Navegando por Autor "Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas"
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- ItemBiblioteca escolar e órbita social: formação do/a leitor/a literário/a(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-22) Rios, Éttore Pablo Vilaronga; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasEste trabalho tem por objetivo compreender qual é o papel da biblioteca escolar na formação do/a leitor/a literário/a no Colégio Municipal Francisco Machado dos Santos, Capim Grosso – BA, analisando a situação em que se encontra este espaço de leitura a partir dos projetos desenvolvidos nessa Unidade Escolar. A trilha metodológica está pautada na pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, sendo a análise de conteúdo o dispositivo de triagem dos dados produzidos e a análise documental a base de interpretação das leis (Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Programa Nacional Sala de Leitura, Pró-Ler, Programa Nacional Biblioteca da Escola, Plano Nacional do Livro e Leitura e Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares). No que concerne ao aporte teórico, partimos do Realismo Crítico como pressuposto epistemológico e a Sociologia da Leitura como base teórica e campo de reflexão principal para discussão dos eixos temáticos biblioteca, políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca e formação leitora literária, tomando como base os estudos de Teresa Colomer, Eliane Fioravante, Matthew Battles, Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré, entre outros. Neste trabalho pudemos verificar o protagonismo da biblioteca escolar na formação do/da leitor/a literário/a e os prejuízos sociais que a obstrução do acesso a este espaço pode causar no processo leitor, seja no espaço escolar ou na influência que a órbita social exerce no individuo em formação. Verificamos, também, que o acesso por si só não garante a formação, sendo necessária a efetiva presença e atuação da figura do/da mediador/a de leitura e o real funcionamento das políticas públicas do livro e da leitura.
- ItemEm touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet(2019) Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto, Úrsula Cunha; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.
- ItemLeitura prazerosa e narrativas (auto)biográficas de mulheres encarceradas no sistema prisional em Feira de Santana – BA(2022-02-16) Santos, Selma dos; Nunes, Eduardo José Fernandes; Julião, Elionaldo Fernandes; Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas; Mello, Maria Alba Guedes Machado; Souza, Elizeu Clementino deA presente pesquisa tem como objeto de estudo a leitura e as narrativas (auto)biográficas para formação de leitoras em contexto de restrição e privação de liberdade. E, como objetivo geral, discutir e interpretar alguns aspectos do conceito e aplicação da leitura prazerosa na formação de leitoras, considerando a posterior produção de narrativas (auto)biográficas de mulheres encarceradas no Sistema Prisional de Feira de Santana – BA parte importe nesse processo de formação. O trabalho explora, em sua fundamentação teórica, escritos de autores como Durand; Bachelard e Petit. O “Projeto Didático Leitura Prazerosa”, que aplicamos no referido sistema prisional, aqui incorporado como um dispositivo de pesquisa está ancorado na abordagem (auto)biográfica. As quinze colaboradoras que tiveram a oportunidade de participar do “Projeto Didático” trabalharam com textos literários de Clarice Lispector, refletindo sobre temas tratados pela escritora. Ao vivenciar uma experiência aprofundada da leitura de textos de uma autora como Clarice, as leitoras evocaram suas próprias narrativas. O projeto didático transformou-se em um facilitador metodológico utilizado na reflexão e descrição de possibilidades de “leitura prazerosa” – leituras motivadas e motivadoras de novas narrativas, que refletem um movimento aos pensamentos, aos desejos, aos sonhos, à vida. Assim, “leitura prazerosa” pode ser designada como um abrir as portas da imaginação; uma forma de integrarse a si e as suas vivências; de perceber-se construtora da história da humanidade; de capacitar a manter ou restaurar sentimentos e relações sociais. Postula-se que as mulheres encarceradas sejam escutadas para que se possa compreender e interpretar suas trajetórias e suas perspectivas de vida. Dentre os possíveis desdobramentos desse estudo, espera-se abrir diálogos outros, com autoridades, com a sociedade civil organizada, com as mulheres encarceradas, para debates conceituais e propositivos.
- ItemLetramento Literário: a (in)visibilidade da literatura de contexto periférico e local para a formação de leitor na EJA(2020) Deus, Adailce Celestina ; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA literatura de contexto periférico, aqui denominada de literatura marginal periférica, relaciona-se com a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) por se configurar como um fenômeno literário capaz de levar o aluno a criar enfrentamentos às tramas que atravessam sua realidade. Nesse sentido, o objetivo maior da presente pesquisa é compreender como o letramento literário é abordado no tempo formativo III, eixo VI, EJA, e, mais especificamente, se os gêneros da literatura marginal periférica e do contexto periférico local aparecem nas práticas educativas dos professores no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), no turno noturno, no município de Jacobina/BA, com o intuito de perceber sua relevância para a formação leitora dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação, tendo como dispositivos de construção de dados: a entrevista semiestruturada, os círculos de leitura e o caso de ensino. As etapas da pesquisa foram organizadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre a pesquisadora e os professores, de forma a construir uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, os círculos de leitura a serem desenvolvidos com os alunos no lócus. É o professor que está no centro do processo desta pesquisa, visto que é ele que compartilha ações com os alunos. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). No campo teórico, retomamos os Estudos Culturais, por compreender as múltiplas facetas da escrita, leitura, oralidade e outras semioses, como construções culturais, levando em consideração suas relações com as concepções de poder, e o Letramento Literário, por entender a leitura e a literatura como bases para a produção de significados, numa perspectiva reflexiva sobre experiências cotidianas e modos de ser e estar no mundo, passando da mera apropriação de habilidades cognitivas para a condição de leitor crítico. Os principais conceitos são fundamentados em Street (2006, 2014, 2018), que discute os Novos Estudos de Letramento, a fim de pensar a leitura/escrita em contextos sociais. Abordamos os letramentos e a experiência literária como caminho para a formação de leitores (COSSON, 2018; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009, 2012; YUNES, 2003), compreendendo a literatura produzida em contextos periféricos como expressão cultural, que traz à tona produções artísticas de periferias e favelas, dada a necessidade de circulação na escola e em outros espaços (GONÇALVES, 2016; NASCIMENTO, 2006). Os resultados apontam que a literatura marginal periférica não está sendo abordada no CEDBC; contudo, a experiência exitosa dos círculos de leitura com os colaboradores tornou notório que os professores estão interessados e se mostram mobilizados por discussões teóricas e projetos como ponto importante para toda essa movimentação cultural. Constatou-se, também, que o letramento literário acontece a partir de práticas educativas individuais orientadas por textos dados pela tradição e que a EJA é marcada por lacunas na formação em exercício para a capacitação e atuação dos professores.
- ItemLetramentos do professor e as implicações na práxis pedagógica: pelos caminhos da pesquisa-formação(2022-06-06) Liessi, Lucicleide Maria da Silva; Silva, Obdália Santana Ferraz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas; Boa, Fabíola Silva de Oliveira VillasO referido estudo tem como objetivo compreender como os letramentos construídos pelo professor, em seu processo de formação cotidiana, implicam na práxis pedagógica da leitura e da escrita, visando aos letramentos críticos dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão que moveu esta pesquisa é: como os letramentos construídos pelo professor, em seu processo de formação cotidiana, implicam na práxis pedagógica da leitura e da escrita, visando aos letramentos críticos dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Este estudo foi realizado na Escola Municipal João Gonçalves, situada no distrito de Capoeiruçu, no município de Cachoeira-BA. A base teórica desta pesquisa se constituiu da discussão das seguintes temáticas: letramentos; letramentos do professor; letramentos críticos; práxis pedagógica e formação de professores. A condução deste estudo se apoia, metodologicamente, na abordagem multirreferencial, partindo-se do entendimento de que os fenômenos educativos são complexos e devem ser compreendidos à luz de saberes plurais, através da pesquisaformação, em que todos os sujeitos envolvidos formam e se formam nos atos educativos cotidianos das experiências pessoal e profissional. O dispositivo utilizado para construção dos dados foi o Design Thinking Com-versação: trata-se de um dispositivo ligado as práticas narrativas, capaz de produzir experiências significativas e formativas, a partir de encontros coletivos e colaborativos. Ancorou-se na Análise Textual Discursiva para análise e interpretação das informações construídas no campo de pesquisa, visando, atribuir significados e sentidos às narrativas dos participantes. Com a investigação concluída, foi possível inferir que as professoras colaboradoras desta pesquisa reconhecem as contribuições teórico-metodológicas dos letramentos críticos em sua formação pessoal e profissional, enquanto professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e compreendem que muitos são os desafios que precisam enfrentar, visando uma práxis da leitura e da escrita com foco no desenvolvimento pessoal e ético dos seus estudantes, considerando suas trajetórias individuais de aprendizado, seus valores, crenças, desejos e cultura.
- ItemNas malhas da leitura: perfil leitor e práticas culturais de leitura de professores e professoras rurais da comunidade de arrodeador - Jaborandi – Bahia(2008) Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Araújo, Jorge de Souza; Souza, Elizeu Clementino deEsta pesquisa, intitulada “Nas malhas da leitura: perfil leitor e práticas culturais de leitura de professores e professoras rurais da comunidade de Arrodeador – Jaborandi- Bahia”, busca traçar o perfil leitor e conhecer as práticas culturais de leitura dos professores e professoras da comunidade de Arrodeador, egressos do Curso Intensivo de Formação Inicial – Rede UNEB 2000, mapeando, a partir das histórias de leitura, suas concepções de leitura, as formas de ler, os usos sociais de leitura, repertórios, marcas e práticas constituídas dentro e fora dos espaços formais e suas implicações na formação leitora e em suas práticas pessoais e profissionais. Nesta perspectiva, tomo como categorias de análise: história da leitura, formação de professores e políticas públicas de leitura, articulando-as aos estudos teóricos de autores como Chartier (1990, 2001, 2004), Burke (1992, 2003, 2005), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Abreu (1999, 2004, 2005, 2006), Zilberman (2001), Moraes (2000, 2001), Lindoso (2004), Ribeiro (2004), Ramalho (2004), dentre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza-se das histórias de vida como método de pesquisa e tem nas narrativas/entrevistas, histórias de leitura e diário de campo as fontes primárias de coleta de dados. Deste modo, esta pesquisa pretende dar visibilidade às práticas culturais de leituras dos professores e professoras rurais da comunidade de Arrodeador, no interior baiano, por meio das narrativas/histórias pessoais de leitura, bem como compreender a influência da formação inicial na constituição leitora desses profissionais da zona rural.