Navegando por Autor "Lins, Claudia Maisa A."
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExperiências e saberes artísticos na formação estética do artista/educador(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Oliveira, José Benedito Andrade de; Lins, Claudia Maisa A.; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir a formação, os conceitos e saberes do\da professor\a de arte dentro de uma perspectiva social. Tendo como maior interesse a formação docente. Utilizo para isto, minha própria historia como artista e educador puxando da memória uma sorte de lembranças, prazeres e dores em busca de minha formação. A partir do primeiro capítulo tento descrever o porquê desta pesquisa, o interesse pela área de conhecimento artes e a minha relação com a educação como aluno, educador e artista. Buscando em Nietzsche (LARROSA, 2005) os sentidos do tornar-se. Em Colli (2007), Read (2001), Duarte Júnior (1996 e 1998) Barbosa (1975) e Fischer (2000) as questões sobre arte e a arte em espaços de educação formal e não formal, encontrando nestes autores bases para fortalecer minha critica acirrada ao sistema de educação ao qual estamos atrelados e aparentemente desconfiados da existência do um ultimo elemento preso na caixa de Pandora. No entanto, procuro descrever a partir do etnometodo o caminho desenhado com as pedras e flores das vivências em comunidade. Tendo como suporte para esta busca a etnopesquisa, traçando as experiências com arte desde minha tenra idade em um relato emocionalmente comprometido com o fazer artístico e docente sem fazer distinção entre o artista na sala de aula e o educador no palco ou vice-versa, pedindo licença aos meus antepassados e agradecendo a herança poética de uma vida vivida em busca da compreensão de si e do meio para a construção de um mundo melhor.
- ItemUNIMÃE: Vivências de Mães Universitárias da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Silva, Emilly Rayanne Soares da; Barbosa, Josiane Nunes; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Lins, Claudia Maisa A.; Silva, Francineide SantanaO presente trabalho tem como enfoque principal, discutir as vivências de mulheres que se tornaram mães durante o curso universitário e os desafios enfrentados ao continuarem estudando. Relatos sobre as vivências e os desafios que surgem durante o percurso, até a conclusão do curso. Para a nossa discussão teórica trouxemos artigos sobre maternidade, rede de apoio, e políticas públicas. Nossa pesquisa é de cunho qualitativa-exploratória, que se deu por entrevistas individuais e grupal, com mães estudantes da Universidade do Estado da Bahia, no colegiado de pedagogia, departamento de ciências humanas. As entrevistas foram realizadas virtual e presencialmente, visto que a rotina cansativa e cheia das mulheres não possibilitou que todas fossem corpo a corpo; já a roda de conversa se deu virtualmente através de uma plataforma digital. A técnica metodológica para tratar os dados foi Análise de conteúdos, onde nos debruçamos na descrição minuciosa das falas, em seguida filtramos o que se relacionava às vivências universitárias e o que não tratava do tema; por último, organizamos as respostas das mulheres por categoria, referindo as falas mais impactantes. O trabalho está organizado em tópicos de discussão e de etapas da construção da pesquisa. O primeiro, introdução onde se refere aos direitos que a mulher tem ao se tornar mãe, licença maternidade e outros; no segundo tópico, é feito a abordagem sobre a maternidade e seus impactos na vida da mulher; no terceiro tópico se encontra o percurso metodológico do produto pedagógico, uma descrição minuciosa das entrevistas; por fim destacamos a importância de um olhar de empatia dos professores e da Universidade em si, para com estas mães, as quais enfrentam desafios diariamente para continuarem estudando, em busca de uma realização pessoal e profissional. Na esperança que o nosso trabalho possa contribuir como fonte de inspiração para estas mães e para as novas mães que iniciaram o curso.