Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima , Vanicleia do Carmo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Concepções de leitura no ensino fundamental II e a matriz de referência da Prova Brasil.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2016) Lima , Vanicleia do Carmo; Anecleto , Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes , Janine
    A leitura é uma prática social indispensável na vida do sujeito, uma vez que o insere na sociedade letrada, tornando-o um ser ativo, autônomo, bem como crítico e reflexivo. Assim, é de fundamental importância que as agências sistematizadoras de ensino proporcionem a ampliação de atividades de interpretação de diferentes textos, com o intuito de formar leitores que leiam e compreendam o que estão lendo. Levando-se tudo isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo analisar as competências de leitura que fazem parte da Prova Brasil (PB), conhecimentos esses necessários para a formação do sujeito proficiente em leitura. Dessa forma, esta investigação centrou-se no estudo dos descritores que norteiam essa avaliação externa, com o intuito de discutir sobre a formação da proficiência em leitura de alunos do Ensino Fundamenta II. Para embasar teoricamente esta monografia, dialogou-se com Koch (2006), Silva (2002), Martins (2004), Cagliari (1997), entre outros teóricos da linguagem. Além disso, foram utilizadas fontes documentais, como a matriz de referência e algumas questões da Prova Brasil. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou para a necessidade de escolas ampliarem seus trabalhos com práticas de leitura em sala de aula, com o intuito de que os alunos compreendam a leitura como meio essencial para a aprendizagem escolar em qualquer área de estudo e, para além disso, sua própria construção enquanto sujeito sociocomunicativo.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais