Navegando por Autor "Lima, Laécio Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDos sons às falas o legado dos sambas rurais nos sertões baianos(2022-03-28) Lima, Laécio Almeida; Döring, Katharina; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Souza, Luan Sodré deEsta dissertação apresenta a pesquisa de mestrado Dos Sons às Falas: O legado dos Sambas rurais nos Sertões baianos, realizada pelo educador e músico Laécio Almeida Lima, sob a orientação da professora Drª. Katharina Döring. Meu questionamento inicial partiu das necessidades e potencialidades pedagógico-musicais a partir das musicalidades negras brasileiras, atendendo as seguintes leis: Lei 11.645/2008 – ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira e indígena e Lei 11.769/08, que determina o ensino obrigatório da música no Ensino Básico. O projeto de pesquisa foi se transformando para um estudo de uma parte dos sambas rurais na Bahia, na região do Piemonte da Chapada Diamantina, indagando a presença, tradição e memória oral das musicalidades negras e caboclas nas zonas rurais da Bahia, pouco tematizadas enquanto musicalidades negras. Os procedimentos metodológicos perpassam a pesquisa bibliográfica e a pesquisa qualitativa de campo, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação com entrevistas presenciais e virtuais e com apreciação de centenas de arquivos de áudios, vídeos, imagens e textos, contendo obras e performances de grupos apresentando sambas com chulas, batuques, reisados, bumba-meu-boi entre outras tradições cênico-poético-musicais produzidos e compartilhados por sambadores da região centro-norte da Bahia, do Semiárido, da Caatinga e dos Sertões. Apesar das limitações impostas pela pandemia do COVID-19, para obtenção, arquivamento e interpretação dos dados, consegui aprofundar a observação participativa, a entrevista semiestruturada, a análise documental e de conteúdo. Muitos autores dos campos interdisciplinares dos estudos culturais, históricos e musicais, além de diversas pesquisas no âmbito da cultura popular e sua relevância para a construção das identidades, construções simbólicas, histórico-sociais e práticas pedagógicas, contribuíram para a construção da pesquisa e do texto final, que pode servir para reelaboração de propostas pedagógicas e projetos políticos-pedagógicos de várias regiões, principalmente nas rurais, visando a implementação das Leis 11.645/08 e 11.769/08