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Navegando por Autor "Lima , Roberta Suele de Oliveira"

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    O gênero propaganda: uma contribuição para o desenvolvimento das competências das linguagens oral e escrita.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2014) Lima , Roberta Suele de Oliveira; Silva, Obdália Santana Ferraz
    Este trabalho apresenta o gênero propaganda como propiciador de um melhor desempenho das competências comunicativas. Tem como objetivo principal compreender como se dá o processo de elaboração e realização de atividades didáticas, em torno do gênero textual propaganda, como recurso pedagógico, nas aulas de Língua Portuguesa, visando ao melhor desenvolvimento das competências linguística e textual dos alunos de Ensino Fundamental II. Desse modo, busco investigar como o gênero propaganda pode contribuir para o desenvolvimento das competências nas linguagens oral e escrita? Nas aulas de Língua Portuguesa costuma ser trabalhado o conhecimento do aluno em relação à propaganda? Quais atividades didáticas são propostas nas aulas de Língua Portuguesa visando à leitura, à produção escrita e à produção oral do gênero propaganda? Que atividades didático-pedagógicas podem ser realizadas, a partir do gênero propaganda, a fim de formar leitores crítico-reflexivos? Dessa forma, o estudo baseia-se nos fundamentos teóricos de Marcuschi (2008), Bakhtin (2010), Sandmann (1997), Carvalho (1998), Koch (1987), Felix (2006), Gade (1998), Vestergaard e Schroder (2000),Aguiar (2004), Kotler (1992), Travaglia (2002), Ramos (2002), Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros, para discussão sobre gêneros textuais, texto, ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, sequência didática e o gênero propaganda. Apoiou-se na abordagem qualitativa,através da realização de pesquisa de campo com professores e alunos do referido nível de ensino. Tomou-se como instrumentos de pesquisa, para a coleta de dados, e posterior análise, entrevistas semiestruturadas.Os resultados de tal estudo mostram que o gênero propaganda, além de não ser trabalhado levando em conta sua função social,ocupa um pequeno espaço nas aulas de Língua Portuguesa. Isso revela que, apesar dos avanços no ensino de língua materna, é preciso haver uma reconfiguração de algumas práticas de professores de língua materna, de modo que o desenvolvimento das competências comunicativas textual e linguística sejam priorizadas, pensando-se na formação de sujeitosque possam ler, interpretar e produzir textos reais.
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