Navegando por Autor "Lima, Maristela Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSou rural, sou gente, tenho identidade: cultura, cotidiano e narrativas de alunos de escola rural(2018-03-22) Lima, Maristela Rocha; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Fábio Josué Souza; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa objetiva analisar dimensões relacionadas ao processo de construção de identidades culturais de alunos rurais, a partir dos sentidos e significados atribuídos às experiências contextuais do lugar onde vivem. A questão que mobiliza o estudo volta-se para a compreensão das maneiras como os alunos do Ensino Fundamental (6° e 7° anos) da Escola Leandro Gonçalves da Silva – povoado de Amorosa, Conceição do Coité, sertão da Bahia – constroem suas identidades culturais, enquanto sujeitos de contextos rurais. Ancorada em pressupostos epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da abordagem (auto) biográfica, tendo como dispositivos da pesquisa a escrita de diários reflexivos, através dos quais os alunos narravam experiências do/sobre o cotidiano e a entrevista narrativa, com o objetivo de compreender dimensões relacionadas as subjetividades. O processo de análise, interpretação e compreensão das narrativas foi realizado em consonância com a perspectiva interpretativa-compreensiva, sistematizada por Souza (2006b), numa perspectiva de leitura em três tempos – tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido. A partir das itinerâncias, desafios e práticas culturais experienciadas cotidianamente pelos alunos colaboradores, a pesquisa evidencia como estes sujeitos pensam o lugar e o modo de vida, assim como os desafios e influências advindas de outros contextos – cidade e a sociedade globalizada – que os possibilitam refletir sobre as escolhas e, consequentemente, o processo de construção das identidades culturais em contexto rural. Reflexões e sínteses conclusivas sobre os modos de ser e viver destes alunos, suas interações cotidianas nas interfaces entre disposições familiar-local-escolar-global proporcionam empoderamento intelectual, pessoal e cultural, a partir de conhecimentos e aprendizagens que os fazem ter orgulho de si, projeções para planejarem e buscarem a realização dos sonhos e desejos de (re)escrita de si e da própria vida, a despeito das condições adversas a que estão submetidos.