Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima , Ariane de Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de língua portuguesa e gêneros emergentes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2016) Lima , Ariane de Oliveira; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes, Janine
    A pesquisa investiga a utilização de gêneros emergentes no ensino de Língua Portuguesa, para alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, partiu-se da concepção do letramento digital e de sua importância no processo de desenvolvimento de competências de leitura e de escrita no ambiente escolar, tendo como portadores textuais as tecnologias digitais. Como aporte metodológico, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de campo, na Escola Olgarina Pitangueira Pinheiro. O estudo aponta que as tecnogias digitais estão presentes no cotidiano dos estudantes, entretanto, apesar desses processos de leitura e de escrita serem parte da vida comunicativa desses sujeitos, a escola pouco se utiliza desses meios enquanto prática pedagógica planejada, que auxilie no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa (LP). Sendo assim, cabe a escola buscar a inserão dos gêneros emergentes no planejamento pedagógico do professor de LP, uma vez que através desses gêneros podem ser desenvolvidas atividades que estimulam a capacidade comunicativa dos alunos, além de contribuir para o aprimoramento das práticas de leitura e de escrita desses sujeitos, constituindo um processo de aprendizagem mais satisfátório.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais