Navegando por Autor "Lima , Rafaela Lopes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Texto da Esfera Digital e Competências de Leitura: uma possível interface entre Memes, (multi) letramento Crítico e Ensino Fundamental.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Lima , Rafaela Lopes; Eluf, Cristina Arcuri; Santana, Neidson Dionísio Freitas de; Figueiredo Neto, Raulino BatistaO presente trabalho tematiza a necessidade de levar para dentro dos muros da escola os textos das esferas digitais com ênfase no Meme, por dialogar com os avanços tecnológicos que fazem parte da realidade dos alunos, sua utilização como proposta de aprendizagem deveria ser incentivada no contexto educacional para a formação de leitores críticos. As discussões fundamentam-se teoricamente nos estudos sobre cultura digital (CASTELLS, 2003, 2011, 2013), Cibercultura e Ciberespaço (LÉVY, 2010), multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2013) Letramento Crítico (MONT MÓR, 2017; MENEZES DE SOUZA, 2011), Memes de internet (RECUERO, 2009), globalização (SANTOS 2000, 2001), Multimodalidade e multisemiose (LEMKE, 2010; KRESS ,1996, 2003), ciberleitor (SANTAELLA, 2004; 2014). Tem como objetivo geral examinar como o trabalho com o gênero discursivo Meme de internet nas aulas de Língua Portuguesa podem contribuir para o desenvolvimento do Letramento Crítico dos alunos do Ensino Fundamental. Parte-se da seguinte questão problematizadora: de que maneira o trabalho com o gênero discursivo Meme de internet, nas aulas de Língua Portuguesa, pode contribuir para o desenvolvimento do Letramento Crítico dos alunos do Ensino Fundamental? O trabalho é baseado em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008). Como aporte metodológico, utilizamos uma sequência didática SD (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004). Conclui-se que a utilização do Meme nas aulas de Língua Portuguesa é uma ferramenta a qual possibilita facilidade de entendimento e aprendizagem, apropriado da linguagem que a grande maioria tem acesso, assim desenvolvendo a interatividade, curiosidade e motivação por parte dos alunos, que em sua maioria têm grande dificuldade com esta disciplina.