Navegando por Autor "Lima, Pétala Rocha Guimarães"
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- ItemMinecraft e funções executivas um estudo de série de casos com crianças de faixa etária entre 7 e 9 anos em uma escola municipal de Salvador(2019-08-21) Lima, Pétala Rocha Guimarães; Alves, Lynn Rosalina Gama; Bonfim, Camila Barreto; Carvalho, Chrissie Ferreira de; Sales, Mary Valda SouzaAs funções executivas (FE) possuem papel crucial no aprendizado, autorregulação e sucesso escolar. Estudos evidenciam que a estimulação das FE durante o seu período de maturação exerce efeitos positivos nos indivíduos e são indicadas desde idade precoce. Dentre as intervenções realizadas em escolas estão os programas curriculares, que no contexto nacional contam com validação de diferentes propostas para pré-escolares até o quinto ano. Considerando a necessidade de estimulação e sua intervenção precoce, cresceu o interesse na investigação de diferentes formas de estimulação que aproveitassem a janela maturacional de maneira ótima, emergindo assim os estudos das diferentes categorias de jogos como ambientes que podem favorecer o desenvolvimento destas funções. Além de jogos digitais desenvolvidos com o fim de estimulação de FE, estudos apontam que jogos comerciais também possuem características capazes de auxiliar no desenvolvimento destas funções. Diante deste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar se o mundo aberto Minecraft (MC) contribui para o incremento no desempenho de testes que avaliam as funções de atenção, planejamento, inibição, memória operacional, flexibilidade cognitiva e visuoconstrução de escolares do 2º ano de uma instituição municipal Salvador. Para tanto, foi realizado um estudo de série de casos, em que foram utilizados testes neuropsicológicos antes e depois da intervenção com o MC, com posterior análise qualitativa clínica em que a classificação intra-sujeito foi comparada. Foi possível perceber que o game Minecraft, além do efeito nas relações sociais, se constitui um ambiente rico de possibilidades para estimular as funções executivas de crianças. As funções que tiveram melhora mais significativa no desempenho foram as habilidades visuoconstrutivas, memória de trabalho visuoespacial, flexibilidade cognitiva e inibição. Como primeiro estudo voltado para crianças em contexto nacional, salienta-se a necessidade de mais pesquisas com diferentes delineamentos que abarquem a complexidade de intervenção com um jogo de mundo aberto.