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Navegando por Autor "Lima, Renata Ferreira Pereira"

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    O gênero textual meme na aula de língua portuguesa: atividades de leitura crítica e produção textual para os multiletramentos
    (Universidadade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Lima, Renata Ferreira Pereira; Santos, Adelino Pereira dos; Santos, Fernanda Maria Almeida dos; Pereira, Monalisa dos Reis Aguiar
    As transformações interacionais decorrentes das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) demandaram mudanças no ensino de Língua Portuguesa. À vista disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – (Brasil, 2018) – formulou orientações pedagógicas para que os currículos escolares adotem práticas que favoreçam a consolidação de habilidades cujos eixos de práticas de linguagem contemplem os multiletramentos. Desse modo, esta pesquisa qualitativa, estruturada pelo método científico “análise de conteúdo” (Bardin, 2016), partiu do seguinte problema: “O estudo do meme pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa de forma a promover no estudante o desenvolvimento dos multiletramentos?” Como hipótese, presumi que o estudo do meme, como gênero multissemiótico, poderá aprimorar nos estudantes a capacidade de leitura crítica e de produção de textos que integram diferentes linguagens e circulam nos ambientes digitais, favorecendo, assim, a ampliação de aprendizagens relacionadas à multiculturalidade e ao desenvolvimento de multiletramentos. Para isso, esta pesquisa teve como objetivo geral produzir uma proposta de intervenção, utilizando o meme como gênero textual potencializador para aprimoramento do ensino de Língua Portuguesa, verificando como habilidades de leitura e produção de textos multissemióticos podem ser fomentadas, a fim de se desenvolver os multiletramentos. Como aporte teórico, elegi fundamentações que tratam de letramentos, multiletramentos, multissemiose, cultura digital, linguística textual e textualidade, discutidos por autores como Moura e Rojo (2012; 2019), Rojo (2013), Bakhtin (2016), Chagas (2020), Coscarelli (2019), Ferraz (2019), Leal-Toledo (2021), Marcuschi (2008), Recuero (2009), o grupo de Nova Londres (2021), entre outros. Como proposta desta investigação, foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal de Cairu — BA, tendo como produto final a produção de um meme digital. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho com o gênero meme pode contribuir significativamente para o aprimoramento de habilidades de leitura crítica e de produção textual multissemiótica, promovendo uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e conectada às práticas sociais contemporâneas, para o desenvolvimento de multiletramentos.
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