Navegando por Autor "Lins, Cláudia Maisa Antunes"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças(2023-12-14) Santos, Dilaila Eduarda Batista dos; Santos, Michele Almeida; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Sá, Francisca A. deA literatura infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Diante disso, a presente pesquisa tem como título “A magia da literatura infantil: um estudo sobre a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças". Este memorial de produto pedagógico tem como objetivo geral: analisar a importância da literatura infantil para a formação de crianças leitoras. Os objetivos específicos são: provocar a imaginação da criança; ampliar a leitura e a escrita; incentivar a leitura desde cedo. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizamos o estudo como participante e utilizamos a observação como método de coleta de dados. Os resultados da pesquisa, estão refletidos no ebook contendo as produções dos alunos, que demonstra um desempenho geral satisfatório.
- ItemCarta para minha professora(2021-07-13) Carvalho, Aynezaine; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Amorim, Eliã Siméia“Carta para minha professora” reúne um conjunto de escritas de bilhetes e cartas destinadas às professoras. O trabalho sublinha essas escritas enquanto lugar e situa a palavra como dispositivo fundamental nas relações pedagógicas. Por sua vez, esses escritos mostram também a importância do trabalho docente no meio social e na vida das crianças, aspectos estes revelados nos bilhetes e cartas. A carta possui uma forma peculiar de escrita e, dependendo da mensagem que o escritor deseja passar para os leitores, pode emocionar, tocar profundamente e mobilizar sentimentos vividos no passado, além de atuar no presente. Sendo assim, a carta se mostrou um importante instrumento para viabilização desta pesquisa. Através dos bilhetes e das cartas escritas desvelou-se como as relações de afeto entre crianças e professores podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, as palavras nelas reveladas podem ser incentivos no âmbito da prática pedagógica, tanto para as crianças como para o docente, uma profissão entendida neste trabalho também como uma vocação. Como metodologia principal, recolhemos cartas e bilhetes escritos pelas crianças às suas professoras, além de outras escritas por estudantes de pedagogia às suas professoras mais marcantes. Concluímos que, por meio da leitura das cartas e bilhetes, as relações de afeto podem auxiliar no processo de aprendizagem, assim como deixar marcas nas crianças e nas professoras, revelando processos de comunicação que geram imensas possibilidades de diálogo.
- ItemA Criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: Qual o lugar do protagonismo Infantil?(2022-12-20) Araujo, Lhaise Danielly Souza; Silva, Francineide Santana; Amorim, Eliã Siméia Martins Santos; Lins, Cláudia Maisa AntunesO estudo sobre o tema, A criança diante do adulto na trajetória do seu desenvolvimento: qual o lugar do protagonismo infantil? Configura-se em uma oportunidade de discussões e reflexões a partir do pensamento, vivências de uma experiência própria, sobre os processos de desenvolvimento da criança diante do adulto. Nesse sentido, buscou-se entender quais as interferência produzidas pelos adultos que podem ser benéficas ou não às crianças? Como, quando e de que forma os adultos influenciam na construção de uma infância autônoma? Nessa construção de infância, o adulto deixa a criança ser protagonista ou a coloca no anonimato, tal qual, acontecia na idade media? Além disso, o adultocentrismo se faz presente na contemporaneidade ou não. Não se trata de uma dicotomia entre o adulto no lugar de sujeito prejudicial e a criança como sujeito sendo prejudicada, mas, o quanto essa relação pode trazer consequências. Foi sobre essas reflexões que essa pesquisa se desenvolveu e traz como objetivo geral, discutir a importância do protagonismo no desenvolvimento da criança. Em decorrência desse objetivo, foi pensado como objetivos específicos: Refletir o comportamento infantil enquanto protagonismo e expressão social diante de limites impostos; analisar diante das obras lidas, frustrações observadas no cotidiano das crianças diante do cenário da escola e da família; Perceber através das leituras no cotidiano da criança de que forma ela cria e recria os seus sentimentos no percurso da sua aprendizagem. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na pesquisa Bibliográfica, onde se buscou autores, educadores, historiadores e psicólogos que trazem contribuições a essa pesquisa no que diz respeito às considerações e importâncias do período de infância. Como resultado desta pesquisa, destacamos a importância do protagonismo da criança frente a novos olhares sobre a infância a partir de Ariés (1975)Roncin (1990) Vayer (1990) Viana (2014)Rolkouski, (2014), Karoliny e Santos(2016), entre outros,que expõem pensamentos que trazem riqueza ao argumento quando se trata de vivenciarmos os pontos reflexivos que eles defendem em suas obras. Concluímos esse estudo enfatizando a importância e a necessidade de compreender o mundo da criança em sua infância e que a sociedade assuma em sua totalidade o compromisso de tratar de politicas que reconheça o papel da criança com sujeito protagonista do seu saber, bem como que este estudo tenha um alcance com diversos tipos de publico, principalmente pessoas que lidam com crianças no dia a dia, sejam eles pertencentes à família biológica ou adquirida por consideração e a partir disso, possam refletir no comportamento atual, trazendo à memória as lembranças que serviu de influencia e o quanto validou a voz de uma criança. É necessário que se compreenda que criança, por menor que seja em estatura, ela é ser humano e um sujeito que está se construindo. Por isso, merece cuidados e respeito as suas fases.
- ItemA relevância da família no desenvolvimento da leitura e escrita da criança(2022-12-20) Oliveira, Ana Caroline Silva; Nascimento, Anaédi Ferreira Dantas do; Santana, Francineide; Martins, Adeilda Ana da S.; Lins, Cláudia Maisa AntunesSabemos que a fase da infância é primordial para o desenvolvimento da criança na fase da leitura e escrita e para isso se faz importante a presença da família caminhando nesse processo, entretanto, o que se percebe é que a família tem se ausentado dessa responsabilidade, atribuindo tão somente a escola esse papel de ensinar. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Até que ponto uma relação participativa dos pais pode influenciar positivamente as crianças enquanto estudantes? Para este questionamento, delineamos, como objetivo geral, compreender as falhas de comunicação que ocorre da família frente à escola no processo de aprendizagem da leitura e escrita da criança. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: Analisar a relevância e participação da família no processo de leitura e escrita da criança na Banca Escolar Santa Cecília; Refletir como o espaço da Banca Escolar Santa Cecilia influência nas relações das crianças e como é visto pelos pais; Discutir com a família viabilidades pedagógicas da Banca Escolar como a participação direta e continua da família no processo de leitura e escrita das crianças. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos da Pesquisa Bibliográfica. Como resultados, destacamos a importância da leitura e da escrita a partir de Freire (1987; 1989); apresentamos as etapas do desenvolvimento da escrita com auxílio de Ferreiro (1999); pontuamos algumas discussões sobre alfabetização e letramento a partir de Magda Soares (2004). Concluímos este TCC enfatizando a importância da participação e do comprometimento dos pais no desenvolvimento do processo de leitura e escrita das crianças. Compreendendo que o processo de conhecimento sobre o tema é de natureza complexa e inesgotável, destacamos a relevância de novos estudos, sobretudo em que seja possível analisar, da perspectiva dos professores e da família, esta tensa e necessária contribuição familiar que promove as aprendizagens, sobretudo de crianças em processo de leitura e escrita.
- ItemO uso do jogo pedagógico como estratégia de leitura para os alunos do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais(2021-07-06) Nascimento, Brenda Carina Guimarães; Silva, Adeilda Ana Martins da; Almeida, Antoneide Santos; Lins, Cláudia Maisa AntunesA presente pesquisa procura apresentar a importância da utilização de jogos pedagógicos como estratégia de leitura em sala de aula, envolvendo a ludicidade no processo de formação das crianças. Esse estudo teve como objetivo principal analisar de que forma o jogo pedagógico contribui para o processo de aprendizagem dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Jardim em JuazeiroBA. Além disso, nesse espaço também foi possível vivenciar o jogo que criei: Brincando e Rimando nessa mesma turma. Vale destacar que para o desenvolvimento e investigação dessa pesquisa, utilizei a abordagem denominada de qualitativa, optando pelo método fenomenológico. Quanto ao tipo de pesquisa, caracteriza-se como um estudo de caso. Ao que se refere as técnicas/procedimentos de coleta da pesquisa, fiz uso do questionário, observação participante e diário de bordo. Ao final da pesquisa foi possível observar que o jogo auxilia no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, oferecendo a oportunidade da convivência com as regras, desenvolvendo também os aspectos emocionais, morais, sociais e cognitivos além de poder tornar o ensino mais dinâmico e envolvente.