Navegando por Autor "Lima, José Raimundo Oliveira"
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- ItemBocapiu, Esteira e Gibão: os processos educativos construídos nas resistências de sujeitos-trabalhadores(as) na feira livre do Centro de Feira de Santana (BA)(2022-11-30) Costa, Sara Soares; Silva, Francisca de Paula Santos da; Teles, Alessandra Oliveira Teles; Oliveira, Edna Castro de Oliveira; Lima, José Raimundo Oliveira; Procopiuck, Mario; Drummond, Washington Luís Lima; Nunes, Eduardo José FernandesO cenário desta pesquisa é o município de Feira de Santana, na Bahia, que surge, segundo o imaginário popular, a partir de uma feira livre e de gado. A feira livre foi marcada por momentos de apogeu, glória e resistências, passando por um declínio fundamentado nos ideais Desenvolvimentistas e de Colonialidade. Atualmente, as resistências opõem-se ao Executivo Municipal e seu projeto unilateral e excludente de requalificação do Centro daquela cidade. Neste contexto, o objeto de pesquisa fixa-se nos processos educativos produzidos por trabalhadoras e trabalhadores que lutam contra as exclusões em favor da permanência de uma prática social ancestral. Destas resistências, emerge a pergunta central desta pesquisa: quais processos educativos podem ser produzidos por sujeitos-trabalhadores, em seus movimentos de resistência para permanecerem na feira livre do Centro de Feira de Santana? Tendo essa pergunta como direção, o objetivo principal traçado foi investigar os processos educativos produzidos por trabalhadores e trabalhadoras em suas resistências para permanecerem no Centro de Feira de Santana, com vistas a construir propostas colaborativas que fortaleçam estes movimentos. Para tanto, o percurso metodológico adotado fundamenta-se em propostas que permitem a participação efetiva dos atores sociais, tais como a pesquisa-ação e outras abordagens participativas, numa busca por conhecer e transformar a realidade. Inscrita numa abordagem qualitativa de pesquisa, esta pesquisa utilizou-se de coletas das informações que aconteceram mediante entrevistas, questionários, conversas, anotações de campo, que foram coletadas durante a participação orgânica no lócus da pesquisa, além de contar com a pesquisa documental e bibliográfica. Os fundamentos teóricos deste trabalho estão ancorados na Educação Popular e na Resistência, enquanto busca por direitos, tendo os estudos de Paulo Freire como eixo central para imersão numa educação experimentada fora dos muros da escola, permeada de cultura popular e de processos que podem colaborar para formação de cidadãos emancipados, autônomos e críticos, capazes de empreender esforços para dizerem a sua própria palavra, assumindo uma Comunicação Popular, constituída a partir dos sujeitos em situação de exclusão e em luta por seus direitos. Os resultados apontam a existência de movimentos de resistência efetivada por trabalhadores e trabalhadoras em luta para permanecerem num determinado lócus, a área central de uma cidade, trazendo de forma subjacente, a manutenção de parte da história, cultura, identidade e memória deste município, evidenciando a luta e organização de feirantes, ambulantes, camelôs e apoiadores(as) contra a exclusão. Assim, a conclusão indica que os movimentos de resistência investigados se configuram como processos educativos que contêm outros processos igualmente educativos, constituídos a partir da luta por direitos, contribuindo para pensar as opressões impostas àquelas pessoas, marcadas por estruturas de racismo, exclusão e desigualdades. Além disso, a pesquisa evidencia processos educativos voltados para o protagonismo feminino negro; a organização de trabalhadores(as) de diversas categorias em solidariedade e ação conjunta; a conscientização; a politização; a produção e a difusão de conteúdos construídos pelos excluídos, no exercício do direito (re)conquistado de dizerem as suas próprias palavras, percepções da realidade e versões dos fatos; e a apresentação de valores e saberes significativos para os movimentos de resistência, seus sujeitos e para sociedade em geral.
- ItemConselhos de Classe e a gestão da prática docente em cursos técnicos no IFBA: Um diagnóstico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Costa, Wandson Passos; Conceição , Sergio Henrique da; Lima, José Raimundo Oliveira; Barbosa, CesarEste relatório técnico tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa acerca da construção e do registro de informações sobre a prática docente a partir das avaliações tecidas nos Conselhos de Classe do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, a partir da qual foi elaborado este diagnóstico sobre a gestão da prática docente desenvolvida nesses espaços. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: levantar e analisar informações sobre a constituição e funcionamento dos Conselhos de Classe nos campi pesquisados; E categorizar e analisar o conteúdo das atas dos Conselhos de Classe disponibilizadas para pesquisa com foco na atuação docente nos Conselhos de Classe. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória, com delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, proposta de análise formatada segundo o método da Análise de Emergência de Conceito. O objeto de pesquisa encontra-se nos registros de avaliação de aprendizagem dos Conselhos de Classe, com foco na atuação docente, voltada exclusivamente aos conselhos de, pelo menos, um dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio com oferta no maior número de campi no instituto, limitado aos anos letivos de 2018 a 2022. Fundamenta-se teoricamente em uma revisão bibliográfica sobre o Conselho de Classe, realizada com o intuito de evidenciar como este instrumento e seus impactos na trajetória acadêmica de estudantes têm sido retratados na literatura científica nacional nas últimas duas décadas, e nos conceitos estruturantes de gestão pedagógica da oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de trabalho como princípio pedagógico e sua relação com a prática docente no Conselho de Classe, e da relação entre saberes docentes e espaços coletivos de avaliação da aprendizagem. Conclui-se que os registros resultantes das supracitadas reuniões não apontam o cumprimento das competências, relacionadas à gestão do trabalho docente, atribuídas ao Conselho de Classe. Conclui-se ainda que a perspectiva de trabalho presente nos documentos institucionais não é a mesma que se consolida nas práticas avaliativas realizadas nos Conselhos de Classe, pois estes estão restritos a avaliar desempenho dos estudantes e não refletem acerca do processo pedagógico. Conclui-se também que as fragilidades observadas na construção das atas podem ser resultado da sobrecarga de trabalho atribuída à presidência d as reuniões durante os Conselhos de Classe, bem como ao não direcionamento institucional do formato e da composição das atas. A solução proposta inclui, principalmente, a adoção de ferramentas tecnológicas de apoio ao registro e documentação das reuniões do Conselho de Classe, a revisão das funções ocupadas pelos conselheiros nas reuniões, a formatação institucional das atas e o investimento em formação de pessoal para atuação nesses espaços.
- ItemA economia popular e solidária como estratégia para o desenvolvimento local solidário(2014-09-30) Lima, José Raimundo Oliveira; Silva, Ronalda Barreto; Carvalho, Sonia Marise Salles; Nunes, Christiane Girard Ferreira; Velloso, Tatiana Ribeiro; Nunes, Eduardo José Fernandes; Silva, José Humberto daEsta tese tem como objetivo analisar os elementos que contribuem para que a Economia Popular e Solidária seja uma estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário. Para tanto, visa a identificar os elementos que contribuem para que essa Economia se constitua em tal estratégia, assinalando quais os agentes ou iniciativas possibilitam este cenário e de que maneira o Programa Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) torna possível articular saberes e conhecimentos diversos à referida Economia. Além disso, examina de que maneira o Programa, enquanto universidade em diálogo com a comunidade, se posiciona como agente que contribui para possibilitar a mencionada forma de Desenvolvimento em Feira de SantanaBa. A Economia Popular e Solidária no Brasil tem-se mostrado capaz de abrigar tanto os trabalhadores alijados do processo produtivo mercadológico do modo de produção capitalista como aqueles que, por opção, preferem um movimento de reprodução da vida que satisfaça as necessidades fundamentais dos sujeitos, sem, contudo, fazer com que aspectos da racionalidade econômica tradicional – especialmente o lucro, a competitividade, o individualismo e o utilitarismo – sejam a dimensão dominante da vida do trabalhador. Assim, nesta pesquisa, articula-se de forma orgânica a Economia Popular e Solidária a um processo de desenvolvimento contra-hegemônico que tem se mostrado, através de iniciativas ou agentes de desenvolvimento, serem elementos fundamentais para o Desenvolvimento Local Solidário. O percurso metodológico aborda, inicialmente, uma discussão geral sobre os aspectos teóricos da economia tradicional e desenvolvimento econômico, analisando conceitos e categorias específicas relacionadas a este tema. Teoriza-se numa síntese ao encontro de conhecimentos-base de desdobramentos que abrangem a educação, o trabalho e os conflitos de classes. A abordagem metodológica, surge na medida em que se estabelecem os antagonismos e os contraditórios presentes nos diálogos, nos aspectos da historicidade, bem como na totalidade da unidade analítica para a síntese teórica que permeia a articulação e a sistematização dos conhecimentos pertinentes ao objeto de estudo, entrelaçando as pesquisas bibliográfica, documental e entrevistas, observando o período de 2008 a 2012. A indagação que permeia o processo de estudo consiste em querer saber de que maneira a Economia Popular e Solidária, constitui-se em uma estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário no município de Feira de Santana-Ba? Como resultado das discussões encontra-se subsídios que permite afirmar que esta Economia se constitui numa estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário, através de vários agentes, destacando as Incubadoras Universitárias, consideradas por seus pares, no processo de incubação como capaz de articular saberes e conhecimentos diversos e locais e, em especial, universidade, políticas públicas, ciência e tecnologia social articulados com e em benefício dos setores populares.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária no quilombo Cabula: formação para o mundo do trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Alves, Katiane; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Lima, José Raimundo Oliveira; Alexandre, Lilian Maria de Mesquita; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Ribeiro, Josete Bispo; Nunes, Eduardo José FernandesEsta pesquisa trata da construção de conhecimento acerca da educação para o Turismo de Base Comunitária (TBC), na localidade do Quilombo Cabula, para a formação de jovens e adultos dos ensinos médio e superior para o mundo do trabalho, numa perspectiva da economia solidária em diálogo com a ecossocioeconomia e economia dos setores populares.Houve como questão principal o problema de pesquisa: “Que educação para o turismo de base comunitária favorece a inserção de jovens e adultos do Quilombo Cabula no mundo do trabalho?”. Nesse sentido, o objetivo geral traçado foi construir e aplicar uma proposta de educação para o turismo de base comunitária visando à inserção de jovens e adultos, residentes do Quilombo Cabula, no mundo do trabalho. Para tal, definiu-se como objetivos específicos: a] Conhecer o contexto do Quilombo Cabula; b] Descrever princípios da economia solidária, da ecossocioeconomia, do trabalho e da educação popular a serem aplicados ao Turismo de Base Comunitária; c] Caracterizar o Turismo de Base Comunitária no Quilombo Cabula; d] Desenvolver modelagem de uma educação para o Turismo de Base Comunitária; e, por fim, e] Analisar o processo de aplicação da educação para o turismo de base comunitária e sua legitimidade para os jovens e adultos do Quilombo Cabula. Para aplicação, enquanto proposta educacional para o turismo de base comunitária para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, utiliza-se a Pesquisa-Aplicação ou Design-Based Research (DBR), desenvolvida e apropriada para pesquisa aplicada, pois favorece a contribuição coletiva de sujeitos e tem como etapas de investigação a aplicação e refinamento de uma solução, eminentemente, prática. A metodologia contou, também, com a pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como referenciais teóricos: Martins (2017), Matta (2013), Souza (2018), Fernandes (2006) e Nicolin (2016), relacionados ao contexto do Quilombo Cabula. Em Maldonado (2009), Irving (2009) e Silva (2014) para fundamentarem o Turismo de Base Comunitária. Buscou-se aporte em Brandão (1985, 1986, 2006) acerca da Educação Popular; Paulo Freire (1987, 2004, 2009) e outras referências sobre a concepção dialógica. Medeiros (2011), para tratar de empreendimentos solidários e cooperativismo; Singer (2002), Economia Solidária; Sampaio (2008, 2019), sobre a Ecossocioeconomia; Kraychete (2020), para diálogo com a Economia dos Setores Populares. Castells (2010), Harvey (2016), Marx (1970) e Santos (2013), sobre a concepção do Mundo do Trabalho. Apresentaram-se aspectos da contemporaneidade, objetivando verificar as demandas sociais de jovens moradores da localidade para elaboração da proposta de formação. Os resultados, tais como: a realização de um roteiro; os plantões do coletivo na gestão do BazArte, criado para angariar recursos para a operadora e Coletivo Cultarte; as reuniões para planejamento de ações da Operadora de Receptivo AQC (Antigo Quilombo Cabula) revelam que as rodas de conversas, com base no contexto do Quilombo Cabula, na economia solidária, na educação popular e na dialógica freiriana, bem como nos princípios do Turismo de Base Comunitária, atendem à demanda de uma educação para o Turismo de Base Comunitária no território de quilombo, respeitando as especificidades do processo educativo naquele contexto. Sendo possível afirmar que a educação para o Turismo de Base Comunitária, contextualizada, com base na educação popular, economia solidária, aplicada por meio das rodas de conversas, favorece a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho.
- ItemÍndice de Desempenho da Educação Básica Municipal da Bahia – Idem - Ba: Uma Análise Multidimensional no Período 2010–2015(2017-09-01) Peixinho, Poliana Sampaio de Almeida; Barbosa, César; Fialho, Nádia Hage; Santos, Maria Cristina Elyote Marques; Lima, José Raimundo OliveiraTal estudo vem no bojo de uma discussão que se acirrou ao longo do processo de “descentralização” de recursos dentro do federalismo fiscal brasileiro. A de que, embora tenha havido, por um lado, uma maior partilha de recursos, há por outro, um rol de exigências quanto ao cumprimento de novas responsabilidades, sendo as alocações mínimas das receitas dos recursos municipais, neste caso, na área da educação como uma das prioridades (BRASIL, 1988, 1996c). Neste contexto, os municípios que também compõem a sistema federativo, passaram a ter que gerir suas ações com vistas a alcançar um reforço em sua eficiência, apesar de algumas limitações históricas, políticas e fiscais que tendem a interferir nesse processo. Desta forma, sendo tal obrigatoriedade definida em lei e constatando-se que alguns municípios da Bahia estariam descumprindo tais obrigações legais, buscou-se analisar como se deu o desempenho da educação básica municipal, dentro de um olhar multidimensional - IDEM-BA.Na dimensão legal, observou-se o cumprimento dos parâmetros mínimos obrigatórios na MDE, na dimensão atendimento aferiu-se a capacidade de oferta e demanda, e a dimensão qualidade medida através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada unidade municipal da Bahia. De uma forma geral a pesquisa se justifica pela ocorrência de que independente da condição financeira fiscal do município, há variações e até descumprimento dos aportes mínimos exigidos, o que acaba interferindo nos resultados da sua oferta educacional. Desta forma a pesquisa visa aferir através do IDEM –BA, como se deu o desempenho educação básica municipal da Bahia, no período de 2010 a 2015, refletindo como esse fenômeno pode interferir no processo de desenvolvimento socioeconômico do estado e do Brasil, dentro do processo de finaciamento da educação básica como um todo. Palavras-chave: Federalismo fiscal. Aplicação mínima. Educação básica municipal. Financiamento. Qualidade.