas tem afetado as crianças no processo da aprendizagem e no aproveitamento da infância. Desse modo, como produto de pesquisa construímos um e-book que contém detalhes de como se deu cada etapa das oficias e também sugestões de recursos que podem ser usados pelas crianças em seu tempo livre, foi selecionado alguns contos, brincadeiras, e apresentamos também variados links de vídeos disponíveis no YouTube com conteúdos pedagógicos, com o intuito de que essas alternativas possam mediar o tempo de exposição às telas digitais.
- ItemA Lei 10.639/03 e o DCHIII: Uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia(2022-12-27) Silva, Ingrid Santos; Soares Neto, Paulo Ribeiro; Lima, Aurilene Rodrigues; Lins, Claudia Maisa AntunesO presente Trabalho de Conclusão de Curso “A Lei 10.639/03 e o DCHIII: uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia” deu seus primeiros passos a partir de uma reflexão crítica acerca dos desafios histórico-pedagógicos para a abordagem do ensino da história afro-brasileira. Através da análise da implementação da lei Nº 10.639/03 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para a inclusão da “História e cultura afro-brasileira” em currículos das redes de ensino médio e fundamental em todo o território nacional -, este estudo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da dimensão histórica da lei Nº 10.639/03 dentro da Universidade do Estado da Bahia, mais especificamente, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia do Departamento de Ciências Humanas (DCHIII), Campus Juazeiro-BA, através do estudo teórico, diálogo com discentes, e análise documental, tanto da legislação quanto de projetos pedagógicos do mencionado curso para a historicização de ações acadêmicas que estiveram à frente do debate interracial em seu currículo de formação(ações estas que se apresentam como um indicativo teórico-metodológico imprescindível para sua implementação), assim como refletir sobre a promoção da Lei dentro do curso de Licenciatura em Pedagogia, assumindo a responsabilidade histórica e social da escola na luta antirracista.
- ItemNos gritamos escreviventes: A literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político(2022-12-26) Matias, Emanuelle Santos; Lino, Lícia Raniele Ribeiro Martins; Lins, Claudia Maisa Antunes; Silva, Francineide Santana; Soares, Paulo RibeiroO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Nos gritamos escreviventes: a literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político", é resultado das experiências vividas por Emanuelle Santos Matias e Lícia Raniele Ribeiro Martins Lino enquanto mulheres negras, condição que, sozinha, tenta determinar seus lugares em uma sociedade capitalista, essencialmente racista. Diante disso, a vida exigiu formas de resistirem ao jugo dessa estrutura violenta. É neste sentido que as estudantes encontraram na literatura, na poesia e na escrita literária essa rede de obstinação, ao expressarem pensamentos e vivências, ao se enxergarem em outras mulheres negras, mesmo as literárias, e poder sê-las na outridade. Partindo disso, o trabalho propôs responder como a literatura, a poesia e a escrita literária podem ser aliadas na construção de seres políticos, uma vez que esses três elementos agem pela real força transformadora, a força coletiva ― mesmo quando a leitura e a escrita partem de necessidades individuais. Tendo em mente este objetivo principal, o trabalho buscou construir uma memória coletiva através do documentário “Escrever- ler-ser-escrever: um movimento em quatro partes” (MATIA; LINO, 2022) a partir das experiências dentro do Projeto de Extensão Literatura e Vida nos anos de 2020 e 2021, de oficinas literárias baseadas nas obras de Conceição Evaristo e entrevistas com professores, poetas e estudantes dos cursos de pedagogia e jornalismo, sempre relacionando essas experiências aos conceitos fundantes deste trabalho: coautoria (LINS, 2020), outridade (PESSOA, 1973, apud RAMALHO, 2008), alteridade (RIBEIRO, 2005; RAMALHO, 2008; LINS, 2020) e Escrevivência (EVARISTO, 2020). Os participantes do documentário, ao abrirem suas percepções sobre o ato de ler, de escrever e de compartilhar, demonstraram um caminho que a linguagem poética e literária pode trilhar, o da descrição da realidade, que atinge a consciência e excita transformações. Esta é a força impulsionadora deste trabalho, mesmo quando as palavras lidas vieram do poeta fingidor, do inventador de memórias, do criador de mentiras. A força de perceber o mundo pela janela da arte, que falando de um, fala de muitos.
- ItemO cansaço docente: narrativas de professoras do ensino fundamental - anos iniciais(UNEB, 2025-01-09) Silva, Rana Laísa Moura da; Silva, Samara Taisla Gomes da; Nascimento, Silmara Barbosa do; Vieira, Josenilton Nunes; Lins, Claudia Maisa Antunes; Martins, Josemar da SilvaEste memorial acadêmico analisa o cansaço docente a partir das narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal. Tendo como objetivo compreender as percepções das mesmas sobre o cansaço decorrente da atividade profissional docente, abordando causas e consequências. Trata-se de uma abordagem qualitativa, em que através de entrevistas obtivemos os resultados, e as docentes relataram variações em suas experiências de cansaço. Sendo assim, nosso produto final foi uma história em quadrinhos, que visa mostrar essas experiências e promover um debate sobre a temática.
- ItemO potencial comunicativo da literatura e do poema no contexto Escolar(2022-07-22) Silva, Rafael De Santana; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Soares Neto, Paulo RibeiroO presente memorial é resultado da pesquisa intitulada O Potencial Comunicativo da Literatura e do Poema no Contexto Escolar, realizada na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada em um bairro periférico da cidade de Juazeiro-BA. Teve, como um dos objetivos centrais, observar e vivenciar o potencial comunicador da literatura e do poema e a presença desta linguagem no ambiente escolar de forma sensível, crítica e reflexiva. A experiência desta pesquisa deu-se com a realização de oficinas literárias e poéticas com crianças do 5º (quinto) ano do ensino fundamental, onde foi apresentado e experienciado o produto autoral desta pesquisa, qual seja, um livro infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: viagens e aventuras (2021), além de contos de outros autores como Manoel de Barros e Clarice Lispector. Ainda, como produto resultante desta pesquisa, foi produzido um segundo livro (volume 2) infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: ressignificando o mundo (2022), que traz um conjunto de reflexões advindas de todas as vivências durante o desenvolvimento desta pesquisa na escola e da relação com as crianças. Numa abordagem sensível, “comunicadora de beleza” (Lins, 2020: 212) e crítica, a linguagem literária/poética foi apresentada às crianças e com elas vivida. Dessa forma, a perspectiva e abordagem discursiva que esta pesquisa traz, bem como os produtos resultantes dela, que poderão ser utilizados e experimentados pelas escolas, pelas próprias crianças, abrem espaço para muitas outras pesquisas nesse sentido.