Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, José Romildo Pereira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Políticas públicas para a educação do campo no município de Santa Luz - Bahia no período 1997-2017
    (2020-12-12) Lima, José Romildo Pereira; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Eugenio, Benedito Gonçalves; Trindade, Domingos Rodrigues da; Castro, Selma Barros Daltro de
    A presente pesquisa tem o propósito de compreender as Políticas Públicas para a Educação do Campo no município de Santa Luz – Bahia no período 1997-2017. Nesse sentido, ancoramo-nos na seguinte indagação: de que forma o sistema municipal de educação de Santa Luz, Bahia tem contribuído no desenvolvimento e fortalecimento da Educação do Campo no decorrer dessas duas décadas (1997 a 2017)? A investigação foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas, com abordagem qualitativa. As reflexões fundamentam-se teoricamente nos estudos sobre a Educação do Campo e seus percursos históricos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Arroyo (2012), Caldart (1997), na categoria de Política Pública nos fundamentamos em Azevedo (1997), Friedman (1984), Jobert e Muller (1987), Mészarós (2005), Peroni (2003) e Scheibe (2002) nas discussões de trabalho pedagógico contamos com Ferreira (2015), discutindo conjuntura nos ancoramos em Fernandes, Cerioli, Caldart, (2009), Ferreira (2015) e Molina & Sá (2012). Como proposta de intervenção, realizouse a promoção de um curso de formação para os conselheiros municipais de educação, por via de um debate coletivo embasado teoricamente na Educação do Campo como concepção e não como programa de educação. Portanto, repensando a educação ofertada para o campo a partir da escuta dos sujeitos que dela fazem parte. Os resultados dessa investigação nos revelaram a ausência de Políticas Públicas municipais que contemplassem a Educação do Campo enquanto perspectiva emancipadora do homem e da mulher do campo. Desencadeando então, como desdobramento dessa pesquisa uma carta recomendação para o CME abarcando orientações a serem desenvolvidas a partir de sessões reflexivas para dialogar e refletir coletivamente e assegurar aos povos do campo uma educação contextualizada e emancipatória.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais