Navegando por Autor "Lima, Lauren Oliveira"
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- ItemFotoperformance narrativas imagéticas autobiográficas “de mulheres” em processos formativos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-26) Lima, Lauren Oliveira; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Conrado, Margarete de Souza; Dias, Josemeire Machado; Teixeira, Maurício de CarvalhoO presente estudo se justifica pela relação entre o eu mulher, artista e educadora, o outro e a ciência. O agora e o depois, os silêncios fotografados e o contínuo gesto inconcluso de expressão de vida, mediados pelos movimentos de autoformação. A partir do questionamento: Como podem ser apresentadas as narrativas (auto)biográficas e/ou imagéticas de mulheres em processo formativo? O objetivo central da pesquisa, consiste em apresentar narrativas autobiográficas com questões formativas, a partir do entrelugar de gênero feminino, camufladas em máscaras corporais, com enfoque em suas fotoperformances e em outras leituras audiovisuais. Os ventos da pesquisa sopraram em direção à abordagem metodológica (auto)biográfica e narrativas de histórias de vida de que trouxe na memória imagética desafios compartilhados entre 14 mulheres. O embasamento teórico metodológico desta pesquisa deriva das contribuições de autores, tais como: Josso (2012), Passeggi e Souza (2017), e Pimentel (2017), dentre outros, que exploram abordagens biográficas e autobiográficas no contexto educacional. Além disso, as investigações biográficas (Bueno, 2002) também enriquecem o fundamento teórico. No âmbito da pesquisa colaborativa participante em educação, as perspectivas de Brandão (2003, 2013) e (Najmanovich 2001), agregam profundidade e substância ao arcabouço teórico deste estudo. Como fundamentação teórico conceitual, os seguintes descritores da pesquisa: Fotoperformance digital (Lemos, 2019; Roveré, 2020; Soulages 2010); Processos formativos (Dewey, 2010; Leão, 2011; Barbosa, 1998, 2014, 2019); Curadoria artística/educativa (Diniz e Lage, 2021; Hoff, 2011). Os resultados do estudo apontaram os seguintes aspectos do processo formativo: A fotoperformance emergiu como um ato de criação e resistência, servindo tanto como espelho quanto como janela. Espelho, ao refletir minhas próprias narrativas nas memórias de outras 13 mulheres, o que também permitiu uma formação a partir de suas experiências. Janela, ao oferecer ao mundo exterior uma visão das encruzilhadas autoformativas que se manifestaram ao longo de meu caminho até o momento presente desta pesquisa. A curadoria artística revelou-se um campo de variadas possibilidades, transcendendo a mera escolha, separação e organização de obras para apreciação estética e conhecimento artístico. Neste contexto, a curadoria educativa destacou-se especialmente como um campo voltado a ampliar a participação do público, tornando a arte mais acessível e culturalmente ativa. Como parte dos resultados, foi desenvolvida uma exposição virtual multimídia em realidade virtual, projetada para estimular a relação entre artista e público participante. Esta exposição convida os visitantes a se tornarem coautores da obra, aportando seus repertórios singulares e essenciais para a transformação social por meio da arte contemporânea. Assim, a pesquisa não apenas documenta experiências, mas também cria um espaço dinâmico para a construção conjunta de significados, promovendo uma interação contínua e enriquecedora entre arte e comunidade.
- ItemLivro entre lugares ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade itinerâncias formativas(2022-04-22) Leão, Jose Antonio Carneiro ; Cabral, Jadirlete Lopes; Lima, Lauren OliveiraEntrelugares III faz parte de uma coletânea das produções dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq). Este grupo é vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através dos Programas de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC). São três Volumes, dentre eles o Entrelugares I e II contou com “Ensaios sobre Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade”. Já nesta complementação da trilogia de coletânea geotecana, estamos apresentando, a partir dos ensaios desses dois volumes anteriores, a temática dos registros de nossas intervenções em pesquisa de campo intitulada “Itinerâncias Formativas”, que traz os conceitos basilares da geotecnologia, educação e contemporaneidade, com narrativas entre conceitos e objetivos. As narrativas também ocorrem em uma mesma localidade estudada, nas quais aparecem diferentes formas de ensaios interpretados por seus autores (Artigos, relatos, poiésis), a partir do processo criativo do sensível contemporâneo. As itinerâncias se apresentam neste Volume III na perspectiva de fluxos, trilhas, conexões, impulsos, disparadores ou gatilhos, lançamentos, centelhas, estímulos, fusão, ativação, para além das convenções acadêmicas e sociais que o corpo pode proporcionar em ambientes diversos. Portanto, 1) Identifica no ECOSISTEMA a CURIOSIDADE, como fonte de energia para a COLETA DE DADOS; 2) Sistematiza CANAIS de CONEXÕES aos caminhos possíveis e desafiadores das passagens no tempo; 3) Descreve e aplica o PROTOCOLO AUTENTICADO, como TESSITURA humana compartilhada em vida; 4) Estabelece o HIPOCAMPO como lugar da memória para dialogar com os resíduos existentes que formam os ANÉIS DE ARTEFATOS criados e identificados nos lugares de aprendizado; 5) Configura HOLOGRAMA e INTERFACE como sistemas que se comunicam. Estes aspectos caracterizam os objetivos propostos deste Volume III.